segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Destaque Esportivo: "Os 20 anos da quebra de um incômodo tabu"


Que saudade deste time: Professor Sérgio de Stéfani, Nêgo, Daniel `Dênis´, Gustavo Mafud, Fininho, Marcão e Botelho; João Inácio, Ninão, Marcelo Zagati, Zé Neto, Lúcio e Thiago
Modalidade coletiva mais vitoriosa da história do esporte garcense, o basquetebol comemora na atual temporada os 20 anos de uma conquista que entrou para a história: tornou-se em Ourinhos/00, campeão dos Jogos Regionais no masculino e feminino, cat. 21. O que mais chama atenção é que Garça foi o único município de todo o Estado a conseguir tal proeza naquela ano.
Tais conquistas foram minuciosamente planejadas a partir da confirmação, via Diário Oficial, que a Coordenadoria de Esportes estava criando a cat. 21. “Ficamos empolgados, pois tínhamos uma `safra´ de atletas que se encaixava na faixa etária e que era muito competitiva. Por isso passamos a acreditar que, pelo menos o pódio, poderíamos alcançar”, relembra o professor Marco Antonio Morais, o treinador da equipe.
Com isso, começaram a ser marcados amistosos preparatórios somente contra equipes adultas, para que fossem encontradas mais dificuldades. Na própria Liga regional, na época sediada em Ourinhos, o time foi inscrito para disputar competições da categoria livre. “Procuramos impor obstáculos para que nossos atletas pudessem superá-las. Pelo resultado final alcançado, acho que conseguimos”, relembra o conhecido Marcão.

Professor Sérgio de Stéfani cumprimentando Marco Antonio Morais, pelo título de 2000

O treinador, ao lado do capitão da equipe, Nêgo, festejaram muito a conquista

Momento único: `volta olímpica´ no ginásio do SESI, em Ourinhos

Título mereceu carreata em viatura do Corpo de Bombeiros
Título foi conquistado de forma invicta
Ainda novidade, o torneio de basquetebol da cat. 21 contou com a presença de sete equipes, sendo que na fase de classificação, os garcenses venceram Martinópolis e Santa Cruz do Rio Pardo, para conquistarem o primeiro lugar do grupo.
A fase decisiva foi disputada num quadrangular, com jogos entre si, em turno único. Após resultados positivos contra Osvaldo Cruz e Tupã, na última rodada, ocorreu a decisão diante dos santa-cruzenses, que novamente foram batidos, 69 x 63, para delírio da torcida de Garça, que superlotava as dependências do ginásio do SESI, em Ourinhos.
O título significou, além do ouro, a quebra do tabu de quase 30 anos sem que Garça conquistasse em Regionais o primeiro lugar do pódio, quer seja em modalidade coletiva ou individual. Uma geração que entrou para a história.

Os campeões nas escadarias da Prefeitura Municipal

Ouro em Ourinhos valeu presença nos `JAI´s`, quando Bruno Cestari carregou a bandeira na abertura realizada na Vila Belmiro
No feminino, ouro veio na decisão diante de Canitar
No feminino, Garça também foi ouro. Com um elenco que contava com atletas formadas em nossa cidade, mas que também estava reforçado com jogadoras experientes, o time foi superando todos os oponentes desde a fase de grupos. Perdeu um jogo, para Assis, mas mesmo assim avançou às semifinais, pois derrotou P. Prudente, que havia passado pelas assisenses. Na decisão, enfrentou Canitar, cidade ao lado de Ourinhos, que contava com atletas daquela cidade que ficaram de fora do time principal, que integrou a cat. Livre. Era uma equipe igualmente forte, que contou com grande apoio dos torcedores locais. Mas que também foi batida. Garça conquistava ali o que nenhum outro dos 644 municípios de São Paulo havia conseguido: ouro no masculino e feminino e a presença de ambos nos Jogos Abertos do Interior, que em 2000, foram realizados em Santos. Difícil de esquecer.

Uma formação inesquecível: Sérgio de Stéfani, Cris, Adriana, Leila, Paulinha, Magrid, Luana (in memorian) , Fernanda (in memorian) e professor Marcelino; Zé Luiz, Karina, Luciana, Amanda e Danielle. Técnico: Marco Antonio Morais

Elenco fez muita festa com o título conquistado