quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Coluna Bate Pronto (15/02)



Ausente a 13 anos da Libertadores, o Atlético-MG fez a sua estreia na atual edição com uma vitória de 2 x 1 sobre o São Paulo, anteontem, em Belo Horizonte. Jô e Réver, ambos em jogadas de Ronaldinho Gaúcho, anotaram para o Galo mineiro, cabendo a Aloísio descontar para os paulistas. Também anteontem, o Fluminense, com gol de Fred, derrotou o Caracas, na Venezuela, 1 x 0. Ontem à noite, o Palmeiras enfrentaria o Sporting Cristal-PER, no Pacaembu, ao passo que o Grêmio teria pela frente em Porto Alegre, o atual campeão chileno, o desconhecido Huachipato.

Durante o Carnaval, um das notícias mais comentadas foi a renúncia do papa Bento XVI. Os amigos devem estar perguntando sobre o porquê desse comentário em coluna esportiva. É muito simples! Quem está assumindo o controle da Igreja até que o sucessor seja anunciado é Tarcísio Bertone, cardeal fortemente ligado ao futebol. Secretário de Estado do Vaticano, menor país do mundo filiado a Fifa, desde 2006, Bertone é torcedor fanático da Roma e já chegou até ventilar a possibilidade da formação de uma equipe profissional no país que é encravado na Itália. Depois acabou voltando atrás. Mas acompanha de perto a seleção do Vaticano, formada na década de 70 e que chegou a realizar alguns amistosos. Aliás, o time é formado por guardas suíços, que são os responsáveis pela segurança do Vaticano.

Pessoas próximas ao religioso estão desconfiadas que, após a escolha do novo papa, ele volte a pensar na formação de um time profissional. Ele até sonha com alguns brasileiros “Que estudem nas  universidades pontifícias espalhadas pelo mundo ou até podemos recrutá-los nos seminários”. Hoje em dia, Bertone é responsável pelo campeonato clerical do Vaticano, onde jogam, obviamente, apenas religiosos. Ele não perde um jogo e chegou até ser comentarista esportivo de rádio na década de 90.

Para quem não sabe, 118 cardeais escolherão o novo papa. Entre eles estará ainda Fiorenzo Angelini, um obsessivo fã da Roma. Ele atua até hoje como comentarista dos jogos do Campeonato Italiano numa rádio. Ele ficou muito famoso em 1998, quando causou polêmica ao afirmar que um pênalti não marcado de Mark Iuliano em Ronaldo, durante clássico entre Juventus e Internazionale, “poderia ser visto até por um cego”.

De Lauro Jardim, em ‘Veja’: “O contrato da Peugeot com o Flamengo prevê bônus para os jogadores que melhor expuserem a marca do patrocinador - seja em entrevistas, programas de TV e até em campo. Os mais disciplinados ganharão carros.”

Após ser bombardeado pela negociação que levou Barcos ao Grêmio – chegaram Vílson, em definitivo, além de Léo Gago, Leandro e Rondinelly, por empréstimo, mais compensação financeira e o Grêmio pagando ainda R$ 2,15 milhão dos salários atrasados do atacante e mais R$1,5 milhão junto a LDU -, o Palmeiras terá nos próximos dias mais um grande problema financeiro para resolver. Trata-se do meio-campista Wesley, contratado junto ao Werder Bremen-ALE. O valor do passe foi 6 milhões de euros, mais U$ 600 mil de comissão. O Verdão, através de Arnaldo Tirone à época da negociação, garantiu que pagaria em três parcelas. Como agora não está mais no comando...

Corinthians e Palmeiras, clássico de maior rivalidade do futebol paulista, será o grande destaque do estadual no fim de semana. A partida será no domingo, 16 horas, no Pacaembu. Vivendo fases totalmente antagônicas, os times vão se enfrentar com o alvinegro podendo ser considerado favorito. Outro jogo interessante colocará frente a frente, Ponte Preta e Santos, respectivamente líder e vice-líder do Paulistão. O confronto vai acontecer às 18h30, no domingo, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Demais jogos válidos pela 8ª rodada, 1ª fase, Paulistão: amanhã, 17 horas, XV de Piracicaba x Guarani; União Barbarense x Mogi Mirim. Às 19h30: São Paulo x Ituano; São Caetano x Bragantino; Mirassol x Botafogo; São Bernardo x Paulista. No domingo, 18h30: Oeste x Penapolense; Atlético Sorocaba x Linense. E anteontem, no fechamento da rodada do carnaval, em Piracicaba, o XV (9 pts) empatou com o Linense (13 pts), 1 x 1. O garcense Cássio L. Zancopé atuou como adicional nessa partida.

Fonte: Jornal Comarca de Garça