quinta-feira, 1 de abril de 2021

Recordar é Viver: "O Pirajuí A. C. era um timaço"



Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Do nosso amigo Pedro Luiz Tonon, recebemos uma bonita foto do glorioso time do Pirajuí Atlético Clube. Perguntamos a ele quais os jogadores de Garça que jogavam no time. O  palmeirense Pedro Tonon, devido aos afazeres profissionais – funcionário do Banco do Brasil – trabalhou e morou em Pirajuí, por quase 14 anos, entre os anos de 1.978 à 1.992.

E neste período notou como o futebol pirajuiense era forte e competitivo. Tinha uma fanática torcida, que comparecia ao Estádio Municipal “Francisco Nazareth Rocha’, graças à rivalidade existente entre o Pirajuí Atlético Clube e o Flamengo Futebol Clube. Dois times que marcaram época, disputaram o futebol profissional do interior paulista, da terceira, quarta e quinta divisão, entre os anos 50 e 90. 

O Pirajuí (fundado em 27/12/1.927) disputou em 6 ocasiões, e o Flamengo (fundado no ano de 1.974), participou de 4 edições. Com as dificuldades do profissional, se limitaram somente ao futebol amador da região, organizado pela Liga de Futebol de Bauru. Hoje ambos os times estão com as atividades paralisadas.

Voltando a foto do Pirajuí, apuramos ser de meados dos anos 90, com a seguinte escalação; em pé da esquerda para direita: Lili Prado (dirigente), Tudão, Geraldinho, João `Loco´, Gilmar, Gilberto, Rubinho, Martoni, Márcio Miranda e Jabu; agachados: Mateus, João Paulo, Luiz Carlos, César, Eduardo, Diquinha e Polaco. O lateral João `Loco´ é irmão do ex-goleiro Mario César, que jogou no Garça, nos anos 70, que curiosamente também tinha um apelido:  “Mário Loco”.

Nesta temporada, quatro jogadores eram de Garça: Márcio Miranda, Jabú, João Paulo e Polaco. Outro que também jogou lá foi o Osmar “Tanajura” Davi Jr. O Reinaldo “Polaco” Rossini foi o que jogou mais tempo, em três temporadas. Segundo ele o campeonato era promovido pela Federação Paulista de Futebol, através da Liga de Futebol de Bauru, e chegou a ter times fortes, representando as cidades de Reginópolis, Pongaí, Uru, Iacanga, Arealva, Duartina, Ibitinga, Balbinos, Areiopólis, Piratininga, Agudos e outras.

O Pirajuí foi campeão uma vez e nas outras chegou até o quadrangular final, cumprindo uma excelente campanha.

Outra boa recordação que o Polaco lembra de Pirajuí, é do presidente Lili Prado, um esportista nato, assim como era um fanático torcedor do Corinthians. No interior poderia até ter um igual, mas tão  apaixonado não. A começar pelo jeito de vestir dele, pois só usava roupas nas cores preta e branco, combinado com o sapato, na mesma tonalidade. O carro, um corcel, nas cores alvinegras com um grande distintivo do Corinthians no vidro traseiro. Até a residência onde ele morava, tudo era em preto e branco, piso, azulejos e móveis. Lili Prado é considerado, merecidamente, uma eterna bandeira do esporte pirajuiense.




Agora veja como estão três jogadores que defenderam o time do Pirajuí AC: os defensores Jabu e Polaco, o primeiro lateral esquerdo, o outro, direito. Atualmente jogam no master do Pé de Cana. E depois o atacante João Paulo Isidoro, meia direita habilidoso, um grande cabeceador, que é destaque do futebol suíço master, com a camisa do Salec.