domingo, 29 de dezembro de 2024

Um ano novo como muita saúde, sucesso e prosperidade a todos!

 


Estamos finalizando mais um ano!

Como sempre, tivemos obstáculos, dificuldades surgiram à nossa frente, mas lutamos e vencemos, pois estamos tendo o privilégio de chegarmos a mais um dia 31 de dezembro.

Desejo, eu e meus familiares, muita saúde a todos - o resto corremos atrás -, muito trabalho, sucesso e prosperidade.

São os votos desse blogueiro que faz questão de sempre trazer as informações referentes ao esporte garcense neste espaço, tendo o orgulho de ser o único veiculo de comunicação voltado ao meio esportivo.

Um ótimo 2.025 a todos!

Neto de ícone do futebol amador garcense é o 2º em ranking estadual de tênis defendendo o SPFC

 

Davi tem um futuro imenso no tênis

O jovem tenista Davi Nicolosi de Souza Rosa, de apenas 12 anos, tem se destacado no cenário esportivo brasileiro com uma trajetória impressionante de vitórias e metas ambiciosas para o futuro. 

Filho da garcense Renata Teixeira de Souza e Daniel Nicolosi Rosa, e neto do conhecido Nelson Carvalho de Souza (Nelsinho), o jovem talento integra a equipe de tênis do São Paulo Futebol Clube (SPFC), e vem acumulando títulos e se destacando nas competições da Federação Paulista de Tênis (FPT).  Sua maturidade e profissionalismo impressionam. Em 2024, o jovem atleta disputou 29 torneios, conquistando 11 títulos e 4 vices.

Residente em São Paulo, Davi, hoje “Top 2” do Estado em sua categoria, iniciou sua carreira no tênis em 2019 e, desde então, tem acumulado conquistas em diversas categorias. Com uma trajetória meteórica no esporte, conquistou diversos títulos em 2024, incluindo o mais recente e importante: o Campeonato Master da FPT. A competição reuniu os oito melhores tenistas da categoria, e Davi, após cinco dias intensos de disputa, sagrou-se campeão.

Em 2022, Davi sagrou-se campeão na categoria 10M em duas etapas da Federação Paulista de Tênis, realizadas em Ribeirão Preto e no Yatch Clube Paulista. No ano seguinte, ele continuou a brilhar, vencendo na categoria 11M em várias etapas, incluindo Ribeirão Preto, Yatch Clube Paulista, Clube de Campo São Paulo e Slice. Além disso, Davi foi vice-campeão brasileiro na categoria 11M - Duplas em Uberlândia.

O ano de 2024 tem sido especialmente frutífero para Davi, que conquistou títulos na categoria 12M em diversas etapas da Federação Paulista de Tênis, incluindo Play Tennis, Slice e Yatch Clube. Ele, que compete tanto em categorias individuais quanto em duplas, também se destacou no Masters Infanto Juvenil e no Interclubes Duplas 12M.

METAS AMBICIOSAS

Com tanto talento e dedicação, as expectativas em relação ao futuro de Davi são altas Suas metas para o futuro são claras. O jovem tenista já demonstra um grande potencial e tem como objetivo competir em pelo menos 10 torneios nacionais de grande relevância, visando ganhar experiência, melhorar seu ranking nacional e aumentar sua visibilidade no cenário esportivo brasileiro. No âmbito internacional, Davi pretende participar de cinco a sete torneios, incluindo competições na América do Sul, América do Norte e Europa, buscando exposição a diferentes estilos de jogo e a oportunidade de se destacar globalmente.

Além das competições, Davi está focado em seu desenvolvimento técnico e físico, com o objetivo de aumentar a intensidade e a qualidade dos treinamentos, aprimorando suas habilidades técnicas e táticas para melhorar seu desempenho em quadra.

O atleta ao lado do avô


Nelsinho e o neto Davi (logo atrás), e demais familiares da jovem revelação do tênis paulista: Renata, Luis Felipe, Alexandre, Mariana Fernanda, Lorella e a matriarca, Dirce (in memorian)

LEGADO ESPORTIVO 

O amor pelo esporte corre nas veias de Davi. Seu avô, Nelson Carvalho de Souza, é uma lenda do futebol garcense. Conhecido por criar e liderar o lendário time do Ipiranga, Nelson revelou inúmeros talentos para o futebol amador e profissional, além de ter sido funcionário do Departamento de Esportes do município em diversas oportunidades.

