quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Morre ex-preparador físico do Garça FC


Dudu Silva, que começou no GFC, faleceu aos 49 anos


Em registro com Abel Braga, no Internacional, em 2006, quando atuou com auxiliar da preparação física do elenco que se tornou campeão do mundo; no colorado, Dudu ficou de 1996 a 2009 e a partir de 2010 começou a trabalhar com Mano Menezes
Crédito da Foto: Fernando Gomes - Agência RBS


Em foto raríssima com o GFC, Dudu Silva é o segundo em pé. Esse jogo foi em Vera Cruz em 1993, com a foto sendo enviada pelo ex-lateral esquerdo Rodrigo Dantas, o Diguinho


Muito respeitado no futebol profissional e integrante da comissão técnica de Mano Menezes, morreu nesta quarta-feira (16), aos 49 anos, o preparador-físico Eduardo Silva, o Dudu, vítima de aneurisma cerebraol. Ele estava internado desde o início do mês, quando sofreu um AVC durante um encontro de amigos. Sua passagem mais marcante foi o longevo trabalho ao lado de Mano no Cruzeiro, onde ficou de 2016 a 2019, conquistou por duas vezes a Copa do Brasil (2017/18). Também esteve com o treinador gaúcho no Corinthians, Flamengo, Shandong Luneng-CHI e Palmeiras e tentava se recuperar para também começar o seu trabalho junto ao Bahia. Natural da pequena Cajobi, na região de Catanduva, terminou o curso de Educação Física em 1995, em Catanduva. Sua pós-graduação foi na UNIFESP/SP e o mestrado na UFRS.

Início
Poucos se lembram, porém, o início da carreira de Dudu se deu no Garça FC, em 1993. Na ocasião ainda muito jovem, com 22 anos, ainda cursava a faculdade, que terminou apenas dois anos depois. Ele foi contratado pela diretoria, que tinha à frente o japonês Naotaka Honda, responsável pelo retorno do futebol profissional em Garça, após quatro anos de hiato.
Na ocasião, Eduardo Silva era o responsável pela preparação física do time principal e o técnico era Oldemar Elias, o Campos, que não vingou no futebol profissional.
Acessível, sempre sorridente e um grande estudioso do assunto, ele logo se afeiçoou com o então repórter da rádio Centro Oeste, Jorge Ismail, há anos radicado em São Luís, capital maranhense, de quem se tornou um grande amigo.
Nascia um grande profissional do futebol, que teve sua brilhante carreira interrompida de uma forma inesperada.