sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Recordar é Viver: "A homenagem ao Dr. Arthur Chekerdemian"

 






Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Recebemos durante a semana algumas fotos que homenageiam um ilustre garcense já falecido e que foi um esportista nato. Trata-se do Dr. Arthur Chekerdemian, que agora teve o nome eternizado no viaduto localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). A placa indicativa está no KM. 429,078 metros, entre Jafa e Vera Cruz.  Os garcenses que forem para a cidade de Marília poderão ver a placa indicativa (foto). A honraria conferida através do Projeto de Lei Estadual nº 203/218, de autoria da deputada Rita Passos e publicada no  Diário Oficial (Poder Legislativo), de 07/04/2.018.

Uma homenagem mais que justa, até porque o Dr. Arthur Chekerdemian foi uma pessoa atuante, com uma vasta folha de serviços prestadas na cidade. Um advogado gabaritado e respeitadíssimo no mundo jurídico. Não me recordo dele jogando bola, pesquisei nos meus arquivos não encontrei. Mas era um apaixonado e sempre esteve ligado ao esporte citadino. Tanto é que na década de 60, presidiu tanto a CCE – Comissão Central de Esportes (atual SEJEL) e a LMF – Liga Municipal de Futebol, “por amor a arte, sem remuneração”. E também encarou a difícil tarefa de apitar jogos. Uma missão ingrata, das mais difíceis. Mas ele tirou de letra, no apito. Foi um “juizão” de categoria, admirado e respeito pelos jogadores e dirigentes. Na foto apitando mais um jogo do varzeano, no antigo Campo da Vila Williams (em frente ao Hospital São Lucas). Da esquerda para direita: Garrafão, Toninho Maceloni, Arthur Chekerdemian e Ivo.

No outro flagrante, o Dr. Arthur acompanhando mais um evento esportivo na cidade. No dia 4 de outubro de 1.966, na  inauguração do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. Ainda sem as cabines prontas, o jogo inaugural entre Seleção de Garça x Escrete da Rádio Bandeirantes de SP., foi transmitido pela Rádio Clube de Garça, com a equipe esportiva posicionado dentro do gramado. O narrador Roberto Fior, tendo a seu lado o “repórter” Nilson Bastos Bento e o sr. Benedito Guaracho, servidor público municipal. Em pé, o fotografo Álvaro Takiuti, e a direita, sentado na “boca do túnel”, Arthur Chekerdemian, presidente da CCE (Comissão Central de Esportes).

HOMENAGEM JUSTA: O Dr. Arthur Chekerdemian foi uma pessoa bastante querida e admirada. Mas em dois “campos” ele se  destacava: na advocacia e no esporte. Para falar um pouco de sua convivência entre nós, nada melhor do que seus eternos e diletos amigos. Do santista Serginho Aranha: “O Dr. Arthur sempre foi amigo de todos os advogados. Ajudou muito o Judiciário,  pois quando as eleições eram “na unha” ele era o maior responsável pela apuração,  ele fazia todos os mapas eleitorais e mandava para o Tribunal.  Um dia me convocou e fui. Varamos a noite e saímos do fórum com o sol raiando, mas com todos os votos apurados. Ficávamos contando os votos com os fiscais em cima! O Arthur especializou -se, na prática em Direito Municipal. Aonde trabalhava o Prefeito não fazia nada sem antes falar com ele. Participava ativamente dos movimentos religiosos e defendia a família como instituição primeira da sociedade”. Em tempo: Foi o Serginho quem nos enviou as fotos das placas a beira da rodovia.

E do corintiano Antonio Augusto “Tonho” Ávila Castro: “Inquestionavelmente, Arthur Chekerdemian foi uma das maiores personalidades garcenses da segunda metade do século passado até início do século atual. Participou, de forma brilhante, de várias atividades, tanto no setor esportivo como assistencial, comunitário e promocional. Como servidor público municipal, realizou grandes serviços no antigo Departamento de Assistência, Educação e Saúde Pública. Ainda na Prefeitura, iniciou sua carreira de árbitro de futebol, que culminou como um dos melhores da cidade e região, atuando nas decisões dos mais importantes torneios de nosso amadorismo e até do futebol profissional nos anos 60 e 70. Presidiu a Liga Municipal de Futebol e a Comissão Central de Esportes, que supervisionava todas atividades esportivas da cidade. No campo profissional, desenvolveu uma bem sucedida carreira na advocacia, mas nunca abandonou seu hobby que era o jornalismo. Desde 1957 colaborou com o Jornal Comarca de Garça, onde estreou com a apreciada Coluna “Coktail de Notícias”. Paralelamente era correspondente do “Jornal Estado de São Paulo”, onde foi premiado várias vezes pelo seu brilhante trabalho, sempre com o objetivo de divulgar o nome da sua amada cidade de Garça. Arthur Chekerdemian foi um autêntico “faço totum” de primeira linha. Constituiu família exemplar com sua esposa Regina Maria Volponi Chekerdemian, a sempre alegre, acolhedora e comunicativa Baía (já falecida). Um cidadão garcense exemplar, que seus filhos, Aide Armenuy, Arthur Júnior e Ana Paula e netos tem muito que se orgulhar. O Dr. Arthur Chekerdemian nasceu em Garça no dia 22/04/1.933 e faleceu no dia 04/06/2.007”.