Apesar de ter dedicado sua vida ao futebol, Nelson acompanha de perto a trajetória do neto no tênis e se mostra orgulhoso de suas conquistas. “É uma emoção indescritível ver o Davi brilhando no esporte. Ele está mostrando muito talento e dedicação, e tenho certeza que irá muito longe”, afirma o avô coruja. 

Com uma trajetória já repleta de conquistas e metas ambiciosas para o futuro, Davi Rosa é um nome promissor no tênis brasileiro. Sua dedicação e talento são evidentes, e ele continua a inspirar jovens atletas. 

“Agradeço a todos que me apoiaram e acreditaram em mim durante esse ano incrível. Quero dedicar essa conquista a minha família, ao meu time, meu clube, e aos meus treinadores, que me ajudaram a crescer tanto dentro quanto fora das quadras”, disse Davi após a conquista do mais recente título.

Novidade no suíço livre: Trem Bala vai integrar a competição em 2.025

 

Atual vice no futsal, Trem Bala deve ser uma das novidades do suíço livre/25

Uma informação muito interessante chegou a mim neste fim de semana: de que o Trem Bala passaria a disputar o futebol suíço livre.

O representante jafense tem muita tradição no futsal, onde faturou dois títulos. Em 2.024, subindo de produção na hora certa, o TB chegou à decisão, quando acabou superado pelo 100 Conflitos, outro que faz `jornada dupla´ (livre e futsal).

A confirmação foi passada pelo atacante Bilico, grande artilheiro do nosso futebol. Desejo ao Trem Bala, muito sucesso nessa nova empreitada!

Casados x Solteiros: agora no Sol Nascente, novamente os casados venceram

 

Um domingo (29) com o tradicional clássico de fim de ano, Solteiros x Casados. Primeiro o encontro ocorreu no São Lucas e agora, no Sol Nascente. Novamente aconteceu a vitória dos `dominados´, e pelo mesmo placar: 5 x 3. Acompanhe alguns flagrantes:

Casados fizeram questão de comemorar bastante e ainda lembrar o placar


Confronto, muito aguardado, foi realizado no campo do Sol Nascente


Festa celebrou bastante a amizade entre os envolvidos


Se teve um que aproveitou muito esse teve nome: Paulo Martins


Outro que se fartou no pós-jogo: Bagaço


Muitos nomes bem conhecidos do esporte garcense pestigiaram o evento


Totonho & Cia. Ilimitada no `pos-jogo´



Os `comes´ deixaram todos com água na boca



Claro que a resenha do Olodum não poderia faltar!!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Recordar é Viver: "Tiarin Giovani, um guerreiro são-paulino"

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

No último dia 17 estivemos prestigiando, no Teatro Municipal, a solenidade de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos para os anos de 2025 à 2028. Uma solenidade `show de bola´, comandada pelo dr. Felipe Guinsani, juiz eleitoral responsável pela 47ª zona, que engloba as cidades de Gália, Álvaro de Carvalho, Fernão, Alvinlândia e Garça.

À medida que o candidato era chamado para receber o seu diploma, eram aplausos e mais aplausos, uma verdadeira “festa nas arquibancadas”, ou melhor, nas cadeiras da “Sala Miguel Mônico”, todas tomadas.

De todos eleitos, um nos chamou a atenção em especial: Tiarin Giovani Nobre Gonçalves, vereador eleito em Álvaro de Carvalho. Um garoto que praticamente vimos nascer, um “verdadeiro” Tiarin, legítimo até nome. Tudo graças à amizade que tivemos com seu pai, o Heitor “Tiarin” Gonçalves, onde jogamos bola juntos no Ipiranga e no Garça, nos anos de 1970 à 1980. O Tiarin Giovani nasceu aqui em Garça e atualmente mora em Álvaro de Carvalho, trabalhando na Penitenciaria daquela cidade. Ficamos sabendo que no mês de março de 2000 sofreu um grave acidente automobilístico. Desde então é portador de necessidades especiais/cadeirante.  Também gosta do futebol  e é torcedor do São Paulo FC.

Em se falando de política, o Tiarin foi candidato a vereador em 2004. Conseguiu uma boa votação, foi o quarto mais votado. Entretanto não foi eleito, devido ao coeficiente eleitoral. Não desanimou jamais, seja na vida pessoal ou na solidariedade junto à comunidade carvalhense.

