sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Recordar é Viver: "Chicão, de zagueiro a churrasqueiro"












Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Nos anos 70 ele foi um bom zagueiro da Jafense. Atualmente é um grande churrasqueiro. Estamos falando do Francisco Ferreira, que fez história dentro e fora dos gramados.

O Chicão começou a jogar bola na Esportiva Jafense. Era o típico beque central de antigamente, jogava parado lá trás e sua missão era limpar a área. Um “xerifão” que impunha respeito. Formou umas das melhores zagas, que tinha o goleiro Ramon e o quarto zagueiro Tonhão, juntamente com o seu irmão Maloca, na lateral esquerda. Na época a Jafense disputava o Campeonato Amador garcense e era um páreo duro para os adversários, principalmente quando o jogo era no campo do distrital “Rafael Paes de Barros”.

No final dos anos 70, o Chicão jogou no time da Guarda Municipal, tendo grandes apresentações. Ficou famoso a ponto de fazer dois amistosos pelo Garça FC., na época do presidente Marcelo da Costa Val. Segundo ele “foram dois jogos marcantes, que recorda até hoje com orgulho, pelo fato de um dia ter vestido a jaqueta 3 do “Azulão”.

Veja o time do Guarda Municipal, da temporada de 1.973, participando da Taça Lions. Em pé da esquerda para direita: Roberto Carlos, Macalé, Chicão, Airton, Jurandir e Maloca; agachados: Claudinho Amorim, Auromir, Romildo, José Lourenço e Rocha.

Depois o Chicão disputou o futebol suíço, participando de dois campeonatos, um pelo Salão Líder e outro pelo Cometa Halley. Ainda fez alguns amistosos pela Eletrônica. Com uma contusão no joelho teve que parar com a bola.

Até que recebeu o convite para ser árbitro e teve outra carreira marcante. Apitou jogos no amador e também na região por cerca de 20 anos. Integrou o pelotão de elite da nossa arbitragem, ao lado do Valter Palmital, Moisés Rodrigues Santana, Paulo Beibe, Sérgio de Stefani Arthur Chekerdemian, Ranulfo José da Silva, Chola, Jomar “Português”, Tio Antenor, João Luiz Zancopé, dentre outros.

Veja o trio de arbitragem em ação no “Platzeck”, que ainda não tinha as arquibancadas descobertas. Da esquerda para direita; Geraldo Alves dos Santos (representante), Moisés, Chicão e Valter Palmital.
Agora o corintiano Chicão vem fazendo história como um grande churrasqueiro, animando festas de amigos e convidados. Ainda no último domingo, estivemos participando do já tradicional “3º Encontro dos Radialistas de Garça”, na Chácara do Tadeu Julião, e o Chicão “pilotou” a churrasqueira com aquela maestria, agradando a todos. 

Na hora dos agradecimentos, até mesmo a vereadora e palmeirense Patrícia Marangão elogiou o desempenho do Chicão, “que serviu a todos um excelente almoço, de dar água na bola. Parabéns”. Veja nos flagrantes, o Chicão servindo o amigo e ídolo, o goleiro Waldir Peres, no ano passado.

Como bem disse o corintiano Enéas Filho: “quem precisar de um churrasqueiro bão, pode levar o mestre Chicão”. UM FELIZ NATAL!!!