terça-feira, 21 de outubro de 2014

Destaque Esportivo: um atleta muito identificado com os times da Cavalcante


Missão, atleta identificado com a vila Cavalcante
Ele é um defensor canhoto, que já disputou vários títulos, sempre defendendo equipes do bairro Cavalcante. Recentemente foi vice-campeão com a Ferroviária no Amador e na mesma semana, conquistou o título da Copa de Futsal pelo Casinha de Lata/Emplac. Você conhecerá hoje um pouco mais da trajetória de Edmilson Teixeira, o Missão, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana.
Tendo o vigor físico e o respeito que impunha aos adversários como suas principais características, Missão começou a se destacar no Campeonato Amador, no final dos anos 90. Inicialmente defendeu algumas equipes médias, até chegar ao Cavalcante, um dos grandes da época.
Em 2000, como titular absoluto e com uma regularidade incrível, ele foi o lateral-esquerdo na inesquecível campanha do alvinegro, que, ao derrotar o Bandeirantes/Álvaro de Carvalho, sagrou-se, pela primeira vez, campeão amador.
Continuou a disputar as principais competições do nosso futebol, porém, voltou a festejar novamente uma conquista em 2008, quando o Cavalcante levantou o caneco ao levar a melhor sobre o SEC.
Sempre com bons intervalos, o defensor, já como um eficiente zagueiro, venceu mais uma vez o mais tradicional certame da cidade em 2013, com a Ferroviária, que se tornava naquela temporada, campeã inédita.
Tentou o bi-campeonato neste ano, porém, contrariado, teve que se contentar com o vice, após derrota na final ante ao JP/Vimec. Pelo ótimo futebol apresentado, segurança que passa aos companheiros, torcedores e comissão técnica, apesar de sua longa jornada em nossa várzea, Missão ainda deverá desfilar a sua classe e categoria por muitas competições. Assim esperam aqueles que gostam de apreciar um futebol bem jogado, a principal característica do nosso `Destaque Esportivo´.


Jogando pela PPA, no Campeonato Amador de 1999 (antepenúltimo em pé)

No primeiro título amador do Cavalcante, lá estava o Missão (7º em pé), ano 2000

Com o filho Dione, no amador do ano passado, ambos defendendo a Ferroviária

No título inédito do Casinha de Lata, teve participação decisiva
Muitos se surpreenderam ao ver Missão atuando pelo Casinha de Lata/Emplac na Copa de Futsal. Além de nunca ter atuado na modalidade, ele destoava, a princípio, do restante do elenco, que tinha como a virtude mais conhecida, a jovialidade.
Porém, aos poucos, foi se tornando uma espécie de `porto seguro´ dos jovens atletas, com uma atuação muito elogiada, inclusive pelo técnico Lê Sheik, que viu no fixo, o `ponto de equilíbrio´ da equipe, um verdadeiro atleta de grupo, que tinha como principal preocupação, o bem-estar do grupo, a tranquilidade do vestiário, independente de seu tempo de atuação dentro da quadra. Um exemplo para ser elogiado, mas que não causou surpresa alguma, devido ao caráter e formação de Missão.
Aliás, na decisão frente ao Carrossel, quando restavam 19 segundos, no retorno após o apagão, ele entrou em quadra no lugar de Léo Márcio, só para ter condições de cobrar a penalidade, que foi maravilhosamente convertida por ele.


No título do Casinha de Lata, Missão chamou a responsabilidade, cobrando e convertendo a sua penalidade com maestria

O quarto perfilado, momentos antes da decisão frente ao Carrossel

Atuação também se estende ao futebol de areia
Terminou a temporada do futebol amador e do futsal. Mas isso não é problema algum para Missão, que segue em atividade, atuando no futebol de areia, pelo São Lucas.
Aliás, fim de semana sem futebol não existe para ele, que integra uma das famílias mais tradicionais do esporte garcense – é primo do conhecido Neno Cabeção, da Ferroviária. Aliás, em contato com o `Comarca´, Missão vez questão de frisar o apego à família, segundo ele, “A base de tudo”. E fez questão de citar uma grande curiosidade: foi o único atleta campeão do futsal, que já era avô. “Meu netinho tem pouco mais de um ano”, revelou, emocionado.
Esse é o Missão, que no auge de seus 37 anos segue colecionando amigos, disputando campeonatos em alto nível e sendo um dos atletas mais festejados do futebol garcense. Um grande exemplo, que merece todas as homenagens possíveis e imagináveis.


No futebol de areia, defende o São Lucas

Levantando o troféu de campeão com a Ferroviária, em 2013

Em atividade pelo Cavalcante, com quem faturou dois títulos do certame mais tradicional da cidade