
Luiz Sganzerla, a "Enciclopédia do Futebol Garcense" e Tico Cassolla

O enigma decifrado: Haroldo (E), Pagão e o goleiro Velasco
Por Wanderley `Tico´ Cassolla
Recebi dias atrás, uma bonita foto onde estão dois jogadores do Garça EC e um do Santos FC. Fiquei na dúvida, quem seriam os craques, que posaram para a eternidade, no antigo Campo do Garça, em Vila Williams?
![]() |
| "DISKOTOKA - Discos e Fitas - Calendário do ano de 1983 - Onde você encontra os mais recentes sucessos"; Na época o número do telefone tinha só cinco digitos |
Se existisse até hoje, o campo seria em frente ao Hospital São Lucas. Pois bem, encontramos na cidade o sãopaulino Luiz Sganzerla, mais conhecido por "Luiz da Musitape" ou "Luiz da Discotoka", que com sua memória invejável, de pronto "matou a charada". Não só identificou os jogadores, como também, qual foi o jogo, o resultado e até mesmo a escalação do Garça EC.
Na foto estão os jogadores do Garça, Haroldo e o goleiro Velasco. Ao centro, o atacante Pagão, do Santos FC. Segundo o Luiz, no ano de 1956, o todo poderoso Santos, então bicampeão paulista de 1955/56, jogou aqui em nossa cidade, e perdeu feio de 2 a 0, gols de Ceci e Evaldo. De acordo com o Luiz, o Garça entrou em campo com a seguinte formação: Velasco; Agamenon e Charret; Altair, Mauri e Doleite; Liquinho, Zigomar e Haroldo; Ceci e Evaldo. Portanto, um jogo disputado em Garça há exatos 70 anos.
O sãopaulino Luiz lembra com riqueza de detalhes dos jogos e jogadores que envergaram a camisa do Garça EC, no passado, em especial do final dos anos de 1950 à 1980. Primeiro por ser um amante do futebol, segundo porque na época era um jovem fotógrafo, trabalhava no "Foto Esber" e acompanhava os jogos do time dentro do campo, não somente em Garça, mas também da região.
A maioria das fotos que são postadas atualmente nas redes sociais, dos antigos times do "Azulão", são de sua autoria. De todos os jogadores do Garça que viu atuar, o Luiz afirma que os melhores foram Altamiro e Ceci. Mudando para o cenário nacional, os dois craques que sempre admirou: Dirceu Lopes (Cruzeiro) e Mauro Ramos de Oliveira (Santos). Se o futebol teve Nilton Santos, como "A Enciclopédia", em nossa cidade, felizmente nós temos, o Luiz Sganzerla, "uma verdadeira enciclopédia da história de Garça."



Comentários
Postar um comentário
Comentário