terça-feira, 26 de setembro de 2023

Botonismo garcense recebeu um campeão da modalidade

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Na tarde do último sábado (23), a Associação Desportiva dos Botonistas de Garça, recebeu a visita de um ilustre esportista e ex-botonista: o sr. Paulo Emílio Giacóia, da cidade de Jaú, que veio rever familiares em Garça, o filho Paulinho, a nora Ana, e a netinha Valentina, recém nascida.

Aproveitando a estadia na cidade, o sr. Paulo Emílio, decidiu matar saudades dos tempos que foi um grande e renomado botonista no Estado de São Paulo. Num horário de folga, fez questão de enfrentar os botonistas garcenses, Tico Cassolla e Paulinho Giacóia (filho do visitante). Os dois jogos aconteceram na “Arena Platzeck”. Mesmo afastado de disputas há um bom tempo, o sr. Paulo Emílio, demonstrou suas reais habilidades. Como diz aquele velho e verdadeiro ditado: “Quem conhece, jamais esquece”. Com o seu estilo de jogo diferente, complicou sobremaneira para a dupla garcense.

Vale ressaltar que a modalidade praticada em Garça, é o estilo 12 toques com pastilha e vidrilha, 45 milímetros. Bem diferente da modalidade da época do sr. Paulo Emilio: vidrilha de 55 milímetros e bolinha. Portanto, bem mais difícil de se jogar, pois a adaptação de um estilo para outro, não é tão fácil assim. 

O placar dos jogos: Tico Cassolla 2 x 1 sr. Paulo Emílio e no inédito jogo entre família, vitória do filho: Paulinho 3 x 1 Paulo Emilio.

Como bem disse, o sr. Paulo Emílio, no auge dos seus 70 anos: “Foi uma tarde agradável, recordei os bons tempos que joguei futebol de botão, na minha juventude. Fico feliz em saber que em Garça a modalidade é bastante disputada, que o Cassiano Pelegrini é um grande botonista a ser batido, e meu filho, está em franca evolução”.

A CARREIRA:  O sr. Paulo Emilio praticamente joga futebol de botão (atual futebol de mesa) desde a infância. Nascido em Botucatu, mudou com a família para São Paulo no ano de 1958. Na ocasião, um irmão mais velho fez uma mesa de Eucatex, no tamanho oficial, para eles se divertirem. A regra era um toque só para cada time, com 2 laterais e escanteio. Com isto foram gostando da modalidade e aprendendo a jogar. A partir do ano de 1964 já demonstravam que jogavam bem. Na região onde moravam eram os melhores.

No começo de 1970, foi realizado no Ibirapuera, um grande torneio para iniciantes, com mais de 200 inscritos. O sr. Paulo Emílio terminou entre os 10 melhores, fazendo amizade com muitos botonistas. Daí começou a jogar na equipe do Riachuelo FM, que ficava no centro de São Paulo, e não parou mais. 

Disputou vários campeonatos e torneios em SP, e nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, não só na regra 12 toques, como regras de outros cidades e estados. No período que começou a jogar existiam poucos torneios no Brasil. Em São Paulo a modalidade era bem forte, com torneios nos clubes, reunindo em torno de 40 participantes. 

A partir daí começou a ser disputada a Taça São Paulo, Campeonato Paulista individual e por equipes. Entre os anos de 1979 a 1984, o sr. Paulo Emilio ganhou vários torneios, dentre as muitas finais que esteve presente. As principais conquistas: Campeonato Paulista, Taça São Paulo, Copa do Atlântico, Copa Paulo Brianese, Taça A Gazeta Esportiva e Campeonato Paulista por Equipe. Animado com o desempenho nos jogos do último sábado, o sr. Paulo Emílio está estudando retornar as mês, já fazendo planos de, ainda neste ano, disputar uma etapa do campeonato municipal garcense.


ETAPA LUIZ CONESSA:  Com relação ao campeonato municipal, a AD. Botonistas de Garça, já definiu que a penúltima etapa do ano, será realizada no próximo dia 21 de outubro, à partir das 9 horas, no Grêmio Teatral Leopoldo Fróes. O campeão receberá o troféu Luiz Gonzaga Conessa, atual presidente do GTLF, que, pela segunda vez, sediará o campeonato. Quem sabe até o sr. Paulo Emílio não esteja presente, para abrilhantar ainda mais o evento.