quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Após oito anos, basquetebol garcense volta a disputar competição promovida pela FPB


Congresso técnico foi realizado na sede da FPB, na capital do Estado
O basquetebol garcense vive momentos de euforia!
Acontece que foi confirmada durante a semana a volta às competições organizadas pela Federação Paulista de Basquetebol. A última vez havia sido em 2012.
Tudo começou ainda no final de 2019, quando a entidade sediada na capital lançou a I Copa São Paulo de Basquetebol Adulto. "Através da LBC, a qual somos filiados, ficamos sabendo deste evento inédito e nos interessamos, pois acontecerá no 1º semestre. Fui atrás e descobri que a Federação, a fim de fomentar o esporte no interior, isentou os participantes das taxas administrativas, um grande empecilho para o nosso retorno até então. Com isso, resolvemos nos inscrever e participar", explicou o professor Marco Antonio Morais, o Marcão do Basquete, responsável pela modalidade em Garça. Aliás, o treinador já até participou de congresso técnico, realizado no início da semana na capital, que serviu para definir os times que integrarão o evento.

Adulto garcense disputou um certame federado pela última vez em 2006
14 anos
Se há oito anos Garça não tinha representatividade na FPB - última equipe foi o sub/17, em 2012 - na categoria adulta o período ainda é maior. A última vez que isso aconteceu foi em 2006, quando o adulto garcense se tornou vice-campeão paulista da Série A-II. "Por uma vitória não garantimos acesso à Divisão Especial", recorda o conhecido Marcão, fazendo referência ao play-off decisivo vencido pelo XV de Piracicaba, 3 x 2.
Com um time com toda base garcense, espera-se dificuldade na conquista de resultados, porém, luta não faltará. "No basquete isso é natural, pois todo retorno é muito complicado. Nossos atletas treinam de acordo com a disponibilidade. Não é um time profissional ou até mesmo semi-profissional, longe disso, pois não há qualquer remuneração envolvida. Mas vamos honrar o nome e tradição de Garça na modalidade", acrescentou.

Dirigentes que participaram da reunião técnica que definiu a Copa São Paulo
Participantes 
Além da SEJEL/Garça, confirmaram presença na competição: Santos, Assis, Tatuí, São João da Boa Vista, América/Rio Preto e Sorocaba, estes três últimos integrantes da Divisão Especial, o que comprova o nível de competitividade do certame, que dará ao campeão, uma vaga para a Divisão Especial no 2º semestre.
Serão jogos em turno e returno, com os quatro primeiros indo para um `Final Four´. O campeonato deve começar na 1ª semana de março, com a abertura oficial acontecendo em Tatuí, no dia 29 de fevereiro, com intensa cobertura da imprensa.