terça-feira, 14 de outubro de 2014

Destaque Esportivo: o meio-campista que se tornou um dos mais respeitados dirigentes do futebol suíço


Batata: o grande responsável pela existência do Centenário no futebol suíço
O meio-campista que se tornou um dos mais conhecidos dirigentes do futebol suíço
João Carlos Martins, 53, sempre foi um meio-campista de bons predicados técnicos. A sua técnica e habilidade o levaram a defender algumas equipes bem conhecidas do futebol amador, entre elas, Trans-Ribas, Frigus e Real Garcense. Porém, em dado momento, ao atuar no Centenário, identificou-se com a equipe de tal forma que acabou até fundando um time homônimo, que se tornou, ao longo dos anos, um dos mais tradicionais do futebol suíço. Você conhecerá hoje a história do popular Batata, dirigente-máximo do Centenário, que há anos é presença obrigatória na modalidade.
Além das equipes citadas, Batata ainda atuou na `Segundinha´, certame que foi organizado nos anos 80 e início da década seguinte em nossa cidade. Por lá defendeu Aracéli e Olímpia, entre outros.
Mas retornou ao Amador, quando passou a defender o Centenário. Foi aí que tudo começou a mudar em sua trajetória esportiva. Totalmente à vontade no time e residindo no bairro, Batata passou de atleta a dirigente.
Não demorou muito e lá estava ele com o Centenário no futebol suíço, onde comanda aquela agremiação há mais de uma década. Já foi técnico, presidente, voltou a ser técnico e continua sempre à frente do time, que na atual temporada não cumpre campanha das mais positivas.
Foi sob a sua batuta que o Centenário, em 2007, conquistou o título mais importante de sua história: a Copa Universitária. Voltou a decidir a competição no ano passado, quando se sagrou vice-campeão, ao ser derrotado pelo Vimec.
Com toda a sua atuação e presença, alcançou o respeito dos adversários, tornando-se um dos mais conhecidos dirigentes da modalidade. Enfim, mais um esportista que de grande contribuição ao futebol garcense.


O antepenúltimo agachado, em 1995, defendendo o Centenário no futebol amador

Um flagrante que term 26 anos: jogando pelo Olímpia, na extinta `Segundinha´ (o 1º atleta em pé)
 
Já no futebol suíço, com a sua querida equipe em 2005

Despedida como atleta aconteceu no suíço máster
Sempre envolvido com o futebol, Batata, mesmo dirigindo o Centenário no futebol suíço, por um bom tempo, encontrava tempo para atuar como atleta no máster.
Chegou a jogar pelo Extintores Garça e Guanabara, onde chegou a comemorar o título municipal de 2007. Ainda jogou pelo CAF, mas logo acabou sentindo o `peso´ da idade e das condições físicas, continuando apenas como dirigente do futebol suíço.


No suíço master com o Guanabara, o quarto agachado

“Eles não me deixam parar”
 Nem bem está terminando a temporada, Batata já começou a pensar no time que formará em 2015.
“Não deixam eu parar. Eu quero parar, mas não tem jeito”, revela, referindo-se aos atletas e também à tradição do Centenário, que tem lugar cativo no futebol suíço.
No agradável contato com o `Comarca´, ele fez questão de frisar que vai montar time de novo e prefere esquecer a atual temporada. “Realmente não foi um ano bom. Por isso já temos que pensar no ano que vem”, finalizou.

Um flagrante inesquecível: campeão da Copa Universitária em 2007

Dirigente já começou a pensar na formação do time para 2015

Desânimo com a campanha negativa na atual temporada? Que nada, o que vale mesmo é a continuidade da equipe