quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Um gigante adormecido: há exatos 10 anos, Platzeck saía de cena

Algumas melhorias foram empreendidas, porém, insuficientes para a liberação através da homologação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros


Estádio está sem receber jogos há uma década

Não há como eu não me lembrar!

Era uma sexta-feira e eu prestes a fechar o expediente na SEJEL. O então secretário de Esportes, Manoel Mascarenhas, chegava com um semblante que demonstrava muito bem a sua preocupação. Então o indaguei: "O que aconteceu?" E, com a voz trêmula, ele respondeu: "O Platzeck foi interditado!".

Foi no final do dia 14 de outubro de 2.011. O principal estádio, o histórico Platzeck, fechava suas portas para qualquer atividade naquele momento.

Passaram-se 10 anos, 120 meses. Algumas melhorias foram realizadas, porém, insuficientes para a liberação à comunidade esportiva. Para que isso ocorra, o investimento tem que ser muito alto, inviável para os cofres municipais. Como disse o atual titular da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, Júlio César Martins, em coluna escrita por Tico Cassolla e publicada neste espaço, "Temos um jogo difícil pela frente para liberar o Platzeck, e ninguém mais do que eu quer reverter esta situação. Problemas burocráticos também tem que ser vencidos. Tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 50, que trata da concessão do campo para atividades futebolísticas e utilização de outros eventos, que deverá ser aprovado pela edilidade. Este será o pontapé inicial e o novo marco na história do campo. A nossa torcida é que seja aprovado o mais rápido possível”.   

Abaixo trago a reprodução da matéria publicada naquela sexta-feira, fim de tarde, com a triste notícia da interdição do Platzeck. A data é de 14/10/11:

Campeonato Amador: jogos que aconteceriam no Platzeck são transferidos para o Módulo Esportivo

Um informação colhida com exclusividade no início desta noite pelo blog do Marcão, dá conta que os jogos que ocorreriam pelo Campeonato Amador no domingo no Platzeck, foram transferidos e agora serão realizados no Módulo Esportivo, em vila Manolo.

A situação que gera um grande mal-estar no futebol amador surgiu a partir de um pedido feito pela Prefeitura de Alvinlândia, que solicitou a cessão do Platzeck para as finais de um campeonato regional de futebol frente Pirajuí. Como o policiamento teria que ser providenciado pelos envolvidos, foi enviado um ofício para a Polícia Militar de Garça, que alegou dificuldades para atendimento devido ao número de policiais que seria envolvido para a completa segurança daquele jogo que nada tem a ver com o amadorismo garcense. Em documento enviado à Promotoria Pública, a PM informou que o jogo não poderia ser realizado e acrescentou alguns itens do próprio estádio que estariam em desacordo para a realização da partida. Foi o que bastou para que o órgão solicitasse a interdição imediata através de liminar, do Platzeck, que agora também não poderá ser utilizado para jogos do amadorismo.

O blog estava ainda em busca de novas informações que poderão ser divulgadas posteriormente. Por enquanto, JP x São Lucas; Flamengo x AE Jafense, vão jogar no Módulo Esportivo no domingo, mantidos os horários respectivos, ou seja, às 8 e às 10 horas. Também a partida pelo Campeonato sub/13 de futebol organizado pela SEJEL, entre Pólo Jafa e SEJEL será agora realizada no Módulo neste sábado (15), às 9h30.