sábado, 28 de janeiro de 2017

Recordar é Viver: "Xuxa, um ala campeão"












Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Tem jogador que merece alcançar o sucesso na carreira dentro do esporte. Sem sombras de dúvidas merece ocupar um lugar de destaque no mundo da bola. Este é o caso do Luiz Fernando Coelho Saydel, o conhecido “Xuxa”, jogador de futsal integrante da Seleção Brasileira da modalidade (foto).
De férias em nossa cidade, Xuxa procura aliar as duas coisas que gosta de fazer: praticar o futsal e solidariedade.

O ala que atualmente defende JEC/Krona, da cidade catarinense de Joinvile, participou nesta semana de dois eventos, cuja arrecadação foi para o goleiro Walter Pantaleão, o Waltinho, que se recupera de contusão sofrida no ano passado quando defendia o São Lucas, no campeonato de futebol suíço. Apesar da gravidade, o Waltinho vem demonstrando otimismo e muita fé na recuperação. 

Na noite de terça-feira, o Xuxa disputou as cobranças de pênaltis e dentre os 32 participantes, terminou na oitava posição. Demonstrando muita simpatia atendeu a todos, principalmente para fotos e selfies. De quebra ainda brindou o Waltinho com uma camisa oficial da Seleção Brasileira (na foto ao lado do Luquinha). Na quarta-feira, no campo do Banco do Brasil, esteve no jogo AABB 4 x 5 Amigos do Xuxa. Jamais esquece dos amigos que fez durante sua passagem no futsal da  RCG/Garça. Nestes encontros também fez questão de presentear o corintiano João Rodrigo Santana Gomes, o “Xôxo”, com uma camisa autografada da seleção (foto).

Nos dois eventos foram arrecadados fundos para custear as despesas do tratamento do Waltinho. Na impossibilidade de ir na AABB, o goleiro do São Lucas foi representando pelo cunhado Clodoaldo, que na foto aparece ao lado do Luiz Marcelo Varonelli, diretor de esportes do clube.

Curiosidades: o apelido Xuxa vem desde a sua infância. Desde os 7 anos, quando começou a jogar em Sorocaba. Época que era bem loirinho, e o corte de cabelo de “franjinha”, parecido com o da apresentadora Xuxa Meneghel. O ala jogou no Wimpro/SP, AA Caldense, Botucatuense, Pinseque (Espanha), RCG/Garça, MFK Tyumen e PMFK Sibiryak (Rússia), Brasil/Kirin (Sorocaba). Em 2.015 foi eleito o melhor ala-direto da Liga Nacional. No ano passado foi campeão das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, realizada no Paraguai. Já na Copa do Mundo, disputada na Colômbia, a seleção brasileira foi eliminada nas oitavas de final. Mesmo assim é a recordista: pentacampeã mundial. 

No Brasil, o futsal é considerado a modalidade esportiva com maior número de praticamente, com aproximadamente 11 milhões de adeptos. A grande maiorias destes praticamente são crianças e adolescentes, principalmente do sexo masculino. Segundo da FIFA, existem atualmente quase 2 milhões de atletas de futsal (1,7 milhão de homens e 175 mil mulheres) registrados oficialmente e participantes regulares de competições em todo o mundo.  
                    

AS EDIÇÕES: Num levantamento do corintiano Enéas Filho, organizador dos penaltis a primeira competição foi realizada no dia 11 de março de 2.014, no campo de “pelada” do Garça Tênis Clube. A seguir a relação de todos os campeões e vice: O primeiro campeão foi Ricardo Ozório, vice: Pedro Rodella; 2º campeonato: campeão: Ricardo Ozório, vice: Diego Vieira; 3º campeonato: campeão: Pastor Eduardo, vice: Kaio Enrique; 4º campeonato: campeão: Pastor Eduardo, vice: Anderson Alves; 5º campeonato: campeão: Ricardo Kruzick, vice: Edinho Gilmar; 6º campeonato: campeão: Fernando Martins/Grogelo, vice: Binho; 7º campeonato: campeão: Leonardo, vice: Marquinhos. Esta edição reuniu somente os associados do GTC.