Desde o ano de 2011, faz um belo trabalho, ajudando as pessoas mais necessitadas daquela cidade, principalmente no Natal. Neste ano de 2024, decorridos vinte anos, resolveu novamente sair candidato a vereador. Não deu outra, sendo eleito com 153 votos, o quarto mais votado ao Legislativo. Agora já visualiza um novo desafio pela frente, que com certeza, irá enfrentar sempre de cabeça erguida, como um verdadeiro guerreiro, e com aquela bravura, tal como seu pai, o Heitor, demonstrava nos campos de futebol. Como sempre dizia o saudoso Carlão da Eletrônica, com suas frases enigmáticas: “Que os atuais políticos eleitos, sejam bem melhores dos que estão saindo. E piores dos que irão assumir em 2029”. A população agradecerá, com certeza.

DIA 19/08/1979: Neste dia, um domingo, o Ipiranga enfrentou o Paulista, jogo válido pelo Campeonato Amador, marcado para começar às 8 horas, no “Platzeck”. Estávamos nos vestiários se trocando, e o técnico Jair Cassola, dando as primeiras instruções. O massagista Lourenço já distribuindo as camisas. Meio que em cima da hora, chega o Heitor, chuteiras debaixo dos braços, pronto para jogar. Todo empolgado, pede o material e fala: “hoje estou contente, nasceu meu filho”, por isto, peço uma vitória de presente para ele. Estou chegando do hospital, passei a noite lá. Depois nós vamos na casa dos meus pais, para comemorar. Alegria geral, e uma salva de palmas. Até que o Sarará, pergunta: “E como o menino vai chamar?”. O papai mais fresco da época, responde de pronto: “Tiarin”, e explicou porque. “Não adianta eu pôr o nome de Roberto Carlos (cantor) ou Wanderley Cardoso (cantor), ou Rivelino (jogador), que todos vão chamar de Tiarin. Então eu vou registrar como Tiarin e pronto. Mais festa nos vestiários.

Quanto ao jogo, vencemos fácil, 4 a l, 2 gols deste articulista, Chico Ramalho e Toninho Marques. E ainda tivemos um pênalti a favor. Adivinha que foi o escolhido para cobrar?  Ele mesmo o Heitor, para fechar com `chave de ouro´. Ajeitou a bola, esperou o apito do `juizão´ Moises Rodrigues Santana, e chutou. A bola caprichosamente bateu no travessão, voltou e o goleiro Zé Reinaldo agarrou. Talvez foi a noite mal dormida, ou a felicidade pelo nascimento do filho. Olha que sempre foi um bom batedor de pênaltis. Após o jogo, o time inteiro foi para a casa da família Gonçalves (ou Tiarin) comemorar, à rua Júlio Prestes, no começo da Vila Salgueiro. Um porco no tacho já estava sendo preparado no fogão a lenha. A festa durou por todo o domingo.


HEITOR “TIARIN”:
Foi um jogador polivalente, pois atuava em várias posições. Na defesa era um verdadeiro “carrapato’ na marcação. Na frente marcava gols. Foi o artilheiro do Campeonato Amador de 1975, desbancando grandes atacantes da época. Lembro que o Heitor jogou no Tupi, Ipiranga, Araceli, Vasquinho. No Ipiranga foi campeão amador em 1976. Além, é claro, de defender o Garça FC. Nos anos de 1976, 1977 e 1978. Veja uma das formações do Garça, do ano de 1976. Em pé, da esquerda para direita: João Azevedo, Pedroso, Joãozinho, João Luiz, Abegar e Jair goleiro; agachados: Heitor, Cláudio Belon, Osmar Silvestre, Tico e Tonho Nego.

O Heitor foi casado com a Isabel (já falecida) e o casal teve três filhos: além do Tiarin, as gêmeas Sophia e Suelen. O Heitor faleceu no dia 13 de junho de 1995, em Álvaro de Carvalho, com apenas 41 anos, mais deixou um legado que jamais será esquecido e ficou eternizado. Quanto ao apelido não descobrimos ao certo a origem. Mas era assim que era chamado o patriarca da família, o sr. Orlando Gonçalves, por causa da origem italiana.

O irmão Luizão e o sobrinho Guilherme no campo que homenageia Heitor Gonçalves, em Garça



O Heitor é um dos poucos esportistas que tem o nome perpetuado em duas cidades: em Garça, num dos campos do futebol suíço no Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas”, e em Álvaro de Carvalho, no Ginásio Municipal (fotos). Para você um feliz e próspero ano de 2025 !!!

Basquetebol: garcense é o cestinha e integrante da `Seleção do Campeonato´ da LBC

 


O basquetebol garcense continua firme em suas atividades!

Durante a temporada/24 integrou o Campeonato Adulto promovido pela Liga de Basquetebol do Centro Oeste Paulista, sediada em Bauru e credenciada pela Federação Paulista, na comemoração dos seus 25 anos de atividades.

