sexta-feira, 18 de maio de 2012

'Agora quem dá bola é o Santos'

Por Wanderley 'Tico' Cassola 




“Agora quem dá bola é o Santos, o Santos é o novo campeão, glorioso alvinegro praiano, campeão absoluto desse ano. Santos, Santos, Santos”. Assim começa o hino do Santos Futebol Clube, o time que é a bola da vez. O Santos não foi campeão somente este ano do Paulista. Vem repetindo esta conquista desde o ano de 2010, e é o legítimo tricampeão paulista. O glorioso alvinegro da Vila Belmiro vem revivendo as grandes glórias do passado.
No último domingo o Santos  confirmou a ótima fase que atravessa, não deu bola para o Guarani, e ganhou até com relativa facilidade, o “Paulistão”. É a confirmação de uma geração de grandes jogadores, sob o comando do excepcional Neymar, e dos “coadjuvantes” Paulo Henrique Ganso, Edu Dracena, Arouca, Juan, Rafael, Alan Kardec, Durval , Elano,  etc., juntamente com o técnico Murici Ramalho. Além do que vem batendo (ou igualando recordes).  O ultimo “tri” do Santos foi entre 1967 e 69, época do Santos de Pelé, um time que assombrava o mundo. 
A coluna acompanhou praticamente  o domingo de um santista, o fanático Aparecido Donizete Ferreira, o Cido do Banana Brasil.  Aniversariante do dia, o Cido não pensou duas vezes e logo de manhã mandou fazer uma bolo para recepcionar os amigos. Pra variar decorado com o símbolo santista (foto). Foi uma manhã diferente onde o assunto principal era a decisão do Paulistão. O Cido não se gabava de afirmar que o Santos ganharia fácil e até chamava para uma aposta. Evidentemente ninguém topava.  Até porque depois dos 3 a 0 no primeiro jogo, seria impossível o Guarani reverter o placar.  Um milagre mesmo. O Cido já até imaginava onde iria colocar o pôster do tricampeão paulista, apontando para o canto no alto de seu estabelecimento comercial.  
Nem bem chegou 11 horas e ele se mandou pra casa. Foi preparar o “terreno”, acender a churrasqueira e esperar o jogo. Chamou uma galera legal pra lá de animada: Toninho Saraúza, Tino Padeiro, Ferreira e o Robertinho Garcia, este articulista, além de seus familiares.
Nós num cantinho até que torcíamos para um “milagre” acontecer. Até porque o futebol é a ciência do imprevisível e do improvável. E também porque como sempre afirmamos “depois que o Pelé parou todo mundo é japonês no futebol”.  Mas não deu nem pra começar e o Santos liquidou o Guarani faturando o “tri”. Se bem que o time campineiro até que merecia um resultado um pouco melhor, pois os 4 a 2 foi um placar até alto pelo que os times jogaram.
Agora o duro mesmo foi aguentar os rojões que o Tino Padeiro e o Ferreira soltavam. Um barulho ensurdecedor e fumaça pra tudo quanto é lado. No final muita comemoração e a pose para a história com a bandeira do campeão. Em pé da esquerda para direita: Ferreira, Saraúza, Robertinho, Cido e Tino Padeiro. A confiança é tamanha com Santos que eles já confirmaram que vão se reunir novamente no ano que vem, pois segundo o Cido, enquanto o Neymar estiver jogando este bolão, ninguém vai tirar o “tetra” do Peixe. 


Fonte: Jornal Comarca de Garça
Coluna Recordar é Viver