sábado, 30 de dezembro de 2017

Recordar é Viver: "O primeiro jogo do Estádio Municipal Frederico Platzeck"












Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Como é do conhecimento de todos,  o Estádio Municipal “Frederico Platzeck” foi inaugurado oficialmente no dia 04 de outubro de 1.966, por ocasião do aniversário de Garça, então comemorado naquela data (hoje é 5 de maio). O jogo inaugural foi entre uma Seleção Garcense x Scratch da Rádio Bandeirantes, sob o comando da radialista Fiori Giglioti. O time visitante saiu vitorioso pelo placar de 4 a 3. Coube ao meia atacante Irineu de Araújo Palmeira, da seleção garcense, inaugurar o marcador no novo campo.

Entretanto nesta semana, alguns torcedores nos questionaram que anteriormente já tinha ocorrido alguns jogos no “Platzeck”, mesmo antes de sua inauguração, inclusive do Garça FC.

Pois bem, não nos restou alternativa, senão pesquisar nos acervos do Jornal Comarca de Garça para desvendar o “mistério”. E também confirmar que os torcedores que nos perguntaram do fato, estavam absolutamente certos.

O primeiro jogo realizado no Estádio Municipal “Frederico Platzeck” foi no dia 05 de junho de 1.966, entre Garça x Gália, confronto válido pelo Campeonato da Terceira Divisão do Futebol Paulista – Grupo 9. O Jornal Comarca assim destacou na sua manchete principal:  “Portões do novo estádio abrem-se hoje pela 1ª vez, oficialmente”.

O placar final apontou Garça 2 x 2 Gália. E quem marcou o primeiro gol: foi o centroavante Luiz Helder Bosquê, o “Alemão” autor desta façanha. O outro gol foi do Rodela. Os gols do time visitante não conseguimos apurar.

O Garça FC jogou com Sérgio Zancopé; Agamenon, Jacó, Goiano e Nelson Semensato; Rui Pinheiro e Manoel; Luiz Rodela, Alemão, Chita e Lúcio – Técnico: João Truzzi. O Gália EC foi de Tico Venuto; Cassiano, Carlos, Xisto e Guerrito; Paulinho e Volnei; Mineiro, Tentor, Jair Montemor e Edson.

A arbitragem esteve a cargo de Divino Aparecido do Vale, da FPF, auxiliado por Eduardo Bertone (de Gália) e Walter Bosquê Garcia (de Garça). A renda alcançou a casa dos 693 mil e 400 cruzeiros, considerada muito boa na época. Na preliminar o quadro amador do Garça goleou espetacularmente a equipe de  Paulópolis, pelo placar de 4 a 0.

O Grupo 9 da terceira divisão tinha as seguintes agremiações: Garça, Vera Cruz, Municipal (também de Vera Cruz), Resegue (Bariri), Lençoense (Lençóis Paulista), Duartina, Usina Paredão (Oriente) e Gália.

Recordamos uma das formações do Garça FC, do ano de 1.966, posando no novo tapete do “Platzeck”. Em pé da esquerda para direita: João Truzzi (treinador), Lourival, Silvio "Goiano" Peres, Jacó, Serginho Zancopé, Roberto, Nelson Semensato, Toninho Marques (presidente) e Navarro (dirigente); agachados: Agamenon, Daniel Berno, Adauto, Luiz Helder Bosquê "Alemão", Chita, Haroldo e Arthur Chekerdemian (árbitro). Para a posteridade os jogadores Nelsinho Semensato e Alemão também posaram juntos no primeiro jogo do “Platzeck”.

Na outra foto, veja como está o Luiz Helder Bosque, o Alemão, centroavante goleador, autor do primeiro gol do Garça FC. no novo campo. Alemão está a esquerda ao lado do goleiro Turcão. Segundo noticiou a Comarca: “o destaque do jogo foi o arqueiro garcense Tico Venuto, que jogando pelo Gália, fez monumentais defesas, e no final praticou uma estupenda intervenção, num tiro potente do zagueiro Goiano na cobrança de falta de fora da grande área. Veja na foto, Tico Venuto entregando o troféu de goleiro menos vazado do campeonato amador, ao atleta Waltinho, do São Lucas, em evento ocorrido no ano de 2.009, no Teatro Municipal.

CURIOSIDADE: As madeiras para a construção das traves do gol foram compradas na cidade de Lucélia/SP, ao preço de 215 mil cruzeiros e bancadas pela Prefeitura Municipal. A confecção das traves foi na forma roliça, uma grande novidade, até porque na época as traves eram feitas de madeiras quadradas, e pregadas no ângulo superior.

Um feliz e vitorioso ano de 2.018