A equipe chegou às semifinais da Série Prata, sucumbindo diante de Assis, que teve a vantagem de jogar em casa. Porém, mesmo não conquistando o direito de decidir o certame, Garça teve duas conquistas individuais: o cestinha e integrante da competição é da Sentinela do Planalto.

Estou falando do ala/armador Eugênio, o `Kinzinho´, que foi o maior pontuador do campeonato e ainda acabou escolhido para compor a `Seleção do Campeonato´. Aliás, nenhuma novidade, pois todos os anos ele tem se destacado em qualquer das competições que integra.

A entrega dos prêmios será feita posteriormente, em data e local a serem confirmados pela LBC.

Parabéns, Kinzinho!

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Que esse seja o melhor Natal de sua vida!



Essa é a estação = 🎄🎁

Essa é a razão = ✝️❤️

Assim como Jesus dividiu a história da humanidade, Ele também pode dividir a história da sua vida. Nesse Natal celebre a graça e a salvação de Deus.

Desejamos a você e sua família um Natal abençoado por Deus!

Garcense vence competição de botonismo em Marília

 

Os participantes do evento realizado em Marília


Tico Cassolla finalizou o ano com mais uma conquista

Ac
onteceu no sábado (21) a "Taça Cidade de Marília" de futebol de mesa, que contou com 4 botonistas, fazendo um duelo entre as cidades de Garça-SP e Marilia-SP, cada uma representada por 2 atletas.

A competição, na modalidade 12 toques com pastilha e vidrilha 45 mm, foi realizada no espaço esportivo da Sakal Bordados. O botonista Tico Cassolla, de Garça, terminou como campeão invicto, vencendo todos os jogos que disputou. A grande novidade desta etapa foi a estreia do mais novo botonista Davi, apenas 9 anos, que colocou seu time em campo e que fez suas partidas emblemáticas, realizando jogadas rápidas e jogando de igual pra igual, como aconteceu no duelo com o experiente botonista Tico Cassolla (68 anos), de Garça.

E o garotinho Davi foi um verdadeiro gigante em "campo", enfrentando de igual para igual os adversários. A seguir neste ritmo, será um botonista de destaque no futebol de mesa.

Conforme o regulamento, todos jogaram entre si, em turno e returno. A Classificação final: 1º) Tico Cassolla, de Garça; 2º) Marcelo Kagueiama, de Garça; 3º) Claudinho, Marilia; 4º) Davi, de Marilia.

No total foram realizados 12 jogos, com 32 gols marcados e média de 2,6 gols/jogo. Segundo o anfitrião e organizador Claudinho, os dois primeiros colocados garantiram vaga para disputar a "Taça Libertadores", que ainda contará com os dois melhores botonistas ranqueados de Marilia, evento que deverá ser realizado, provavelmente, na segunda semana de janeiro de 2025.

Quase três dezenas de atletas foram selecionados durante a 2ª Interior Cup

 

Gustavo Mendes (D) esteve à frente da organização que atingiu todos os objetivos

Recentemente, com a organização ficando com o Gustavo Mendes, responsável pela escolinha Resiliência 014 Sports, acnteceu no Conj. Pol. Manoel G. Chagas, a 2ª edição da Interior Cup, evento que contou com expressiva participação de entidades da região e até de outros estados. 

Ao final, o Craquinho/Marília (sub/08 e sub/10), além do CHG Sports (sub/12), foram os vencedores das categorias em disputa, porém, o que chamou a atenção foi a presença de vários observadores de equipes que são referência nas categorias de base do futebol nacional.

Ao final, foram selecionados 28 jovens talentos entre mais de uma centena de participantes, para a participação em períodos de observação nas equipes em 2.025.

Tal resultado mostra o acerto na realização do evento, que encerrou as atividades do futebol de base em 2.024.

Que no próximo ano possam acontecer mais competições como essa!

domingo, 22 de dezembro de 2024

Mais uma equipe divulga os amistosos da pré-temporada do suíço/25

 

Toninho Fialho (E) e o técnico Pelatte: Juventude vem forte para 2.025

Após Dinos e Inter F.R., que apresentaram recentemente toda a programação de jogos preparatórios para a temporada/25 do futebol suíço, o Juventude também faz o mesmo e confirma os adversários a partir de janeiro.

