sexta-feira, 29 de março de 2019

Recordar é Viver: "Flamengo, um eterno campeão"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Hoje é uma data especial para o futebol menor garcense: aniversário do “saudoso” Flamengo Esporte Clube, de Vila Rebelo, o maior recordista de títulos de nossa várzea. Se estivesse em atividades, o Flamengo completaria hoje exatos 42 anos de existência. Fundado no dia 30 de março de 1.977, o Flamengo do técnico Gilberto “Betão” Aguiar fez história, marcou época, um supercampeão e até hoje é lembrando pelos esportistas, em especial os torcedores da Vila Rebelo. O futebol amador garcense tem que ser dividido em duas épocas: o antes e o depois do Flamengo.

 

A FORMAÇÃO: Segundo o palmeirense Marcão Morais, responsável pelo “Blog do Marcão”, o início foi no final do ano de 1976. Numa reunião entre amigos realizada no Vendão, começou a nascer o Flamengo EC. Estavam o Betão Aguiar, o Renato (Desiderato), o Paulo (Desiderato) e o Édson (Alves, irmão caçula de dona Maria Aguiar), que despreocupadamente, começaram a conversar sobre a formação de um time. Foram colocados alguns nomes – Corintinha e Palmeirinha, entre eles - e o escolhido foi Comercial. Mas, no dia 30/03/1.977, eles chegaram um consenso. Como o time já tinha uma grande torcida no bairro, foi sugerido o nome de Flamengo. Todos aceitaram na hora e aí começou a história.


PRIMEIRO UNIFORME:  Graças ao Sr. João Aguiar, pai do Betão, que foi ao Banco Banespa e fez um empréstimo para comprar o uniforme. Mas não caiu bem, pois o mesmo era bordô, sem a ‘cara’ do Flamengo. Não restou alternativa, senão comprar o uniforme do Shel, que tinha o Americano em Vila Manolo. Ele possuía um rubro-negro e acabamos negociando e adquirindo o uniforme.


TIME MAIS VITORIOSO: Neste quesito não há pra ninguém. Um recorde que jamais será batido. Onze títulos no Campeonato Amador, seis vezes vencedor da Copa Lions, quatro torneios preparatórios, uma Taça Cidade de Garça (1982, ano que não aconteceu o Amador) e um certame juvenil, no ano de 1.977. Torneio do Prefeito”, campeão nos anos de 1982/87/91/10/11.

Na Copa Lions, campeão nas temporadas de 1983/93/94/05/07/08. No campeonato Amador, o principal da “Sentinela do Planalto”, o título veio nos anos de 1985/86/87/88/90/91/92/97/06/10/11. Recordamos os campeões do “tetra consecutivo” em 1.987. Em pé da esquerda para direita: Betao Aguiar, Cabreira, Igurê, Nêni, João Carlos, Mário Fogo e Dú; Agachados: Dinho Scartezini, Jabu, Lilo, Tico e Tuca.

TÉCNICO BETÃO: Impossível falar do Flamengo, e não mencionar o corintiano Gilberto “Betão”, o filho do Sr. João e Dona Maria Aguiar, o único treinador que o “rubro negro” teve ao longo de sua existência. Verdadeiramente uma “lenda viva” do futebol garcense”. Esportista e líder nato, exemplo de comandante e disciplina, nunca sofreu qualquer punição, seja por parte dos árbitros ou dirigentes da CCE/SEJEL. As conquistas: 14 títulos amador (11 pelo Flamengo e 3 no VIMEC), 8 Copa Lions/Taça Cidade de Garça, 5 Torneios preparatórios, 1 Taça Cidade de Garça, 1 campeonato Juvenil e 4 vezes no Futsal. Com toda esta performance, sempre foi uma unanimidade, a ponto de ser admirado até mesmo pelos adversários.