quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Recordar é Viver: "Rosarinho, um garcense fazendo história na SS"








Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Será realizada nesta quinta-feira (30) na cidade de São Paulo, a 91ª Corrida Internacional de São Silvestre, uma das mais tradicionais de todo o mundo. A largada está marcada para as 9 horas e deverão participar, no máximo, 30 mil atletas de todas as partes do mundo. Dentre este corredores um merece registro especial: o garcense João Rosário, o “Rosarinho” (foto), nascido na Fazenda São Mariano, que com seus 88 anos, espera completar a prova em torno de duas horas. Com certeza está entre os mais antigos a participar da SS.

O percurso será de 15 quilômetros pelas ruas centrais da capital paulistana, com largada e chegada na Avenida Paulista. O atleta vencedor (masculino ou feminino) além de troféu, receberá a importância de R$ 80.000,00 reais. A primeira edição foi realizada no dia 31 de dezembro de 1.925, com largada às 23h40, contando com 146 atletas, dos quais somente 60 cruzaram a linha de chegada. O percurso foi de 6,2 quilômetros. O primeiro campeão foi Alfredo Gomes. A partir do ano de 1945, a São Silvestre passou a ter atletas do exterior.

No ano de 1989 a prova começou a ser disputada durante o dia, com largada às 17 horas. Ao longo dos anos muitos atletas deixaram seu nome registrado na charmosa corrida: o africano Paul Tergat, o mexicano  Arturo Barrios,  o equatoriano Rolando Vera, o queniano Simon Chemwoyo, o português Carlos Lopes, além dos brasileiros José João da Silva, Ronaldo da Costa, Émerson Iser Bem, Marilson Gomes dos Santos e Frank Caldeira, etc. Entre as mulheres, o destaque vai para a português Rosa Mota, vencedora em seis edições.

ROSARINHO: O atleta garcense vai participar da São Silvestre pela vigésima vez. A primeira foi no ano de 1.953, quando teve a oportunidade de correr ao lado do lendário theco Emil Zatopek, a “Locomotiva Humana”, considerado por muitos, o melhor da história. Nas Olimpíadas de Helsinque (Finlândia), no ano de 1.952, foi campeão nos 5.000 metros, 10.000 metros e da Maratona. Nessa São Silvestre Rosarinho chegou em 356º lugar. A viagem de carro para São Paulo foi uma verdadeira aventura, juntamente com os amigos José Evangelista da Silva, Alcides Costa, Zeca Manchini e o motorista Manezinho. No ano passado homenageou o ídolo Zatopek (foto).

Depois deu um tempo, retornando na corrida de 1.995, quando já estava com 67 anos de idade. E apresentando um currículo invejável na sua interminável carreira: 38 maratonas completadas, e uma super de 50 km. Conquistou 78 troféus e 202 medalhas conquistadas. No ano de 2.001 disputou  5 maratonas, um recorde não recomendável por especialistas da área. Atualmente reside na cidade de Osasco, onde é o coordenador da Equipe “Vovocops”, fundada no ano de 2.000. Rosarinho também está inscrito e espera transportar a tocha olímpica no próximo ano, quando da sua passagem por São Paulo.

Recordando os tempos de Garça, Rosarinho foi um grande jogador de nossa várzea, era atacante e gostava de jogar pelo lado esquerdo. Dentre os principais times jogou no Clube Atlético Brasil, Garça Esporte Clube, Associação Atlética Bandeirantes e Nissey Clube, clubes que defendeu entre as décadas de 40 até 60, quando mudou da “Sentinela do Planalto”. Hoje recordamos sua passagem pelo Garça Esporte Clube, que entrou em campo no dia 16 de outubro de 1.949, no antigo Campo de Vila Williams. Naquela oportunidade recebeu a visita do Centro Acadêmico “XI de Agosto de São Paulo (Academia de Direito)” e venceu por 2 a 1, gols de Carlito e Renatinho. Em pé da esquerda para direita: Péricles Lopes (dirigente), Dias, Pedro, Quinho Boareto, Alcides Nicocheli, Mário, Ernesto Bertoluci, Nízio, Rosarinho, Bororó e Augusto Andreta "Alemão" (dirigente); agachados: Renatinho, Jairo, Geraldo “Caracu” Zancopé, Carlito, Lanço e Zeca Garcia.