Tradicional agremiação da modalidade, em atividade há mais de duas décadas, o alvinegro manteve a base e ainda reforçou o elenco com algumas aquisições pontuais. Podem ter certeza de uma coisa: o Juventude virá ainda mais forte para o próximo ano. Acompanhe a agenda, sempre com início às 8 horas:

Janeiro/25 - 

12 - Juventude x CAMV

19 - Juventude x Os Pior

26 - Juventude x Inter F.R.

Fevereiro/25 - 

09 - Juventude x Dinos

23 - Juventude x VKT

No São Lucas/Mondrian, `Casados´ vencem no encerramento do ano

Conforme frisei em post anterior: o `Solteiros x Casados´ do Jardim São Lucas/Mondrian é uma das disputas ais acirradas em se tratando de jogos festivos de fim de ano.

E não foi diferente o encontro realizado neste penúltimo domingo e 2.024, no campo do Mondrian. contando com a presença de muitos conhecidos, o jogo apontou a vitória, mais uma vez, dos `Casados´, desta vez pelo placar de 5 x 3. 

Meu amigo Bagaço me passou a informação e me encaminhou vários flagrantes que faço questão de compartilhar com todos vocês:

Em mais um ano, os `Casados´ levaram a melhor no confronto


`Solteiros´ terão que esperar até o ano que vem pela revanche


Antes do jogo não poderia faltar a motivante preleção dada pela maior referência ofensiva da historia do futebol do São Lucas, Zóio


Lance do jogo no momento em que os `Casados´ atacavam


Campo do Mondrian foi o palco da partida 


Em vídeo, momento da partida que apontou o placar final favorável aos `Casados´, 5 x 3 



Torcedores, bastante `animados´, prestigiaram o jogo



Referência ofensiva também foi pra churrasqueira na preparação dos comes




Pós-jogo foi ali mesmo, sob as árvores

Botonismo: Municipal garcense viveu a 5ª temporada

 

A `Botonística´, Taça Wanderley `Tico´ Cassolla, teve Pelegrini como pentacampeão (2.020/21/22/23/24)

O futebol de mesa encerrou na última semana a 5ª temporada de sua história com um feito difícil de ser batido: o pentacampeonato de Cassiano Pelegrini.

A etapa final intitulada `Mercado Ducido`, a 30ª etapa da história dos confrontos no município, contou com os 8 melhores botonistas da temporada no sistema de pontos corridos. 

Pelegrini conquistou mais uma etapa e ficou com o título do ano pela 5ª vez consecutiva. O botonismo garcense conta com o apoio do Grêmio Teatral Leopoldo Fróes , SEJEL, DBG - Distribuidora de Bebidas, GARSEG e Ducido Mercado.Veja os resultados abaixo:

ETAPA - MERCADO DUCIDO DE FUTEBOL DE MESA

RODADA 1 -

Bonassa 3×2 Cassiano (B. CLÁSSICOS)

Julio 1×0 Luporini (PALESTRA)

Michel 0×5 Paulo (PAKALOOCOS)

Tico 7×2 Ronaldo (GTL1)

RODADA 2 -

Bonassa 1×3 Julio (PAKALOOCOS)

Michel 1×2 Cassiano (PALESTRA)

Tico 1×0 Luporini (GTL1)

Ronaldo 2×3 Paulo (B. CLÁSSICOS)

RODADA 3 -

Bonassa 0×4 Michel (PALESTRA)

Tico 3×3 Julio (PAKALOOCOS)

Ronaldo 2×3 Cassiano (GTL1)

Paulo 1×0 Luporini (B. CLÁSSICOS)

RODADA 4 -

Bonassa 3×2 Tico (GTL1)

Ronaldo 4×0 Michel (B. CLÁSSICOS)

Paulo 2×2 Julio (GTL1)

Luporini 0×1 Cassiano (PAKALOOCOS)

RODADA 5 -

Bonassa 1×2 Ronaldo (PAKALOOCOS)

Paulo 3×5 Tico (B. CLÁSSICOS)

Luporini 0×1 Michel (PALESTRA)

Cassiano 3×2 Julio (GTL1)

RODADA 6 -

Bonassa 5×4 Paulo (B.CLÁSSICOS)

Luporini 0×1 Ronaldo (GTL1)

Cassiano 5×1 Tico (PALESTRA)

Julio 2×1 Michel (PAKALOOCOS)

RODADA 7 -

Bonassa 1×0 Luporini (PAKALOOCOS)

Cassiano 8×3 Paulo (B.CLÁSSICOS)

Julio 1×2 Ronaldo (PALESTRA)

Michel 2×5 Tico (GTL1)

