sábado, 11 de outubro de 2014

Judô garcense em busca do sonho olímpico brasileiro


Associação de Judô de Garça: sonho olímpico move os atletas aos bons resultados
Neste sábado (11) será realizado na cidade de Mauá, São Paulo, o Campeonato Paulista de Judô, uma das mais importantes competições do país. Atletas garcenses que integram a Associação de Judô de Garça participam do evento, um teste de fogo para os jovens lutadores que vão enfrentar os melhores do Estado. É mais um passo dentro do ambicioso projeto da Associação, cuja meta é ter um atleta de Garça nas Olimpíadas de 2014 que serão realizadas no Brasil.

De acordo com o professor Eduardo, o Campeonato Paulista é um dos mais respeitados eventos do Brasil. Para ter o direito de participar desta competição os atletas precisam passar por duas seletivas. A primeira regional, onde se filtram os três melhores competidores de cada categoria entre 16 cidades da Alta Paulista. Posteriormente os classificados passam para a segunda fase de nível interestadual, onde se juntam com mais seis polos regionais que também passaram por eliminatórias e se classificam somente os três primeiros.

O interestadual tem a seletiva de campeões, vice e terceiro colocados numa disputa de eliminações com 112 cidades participantes. Quando se consegue a vaga para o tão sonhado Campeonato Paulista se juntam os 22 melhores atletas de cada categoria do Estado de São Paulo, que também participaram de suas seletivas para poder estarem ali. A competição conta com 46 categorias sendo divididas por peso e idade.

“Quando se fala de Campeonato Paulista de Judô é a oportunidade de muitos sonhos, pois conseguindo classificação entre os 3 primeiros colocados surge de imediato o convite de grandes equipes da capital. Exemplo disso, no ano passado a atleta feminina Maria Eduarda Carvalho foi campeã paulista na cidade de Mairiporã, conseguindo diversos convites de clubes da capital com contratos e valores promissores”, explica o professor Eduardo.

Atualmente no Brasil um terço da população é praticante de judô. Em Garça, um claro exemplo dessa paixão por esse esporte pode se vista na Associação de Judô de Garça, comandada pelo professor Eduardo, e que atualmente conta com 140 alunos matriculados. “A associação está desenvolvendo um projeto para termos um atleta de Garça nas Olimpíadas de 2014 que serão realizadas no Brasil. Pela trajetória de sucesso que todos os alunos vêm demonstrando ao longo do ano participando de competições por todo território nacional, conseguindo sempre estar nos lugares mais altos do pódio, acredito que esse é um sonho possível”, diz o professor. Eduardo explica que o judô não somente forma bons atletas e lutadores, mas também cidadãos de bem, como confirma a UNESCO e o COI.

A UNESCO declarou o judô como melhor esporte na formação inicial para as crianças e jovens de 4 - 21 anos e uma prática regular em qualquer idade, permitindo uma “educação física integral”, promovendo, através do conhecimento do esporte, todas as possibilidades psicomotora (localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogando, puxar, empurrar, rastejando, pulando, rolando, caindo, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e os pés, etc.) e de relacionamento com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico e introduzindo técnico-táticos de esportes de iniciação forma adaptada, além de buscar uma adequação geral ideal. Já o COI considerou o judô esporte mais completo, promovendo os valores da amizade, participação, respeito e esforço para melhorar.


O professor Eduardo agradece o apoio das empresas IPEC, MTRONIC, VANSEG, que sempre apoiam as ações da associação. As aulas de judô são realizadas na sede da Associação de Judô, na Rua Carlos Ferrari 1341, Rebelo. Para maiores informações entre em contato pelo telefone 3406-3309.  


Fonte: Jornal Comarca de Garça