quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Que saudade eles deixaram - 2º semestre

 



Infelizmente tivemos muitas perdas em 2.021. Muito sentidas e que nos encheram de saudade:


Muito conhecido no futebol garcense dos anos 50 e 60, por sua habilidade e técnica, Walter Barreto foi destaque do Bandeirantes, com vários títulos municipais, e também na Pecuária/Cruzeiro, em 1962. Tinha 86 anos e faleceu no dia 2 de julho.


No dia 7 de julho quem nos deixava era Marcelo Avelar Nassif, aos 62 anos. Foi presidente do Ipiranga no final dos anos 70 e organizou em diversas oportunidades, edições das Olimpíadas do GTC. Desde 1994 residia em Avaré, onde foi vitimado por câncer.


Um verdadeiro gentleman! Assim era o querido Roberto de Oliveira Santos. Vítima da COVID-19, ele veio a falecer aos 47 anos, em 26 de julho. Teve breve passagem pelo Dinos no suíço, onde também foi técnico do Paulista e Art Elétrica;


José Lima Dourado Filho, o Lima, ex-zagueiro do GFC, faleceu aos 70 anos, em Itumbiara-GO, em 14 de setembro. Irmão do ex-atacante Natal e do ex-árbitro Cirsão, Lima jogou em algumas equipes, residindo no interior goiano há tempos. 


Aos 45 anos, falecia vítima de um acidente automobilístico próximo a Padre Nóbrega, o conhecido Sandrinho. O trágico fato aconteceu em 18 de setembro. Sandro Alex de Oliveira atuou no suíço no Centenário e nas últimas temporadas, no Salgueiro. Era sobrinho de Benedito de Oliveira, o Ditinho, conhecido treinador de goleiros garcense.


Diretor de equipes de categorias de base nos anos 60 e depois exímio representante - que caligrafia apurada ele tinha! - dos campeonatos amadores e dos certames realizados no antigo `Manolão´, em vila Manolo, Dimas Segundo da Cruz veio falecer em 23 de setembro, aos 79 anos. Também era conhecido como Dimas `Tibúrcio´;


Ele atuou em algumas equipes varzeanas nos anos 60 e 70. Depois foi o mais conhecido árbitro dos campeonatos ocorridos no `Rebelão´. no final da década de 70 e início dos anos 80. Também foi atleta e diretor do Samaritano, que integrou a `Segundinha´ garcense. Arcindino Álvares de Mello veio a falecer aos 72 anos, em 24 de setembro.


Ele foi um defensor de enorme qualidade técnica. Integrou o histórico time do Mercado, primeiro campeão da Copa Lions, em 1966. José Manoel Faustino, o Nena, nos deixou aos 76 anos, no dia 7 de outubro;


Ahmad Ruchdi Rabah, o Armando da Casa Botafogo, teve uma bela história como dirigente da equipe do Mercado, campeã da Copa Lions em 1966/69. Também conduziu o time ao título amador de 1966. Tinha 86 anos e faleceu em 13 de novembro.


Ele teve uma passagem rápida, porém, muito marcante no futebol amador garcense, quando presidiu o Rebelo, na primeira metade dos anos 90, sempre com campanhas destacadas. Marcílio Pereira do Nascimento, o Marcílio Mecânico, faleceu em 9 de dezembro, aos 71 anos.


Ele foi massagista do memorável Salec dos anos 80. Após o encerramento das atividades da equipe, passou a atuar como árbitro na várzea, sempre com muitos elogios. Marcel de Castro Lima veio a falecer em 12 de dezembro, aos 64 anos.


Ele foi um fanático torcedor do GFC - quem não se lembra de seus gritos estridentes com a arbitragem? - e também acompanhava futebol amador e suíço, onde torcia pelo Ipiranga e Dinos. Era de uma família muito conhecida e tradicional, inclusive com o seu irmão Heitor, tendo defendido o GFC. Estou falando de Jânio Gonçalves, o Jânio `Tiarim´, que há anos residia em Manaus-AM, mas que recentemente esteve em Garça visitando familiares e amigos. Faleceu na capital amazonense, em 20 de dezembro, aos 63 anos.