GOLS DA ETAPA -

121 média de 4.40 por jogo

MELHOR ATAQUE -

Cassiano e Tico 24 gols

MELHOR DEFESA -

Cassiano 12 gols

Botonistas garcenses em momento de confraternização: modalidade já está consolidada no município

CLASSIFICAÇÃO - ETAPA

1° Cassiano 50 pts

2° Tico 35 pts

3° Ronaldo 30 pts

4° Bonassa 25 pts

5° Julio 20 pts

6° Paulo 18 pts

7° Michel 15 pts

CLASSIFICAÇÃO - GERAL/ANUAL 

1° Cassiano 220 pts (campeão)

2° Tico 170 pts

3° Ronaldo 146 pts

4° Paulo 128 pts

5° Julio📏 125 pts

6° Bonassa 109 pts

7° Michel 72 pts

8° Luporini 69 pts

9° Binho 68 pts

10 Leme 30 pts

11° Eduardo 26 pts

12° A. Neiva 18 pts

13° Enéas, Fanini, Adalberto 12 pts

16° Gustavo 9 pts

17° Marcelo e João Victor 6

sábado, 21 de dezembro de 2024

Mesmo com tempo chuvoso, supermaster teve amistoso neste sábado (21)

 

Técnico João Lucas se mostra muito satisfeito com a sequência de bons resultados
Foto: Arquivo Pessoal

Praticamente na antevéspera do Natal e com o tempo chuvoso em toda a região, a pré-temporada do futebol suíço supermaster garcense seguiu neste sábado com uma partida bastante disputada.

Em campo Palmeiras x Atlético Araceli, que já deviam ter se enfrentado no sábado anterior, com a partida sendo cancelada na ocasião em virtude do mau tempo.

Desta vez o jogo ocorreu com o alviverde ratificando o seu bom momento, vencendo o adversário por 5 x 1 (1 x 1, no 1º tempo). Ney (2), Toninho Lucas, Joel de Duartina e Zé Gaia, foram os marcadores para o time vencedor, que vem numa série de resultados positivos.

Pode ter sido o último amistoso do ano, mesmo sabendo que na categoria, raramente, os times ficam sem atividades.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Um dos mais famosos 'Solteiros x Casados' da cidade acontece neste domingo

 


Fim de ano, período de comemoração e confraternização!

Também é época de muitos confrontos festivos pela cidade, entre os quais, um dos mais conhecidos embates entre Solteiros x Casados, que comumente acontecem.

Estou falando do tão aguardado encontro envolvendo os futebolistas do Jardim São Lucas e Mondrian.

Muita expectativa para mais um jogo, que precederá muitos 'bebes' após a definição do grupo vencedor 

Se você puder acompanhar, certamente presenciará um ótimo espetáculo!

Recordar é Viver: "Salão Avenida, uma tradição da família Fabrício"

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

E como o tempo está passando rápido? O ano de 2024, então, voou, pois já estamos nos últimos dias. Como diria Fiori Giglioti, nos potentes microfones da Rádio Bandeirantes: “O temmmmpo passa, torcida brasileira”. A medida que ele avança, nós vamos envelhecendo e atravessando gerações. Graças a Deus.

Na semana passada fizemos uma visita ao Salão Avenida, localizado à Avenida Faustina, 282. Para nós, o mais tradicional da cidade e também o mais charmoso.

Para nossa surpresa, fomos atendidos pela terceira e quarta geração da família “Fabrício”: os corintianos Luciano Rodrigo Fabrício e o William Codonho Fabrício. Uma família tradicional, que sempre esteve à frente do Salão Avenida, e no mesmo local. Apesar de que atualmente nossos cabelos estão um pouco mais ralos, periodicamente temos que dar um “trato”.

Sentando numa das cadeiras, voltei no tempo, começo dos anos 1960. Lembro que na época o “barbeiro” era o sr. Angelo Batista Fabricio. O salão era popularmente conhecido como “barbearia do surdo”, pois o “seo” Batista tinha um problema de audição. A Avenida Faustina ainda era de terra batida. O salão era bem movimentado, muita gente circulando naquela região. No entorno havia a Companhia Marumbi de Óleos Vegetais e a Fábrica de Óleo e Sabão Serenata, do sr. Manoel Joaquim Fernandes, o “Manolo”.  A estação do trem da Paulista não ficava longe dali, atraindo mais gente ainda. Sem falar que era o ponto de encontro dos esportistas da época. O rádio era o principal meio de comunicação na transmissão dos jogos.

