terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Jornal Comarca de Garça: fecham-se as cortinas e termina o espetáculo









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Diz um ditado popular: “que um atleta profissional, morre duas vezes. A primeira quando encerra a carreira esportiva”. Pois bem, é assim que estamos sentindo ao escrever esta última coluna de reminiscências esportivas no Jornal Comarca de Garça. Apesar de não ser um jornalista, apenas um colaborador voluntário há quase 25 anos, estamos sentindo como um atleta profissional que acaba de “pendurar as chuteiras”. Fica a sensação da derrota no último minuto na decisão de um importante campeonato, e ainda por cima com um gol contra.

Lamentavelmente, a última edição está saindo nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Justamente no dia do meu aniversário. Que presente de grego ganhamos. A imprensa escrita, principalmente nas cidades interioranas, está enfrentando muitas dificuldades para se manter em atividades. Fazer um jornal diário, que atenda os anseios dos leitores, está muito difícil. Em Garça não poderia ser diferente. A rapidez da internet chegou para revolucionar o nosso mundo.  Sinal dos tempos. Com isto o Jornal Comarca de Garça, cuja primeira edição foi publicada no dia 13 de maio de 1.935, sai de campo hoje para entrar na história do jornalismo garcense, com a certeza da missão cumprida.

A COLUNA: O primeiro “Recordar é Viver” foi publicado no dia 24/10/1.993 e contando até hoje, durou exatamente 24 anos, 4 meses e 3 dias. Ao longo deste período escrevemos 1.270 colunas ininterruptas, sempre nas edições de sábados, em consonância com o “Túnel do Tempo”. Neste número também foram inseridas mais 6 colunas nas edições especiais e aniversário da cidade. Temos que ressaltar que jamais repetimos uma coluna. Em diversas oportunidades aproveitamos a mesma foto, entretanto para um assunto diferente. 

O mais gostoso sempre era ser contatado pelos leitores, seja pela net, e-mails ou telefonemas, muitos agradecendo, elogiando/criticando e também nos corrigindo. Com certeza, estes recados foram o nosso principal combustível para continuar escrevendo e resgatando a memória do esporte garcense. Procuramos mostrar sempre com fotos como tudo foi num passado distante, a história dos grandes times e jogadores que marcaram uma geração, uma época. 

Gostaria de agradecer imensamente aos leitores que nos prestigiaram. Assim como como a todos os funcionários que passaram pelo jornal ao longo destes anos. Mais uma deferência em especial. Ao meu amigo, irmão de fé camarada, o sócio/proprietário Antonio Augusto Avila Castro, o corintiano “Tonhô” (foto), pela confiança e total liberdade em nós depositada. Muito obrigado pelos ensinamentos ao mestre Tonhô, uma verdadeira enciclopédia de nosso jornalismo. Hoje o nosso “jogo” no Jornal Comarca de Garça chega ao fim, o árbitro deu o apito final. Para ilustrar a coluna e já com uma ponta de saudade, recordamos dois prédios onde funcionou o jornal: no início na Praça Rui Barbosa e o atual na Praça Pedro de Toledo.

Como diria o narrador Fiori Giglioti, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, o eterno locutor da torcida brasileira. “Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo. Quem ganhou, ganhou, quem não ganhou não ganha mais”. Olha, até agora não sei quem ganhou este jogo. Mas para mim a cidade de Garça sofre uma dura derrota. E perde muito da sua história!