sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Recordar é Viver: "Rosarinho segue colecionando histórias no pedestrianismo"

   




Por Wanderley `Tico´ Cassolla

O garcense e interminável João Rosário não para e não tem limites. No auge dos seus quase 94 anos – completa neste 20 de dezembro -, Rosarinho antecipou a comemoração, fazendo aquilo que mais gosta: correr. E realizando mais outra façanha! Com o tempo de 1h57min53segs, Rosarinho completou os 10 quilômetros da 35ª edição da `Corrida Tribuna FM-Unilus´, realizada no último dia 5 de dezembro, na cidade praiana de Santos. A prova considerada uma das mais importantes corridas de rua do Brasil, neste ano contou com 8.700 corredores, vários vindo do exterior. No masculino o vencedor foi Wendell Souza, com o tempo de 29min04seg., enquanto no feminino, a vencedora foi Francine dos Santos Moura, que terminou com 33min41seg. Há exatos 10 anos um brasileiro não ganhava os 10 KM Tribuna FM-Unilus.

O nosso conterrâneo Rosarinho, mais uma vez, fez bonito nas ruas de Santos, cumprindo a prova com uma excelente performance. Só para se ter uma ideia, o último colocado terminou com o tempo de 2h48min25seg. Sem sombras de dúvidas, atualmente o Rosarinho pode ser considerado um verdadeiro campeão e o corredor com maior longevidade do Brasil.

A bem da verdade a família Rosário (foto) teve uma excelente participação na corrida santista, todos cruzando a linha de chegada. A Ana Luíza, com o tempo de 1h41min34seg, a Angela Renata, com 1h58min28segs, e a Rose Meyre, com 1h58min31seg.

Agora uma pausa. Não irão participar da tradicional São Silvestre. O objetivo é se preparar - e bem – para a corrida em 2.022.  Quanto ao Rosarinho, o momento é de planejamento para o ano novo. Acompanhar o esporte na televisão, e também curtir a ótima fase do glorioso Palmeiras, legitimo tricampeão da Copa Libertadores. A torcida é para o “Verdão” ganhar o Mundial de Clubes em fevereiro, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.


CASAS PERNAMBUCANAS:
Enquanto residiu em Garça, Rosarinho se destacou mesmo foi jogando bola. Tudo começou nas décadas de 50/60 quando se tornou um impetuoso atacante, habilidoso, jogando mais pelo lado esquerdo do ataque. Dentre os principais times jogou no Clube Atlético Brasil, Associação Atlética Bandeirantes, Nissey Clube, Casas Pernambucanas e também no Garça Esporte Clube.

Recordamos o time das Casas Pernambucanas Futebol Clube, que no dia 09 de novembro de 1.952, enfrentou o Bangu, em jogo válido pelo campeonato varzeano e perdeu pelo placar de 2 a 0. Pelo menos é o que está escrito à lápis, atrás da bonita foto, que acaba de completar 59 anos.

Conseguimos identificar cinco jogadores. Em pé da esquerda para direita: o terceiro é João Colombani, o quinto é Nízio, o goleiro é Ernesto Bertoluci; agachados: o primeiro é Geraldo "Caracu " Zancopé, o último jogador é o João Rosário, talvez o único ainda vivo. Os “craques” da Casas Pernambucanas posaram para a posteridade no Campo do Garça, que ficava na Vila Williams.                                                                                               

ROSARINHO, sem limites. Nascido em Garça, no dia 20 de dezembro de 1.927, João Rosário, ou simplesmente, Rosarinho, é um verdadeiro amante do esporte. E também um dos embaixadores de nossa cidade. Por onde vai competir faz questão de divulgar o nome de Garça. Aqui foi um jogador de destaque na várzea. Até que mudou para São Paulo e descobriu o outro lado esportivo, o pedestrianismo, as difíceis corridas de percurso longo. Dentre as provas que participa, a que mais lhe agrada é a charmosa São Silvestre, disputada no último dia do ano em São Paulo. A primeira vez que participou foi no ano de 1.953, quando teve a oportunidade de correr ao lado do lendário tcheco, Emil Zatopek, a “Locomotiva Humana”, considerado por muitos, o melhor da história. Iniciante, Rosarinho conseguiu terminar o percurso e chegou em 356º lugar.  

Por motivos profissionais, Rosarinho se ausentou da prova. Mas o pensamento continuava nela. Até que retornou no ano de 1.995, quando já estava com 67 anos de idade. Rosarinho tem um currículo impressionante: 38 maratonas completadas, e uma `super´ de 50 km. Conquistou 78 troféus e 202 medalhas. 

No ano de 2.001 disputou 5 maratonas, um recorde não recomendável por especialistas da área. Atualmente está morando na cidade de Osasco, onde é o coordenador da Equipe “Vovocops”, fundada no ano de 2.000. Neste ano, Rosarinho preferiu se poupar, e não vai participar da SS, pois vem de uma difícil corrida de 10 Kms. em Santos. Portanto, o encontro com a SS ficou para 2.022, com direito a festejar os 95 anos de idade.