Nossa família morava na colônia da Paulista, e o pai, Salvador Cassola, nos levava para cortar cabelo. Assim que chegávamos, o “seo” Batista já perguntava: “Americano?”. Era o corte da época, numa alusão aos valentes soldados americanos. Isto é, rapava tudo e só deixava um pequeno topete. Hoje acredito que seria até mais por medida de economia. Rapando “zero”, demorava mais tempo para o cabelo crescer e voltar para um novo corte.

Assim que sentávamos na cadeira, o “seo” Batista, sempre calmo e mãos precisas, passava uma maquininha de corte que subia e descia até o pescoço. Às vezes a máquina não estava bem afiada, puxava as pontas do cabelo. Doía um pouquinho, mas nada de reclamar.

Em seguida, ele tinha um potinho de alumínio e dentro havia um creme gelado, que passava na parte de trás do pescoço. De costume afiava a navalha numa madeira com um couro, e dava os últimos detalhes. Aí era a vez de molhar a mãos com álcool ardente e passar na “careca”.  



Pra finalizar, o “seo” Batista, tinha uma bombinha manual de borracha, na cor marrom. Apertava e saía um talco cheiroso, que envolvia o cabelo recém cortado que, às vezes, respirávamos, pois entrava pelo nariz. Depois falava: “Pronto, acabou”. Hora de pagar e voltar para casa. O salão era famoso e estava sempre cheio. Com o passar do tempo, o Natal Fabrício, filho do “seo” Batista, ganhou uma cadeira e começou a trabalhar também. Logo em seguida foi a vez do irmão Edgar. Os dois no mesmo estilo do pai. O Edgar ficou pouco tempo. Resolveu abrir um bar ao lado, na esquina com a Avenida Presidente Vargas. O Bar do Edgar também fez sucesso, pois ali era feito o melhor torresmo da cidade. Especialidade da casa, saboroso e crocante, só ele tinha a receita e não revelava. Infelizmente o Edgar também já nos deixou e o bar foi vendido.

À medida que fomos crescendo, optamos, para cortar cabelo com o Natal. Tudo porque ele gostava de futebol e brincava com os clientes.  Sem falar que era palmeirense roxo. Na verdade para mim, o Natal vibrava bem mais quando o Corinthians perdia um jogo, ou ia mal no campeonato. Normalmente um corte devia durar uns 20 minutos, mas cansei de ficar sentado na cadeira dele por mais tempo, cerca de uma hora. O Natal se empolgava sempre “zoando” o Corinthians. Restava aos clientes aguardar pacientemente a sua vez.

Com o falecimento do “seo” Batista no ano de 2007, o Natal assumiu o comando do salão. Para auxiliá-lo trouxe o filho Luciano, que aos poucos foi aprendendo o ofício. Procurando crescer, foi se aprimorando, estudou na AFAI-Associação Feminina de Assistência a Infância, concluiu o curso de cabelereiro, em junho de 1992. Portanto, já está no oficio há mais de 32 anos. Com o pai trabalhou até janeiro de 2021, quando o Natal faleceu.  


O Luciano foi em frente, o salão não parou jamais. Muito pelo contrário, foi reformado e modernizado, agora atendendo os clientes em outro estilo.

Procurando manter a tradição familiar, o Luciano chamou o filho William. Depois de fazer o curso no Instituto Embeleze, arrumou uma nova cadeira. O William segue firme nos cortes modernos e estilosos, agradando aos novos clientes.   

De fato o tempo está passando, ou melhor, voando. Este articulista cortou cabelo com as quatros gerações dos Fabrícios. Primeiro o “seo” Batista, depois o filho Natal, o neto Luciano e agora o bisneto William. Na esperança de ainda sentar na cadeira e ser atendido pelo trineto. Será?

SALÃO AVENIDA: Foi montando pelo “seo” Angelo Batista Fabricio, no começo do ano de 1960, quando registrou o salão na Prefeitura. Porém, ele já trabalhava bem antes, uns dois ou três anos. No início o salão ficava um pouco mais abaixo de onde hoje está funcionando. O “seo” Batista, nasceu em Guarantã/SP. Até que tinha um bom emprego, pois era administrador de uma fazenda. Na época, começou aprender o oficio, cortando os cabelos do pessoal que morava nas colônias. Com o passar dos anos, decidiu mudar para Garça, buscar novos ares. Aqui montou o próprio salão, trabalhou com dedicação por vários anos. Constituiu sua família e não saiu mais, deixando um legado que jamais será esquecido. Como ele sempre falava para a sua clientela: “Escolhi a cidade certa para ficar e trabalhar como barbeiro”.

