Recordar é Viver: "Tradição de fim de ano: Solteiros x Casados; Gordos x Magros"

 

Ano de 1995, com os irmãos Gilmar e Sarará organizando o Solteiros x Casados em vila Willians. Em pé (esq. p/dir.): Sarará, Pinta, não identificado, Nezinho Bomfim, Niltinho do Correios e Cláudio 'Bocão'; Gilmar, Matheus, Jiló, Ricardinho e Tico Cassolla.



Plínio Dias, em flagrante no Platzeck, em jogo festivo de fim de ano, fantasiado de 'Dama dos anos 60'



Dezembro de 1970 e o jogo entre Gordos x Magros que ocorreu no Platzeck. Em pé (esq. p/ dir.): Sargento Cândido, Pedrão Krusicki, Juvenal Barbeiro, Pedro Falcão, Luiz Bullio, Alceu Stoque, Antonio Macedônia, Chola e Toninho Marques; agachados (mesma ordem): João Folguieri, Paulinho, Mourão, Colômbia. Jaime Nogueira Miranda, Dito Soldado, Aníbal Bonfim e Zeca Manchini

Por Wanderley 'Tico' Cassolla 

Nesta época do ano, próximo do Natal e Ano Novo, é comum acontecer os jogos festivos. 

Os mais famosos, ou que chamam mais atenção, eram os que reúnem os "Solteiros x Casados" e "Gordos e Magros". Antigamente, até os boleiros do futebol profissional entravam na brincadeira. No futebol amador era uma tradição.

Depois dos jogos, aquela resenha, entre cervejas e churrasco. Recordamos três momentos que marcaram época. Um, dos jogos mais atraentes, reunia os "Solteiros x Casados", promovido pelos irmãos Sarará e o saudoso Gilmar Vicente, no campinho próximo ao lago artificial. 

Um detalhe, era obrigatório: os solteiros jogavam vestidos de "mulher", enquanto os casados, de terno e gravata. O juiz tinha que estar "separado", viúvo ou noivo (com aliança no dedo). E pasmem, acredite você, num destes jogos havia mais juiz do que jogadores. 

Quanto ao resultado final não importava. Depois a festa continuava na casa da mãe do Sarará e do Gilmar e não tinha hora para terminar. O animado Sarará com seu pandeiro, sempre puxava a música "O marinheiro só", seguida das rimas improvisadas. 

De outro lado, o futebol profissional, na medida do possível,  realizava seus jogos no "Platzeck", com atletas que estavam de férias, nascidos aqui ou que moravam na região. 

Só conseguimos uma foto, onde está o saudoso Plínio Gonçalves Aredes Dias, que muito tempo defendeu o Garça EC e o Garça FC.  O Plínio Dias, com seu jeito extrovertido, sempre foi um dos mais entusiastas dos jogos. Quanto ao prélio entre Gordos x Magros, teve uma presença ilustre: do cafeicultor Jaime Nogueira Miranda, então nomeado interventor federal em Garça.

Comentários