sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Recordar é Viver: "O jogador Grilo x repórter Nilson Bastos"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Do nosso grande amigo e leitor assíduo Vagner da Silva de Andrade, atualmente radicado em São Paulo, recebemos via “zap”, esta bonita foto com a seguinte pergunta: “Tico que jogador está sendo entrevistado pelo Nilson Bastos?” Fácil, não precisamos nem consultar outros esportistas! Vágner, o jogador é o Admir Antonio França, o “Grilo”, que jogou no Garça no finalzinho dos anos 60 e boa parte dos anos 70. Ele integrou o memorável “Azulão”, comandado pelo técnico Francisco Valeriano. Era um meio campista de rara habilidade com a bola, o seu forte era o passe preciso. E também cobrava faltas com maestria, aliado a um  “portentoso” chute.

 Quanto a carreira, o Grilo nasceu em Botucatu e jogou futebol profissional por 15 anos entre os anos de 1960 à 1974. Começou jogando na ponta esquerda da Associação Atlética Botucatuense.  Depois defendeu o São Bento de Sorocaba, Sociedade Esportiva, Resegue de Bariri, Garça Futebol Clube, Esportiva de Jacarezinho (Paraná), Associação Atlética Carlopolense (Paraná), Nacional Atlético Clube de Rolândia (Paraná), Clube Atlético Paranavaí (Paraná). Encerrou a carreira no Clube Atlético Linense, quando assinou o último contrato como profissional no ano de 1974. Depois trabalhou no Frigus, e aproveitou para jogar no time do frigorífico (foi campeão amador no ano de 1.975). 

Depois ainda defendeu a Casa Ipiranga, outra boa equipe da várzea, comandada pelos esportistas Pedro Alves e Gerson Pereira Ramos. Numa certa ocasião, conversando com o Grilo, durante sua rápida passagem por aqui, ele fez questão de ressaltar que uma das melhores fases da carreira foi no Garça, nas temporadas de 1967/68 (campeão da segundona do interior) e depois de 1970/72. Na foto onde o Grilo está com o mascote, podemos ver ao fundo, à esquerda, os defensores do “Azulão/72”: o zagueiro Britão, e os meio campistas, Foguinho e Cláudio Belon.

Atualmente está morando na cidade de Praia Grande, gozando da merecida aposentadoria, curtindo uma praia e um fut-voley de vez em quando. Tudo certo meu amigo Vagner de Andrade, mistério desvendado. Quanto ao jovem que está entrevistando o Grilo dispensa comentários: o palmeirense Nilson Bastos Bento, o “papa” da comunicação, fazendo as vezes de repórter da extinta Rádio clube de Garça, nos famosos e inesquecíveis prefixos 1.600 KHZ, que sempre acompanhava os jogos do Garça. E tinha aquele famoso bordão: “a emissora que vai longe para fazer amigos”. Neste jogo acredito que o narrador foi o vibrante Roberto Fior, com comentários do eclético João Alexandre Colombani.

O Nilson entrevistando o Grilo com um microfone da marca Turner, mais conhecido por “charutinho”. E o famoso radinho de pilha Mitsubishi, capa de coro, pendurado no pescoço, para ouvir o som. Com certeza uma equipe de categoria e de peso levando aos torcedores as emoções de uma partida de futebol. Nas outras fotos, veja com estão hoje os dois craques do nosso futebol: o Grilo da bola, e o Nilson nos potentes microfones da Rádio Universitária. Fiz questão de repassar a foto para o Nilson, que nos respondeu com uma ponta de orgulho e emocionado: “Fico contente em rever a foto, dos bons tempos do futebol profissional na cidade, e posso dizer que o tempo é implacável. No entanto, felizes aqueles que, como nós, conseguem envelhecer. Somos privilegiados, pois muitos não tiveram a mesma sorte”.