segunda-feira, 8 de março de 2021

Um ano sem futebol por causa de um inimigo invisível, perigoso e, por vezes, mortal


Há um ano, Levi´s e Art Elétrica faziam o último jogo oficial até o momento no futebol garcense

Exatamente neste oito de março, quando comemoramos o `Dia Internacional da Mulher´, também chegamos a triste marca de 365 dias sem nenhuma competição esportiva oficial em Garça. 

Em 2020, que tinha tudo para ser um ano marcante no segmento esportivo planaltino, foi justamente num domingo de muito sol e calor, que aconteceu a última partida oficial, quando o Levi´s derrotou o Art Elétrica, 5 x 1 (3 x 0, no 1º tempo), para conquistar o Troféu Antonio G. R. Filho, o `Cobra´. 

Naquela festiva manhã, onde também tivemos Flamengo e Juventude vencendo os outros troféus em disputa nos Torneios Preparatórios para o suíço, ninguém, mas absolutamente ninguém ali presente nestes confrontos, imaginava o que estaríamos prestes a enfrentar. 

Não demorou muito e foi decretada a pandemia, ainda naquele fatídico mês de março. No início, achávamos que tudo passaria rapidamente. Porém, estávamos errados. E como!

Na época ainda estava eu prestando serviços na SEJEL e me recordo bem, como começaram a indagações sobre o retorno. Talvez de forma inconsciente, a certeza que tudo voltaria à normalidade num curto espaço de tempo, era uma só voz no esporte.

Mas o tempo passou, os problemas aumentaram, o desespero tocou alguns e o que vimos foi um período negro de nossa história ganhando forma e prolongando por um ano. E vai mais tempo, tenho certeza disso. Estou apenas sendo realista, apesar do meu otimismo.

Não adiantam as reclamações, os desabafos em redes sociais: o que importa mesmo são as nossas vidas. Por isso, não penso, no momento, no retorno esportivo, mas sim, na vacinação em massa e nos protocolos sanitários que devem ser seguidos à risca.

Enquanto isso, o esporte garcense em geral pode esperar!