Regulamento
Geral – Olimpíada Escolar Garcense/2.012
I
- DA REALIZAÇÃO:
A Olimpíada Escolar
Garcense, em sua 3ª edição, será realizada no naipe masculino e feminino.
II
- DA COMPETIÇÃO:
Artigo
1 –
Da OLEG – 2012, podem participar os alunos matriculados regularmente na 3ª e 4ª
séries (4º e 5º ano) do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, além das
escolas particulares de Garça.
Artigo 2 – As competições serão disputadas com pontuação
independente entre si no masculino e feminino;
Artigo
3 –
As equipes serão diferenciadas pelas cores das camisetas – no caso daquelas que
tenham – ou através de coletes.
III
– DAS MODALIDADES
Artigo
4
– A OLEG - 2012 será disputada nas seguintes modalidades em ambos os sexos: futsal,
queima, dominó, dama, lance-livre e handebol;
Artigo
5
– As modalidades obedecerão às seguintes regras:
-
Futsal – Dois (2) tempos de 10
minutos. Empate, pênaltis alternados em nº de três (3), não podendo ser o mesmo
batedor. Novo empate, cobranças alternadas, até que se conheça o vencedor.
Número mínimo de atletas: oito (8). É obrigatória a substituição de três (3)
atletas ao término dos primeiros cinco minutos. Estes devem permanecer em
quadra até o encerramento do 1º tempo.
-
Lance livre – Cada equipe com três
competidores, que arremessarão dez (10) lances livres cada. Em caso de empate,
uma cobrança alternada para cada equipe. Número mínimo: dois (2) atletas (neste
caso, uma equipe arremessaria 30 lances e a outra, 20);
-
Dominó – Três (3) confrontos
envolvendo alunos diferentes. Número mínimo de participantes: dois (2). Neste
caso a equipe já entra perdendo por 1 x 0. Serão sete (7) pedras para cada
aluno. Dará a saída quem tiver o maior “doublé”. Vence quem acabar de jogar
primeiro as pedras. Haverá compra até o final das pedras. Em caso de se
“fechar” o jogo os pontos das pedras em suas mãos são contados, vencendo aquele
que tiver a ‘MENOR’ pontuação;
- Damas
- Três (3) confrontos envolvendo alunos diferentes. Número mínimo de
participantes: dois (2). Neste caso a equipe já entra perdendo por 1 x 0.
Haverá um sorteio simples para se conhecer quem atuará com as peças brancas,
que darão início à partida. No caso de possibilidade, é obrigatório capturar a
peça do adversário. Essa captura também será permitida “para trás”;
Parágrafo
único: Os envolvidos nas disputas do dominó e damas ficam responsáveis por providenciar
os jogos.
-
Queima – Fica definida a participação máxima de 10 alunos por equipe. O
“coveiro” já queima “de primeira”. Não existirão “vidas”. Se a bola bater no
chão antes de queimar, o lance fica sem efeito. O limite da quadra será a marcação
do voleibol;
-
Handebol – Número de participantes mínimo: sete (7), incluindo o
goleiro. Serão utilizadas as marcações do futsal. O handebol terá duração de 15
minutos. Algumas regras serão adaptadas do basquetebol, como “andar”, “duas
saídas” e “bandeja”. Em caso de empate, penalidades máximas (tiros livres) da
marca do lance-livre em número alternado de três (3). Permanecendo a igualdade,
pênaltis alternados até que se conheça o vencedor. É obrigatória a substituição
de três atletas durante a partida, ficando as mesmas a critério de cada
professor.
IV
- DAS DISPUTAS:
Artigo
6 –
Em todas as modalidades, as competições serão eliminatórias (perdendo, está
eliminado). Não haverá disputa de 3º lugar, pois campeão e vice “puxarão” as
demais posições.
Artigo
7
– A pontuação em cada modalidade será a seguinte:
1º) lugar : 13 pontos
2º) lugar : 8 pontos
3º) lugar : 5 pontos
4º) lugar : 3 pontos
5º) lugar : 2 pontos
6º) lugar : 1 ponto
Artigo
8
– Para efeito de definição da classificação geral, serão somados os pontos
conquistados pelas equipes em todas as provas. Tanto no masculino quanto no feminino,
os alunos inscritos receberão medalhas de participação, independentemente da
colocação final de sua escola. Os estabelecimentos de ensino 1º, 2º e 3º
colocado, receberão troféus. Em caso de empate na classificação geral, quem
somou mais pontos na modalidade ‘DAMAS’ ficará
à frente.
Artigo
9
– Em caso de WO (não comparecimento) de uma equipe em qualquer modalidade em
disputa, a mesma ficará alijada (desclassificada) de todas as outras provas da
OLEG/2012. Do início dos jogos (apenas o primeiro da rodada, em cada período),
haverá um tempo de tolerância de 15 minutos. Após este prazo, a equipe será
considerada perdedora por WO. “Nos demais jogos (a partir do segundo, em cada
período) não haverá tempo de tolerância”.
Artigo
10
– Toda e qualquer dúvida referente a OLEG/2.012 deverá ser tirada pelos
representantes das equipes, junto à organização.
Artigo
15
– Todos os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão
Organizadora em reunião extraordinária.
Artigo
16 – A OLEG/2.012 terá a tabela divulgada posteriormente à
abertura, de acordo com reunião realizada.
Secretaria da
Juventude, Esportes e Lazer
Secretaria
Municipal da Educação
Prefeitura
Municipal de Garça