O Salão Avenida está em atividades ininterruptas por no mínimo 66 anos. E com certeza ainda vai seguir por muito tempo ainda. “UM FELIZ E SANTO NATAL PARA VOCE” !!!   

Time do futebol suíço vai ter até uniforme de passeio/viagem

Demonstrando mais uma vez a sua organização e projetando um 2.025 repleto de bons resultados, o Inter F.R. inova e apresenta o seu uniforme de viagem/passeio.

De acordo com o diretor, Guilherme Guedes, "Todos os jogadores arcaram com o seu, colaborando com o planejamento para a próxima temporada".

Lembrando que o conjunto é composto por uma camisa gola polo e mais o shorts. Confira como ficou:

Gol pra Jesus: escolinha jafense promove mais uma edição de torneio interno



A escolinha Gol Pra Jesus, que tem o seu funcionamento ocorrendo no distrito de Jafa, promoverá neste sábado a 3ª edição de seu torneio interno.

Desta vez o evento englobará as categorias sub/08 e sub/13, tendo vez no estádio Dr. Rafael P. de Barros, no período da manhã. 

O responsável pelo projeto, Adilson de Almeida, aproveitará o festivo encontro para apresentar e entregar os novos uniformes esportivos. Também será frisado aos presentes, o significado bíblico da data natalina. 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

`Sensação´ de 2.024, Inter F.R. divulga programação de jogos preparatórios para o próximo ano

Semifinalista do último Municipal e já contando com o elenco praticamente fechado, o Inter F.R. está divulgando a relação de amistosos preparatórios visando a temporada/25 do futebol suíço garcense.

Tendo passando por uma reformulação no elenco, a equipe também trocou de cor, pois deixou o vermelho, assumindo a vestimenta azul. Recebi do meu amigo particular, Guilherme Guedes, diretor do time, a programação completa. Confira logo abaixo:

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Soldados da Bola encerra a temporada com grande confraternização

Sempre que posso eu friso: fim de ano é época de confraternização e de muita festa!

Não foi diferente com o Soldados da Bola, grupo que sempre se reúne para um futebol aos sábados pela manhã, nas dependências da AABB. Os confrontos são feitos entre os times formados pelos cerca de 45 integrantes. 

De acordo com o Neto Santos, presidente do Soldados da Bola, também foram entregues os novos uniformes ao pessoal. A festa de encerramento de ano com a presença marcante de todos, merece um destaque especial. Acompanhe alguns flagrantes:



Pelo visto, encontro foi bem `refrescante´


Integrantes aproveitaram, e muito, o encontro


Clima festivo imperou durante todo o encontro


`Cantoria´ deixou o clima ainda mais alegre


`Look´ também chamou atenção, pois foi impossível não notar


Será que o `guaraná´ foi suficiente para todos?



O presidente Neto feliz, com os novos uniformes que foram distribuídos

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Você já pensou nisso? É um valor considerável, viu?

 

Mercado de uniformes esportivos estará muito agitado em janeiro
(Foto meramente ilustrativa - W3 Uniformes)

Época da entressafra do esporte em geral. Em Garça não é diferente!

Mas daqui a pouco tudo começará de novo. Trago aqui uma postagem que pouca gente, ou absolutamente ninguém, pensa. Porém, todo time de futebol amador passa, obrigatoriamente, por essa fase: a da aquisição de uniformes. 

Conte aí: 12 times no futebol suíço, 10 no futsal, outros 10 no supermaster e ainda 16 no futebol suíço. Chegamos a um número estimado de 48 agremiações. Já imaginaram o montante movimentado pelas equipes e patrocinadores?

Numa rápida conta, pegando as competições do futebol e tomando por base o valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) por kit (camisa, calção e meia), com 20 jogadores inscritos por cada agremiação, chegamos ao expressivo valor de R$ 91.200,00. Lembrando: só uniforme de jogo, sem contar camisas de comissão técnica, diretoria, torcida, etc, que não são confeccionadas por todas as equipes.

Acrescentando o futsal, onde são inscritos 14 jogadores, soma-se mais R$ 16.800,00, com o total atingindo R$ 108.000,00 (cento e oito mil reais). Lógico que se trata de um valor estimado para 2.025, considerando que todos providenciarão novas vestimentas.

Você, algum dia, havia parado para pensar nisso? Duvido!

Equipe confirma sequência de amistosos preparatórios visando a temporada/25 do futebol suíço

 

Paulo Martins, o Zóio, será o responsável pelo comando técnico dinista em 2.025

O Dinos, como último ato em 2.024, está divulgando a sequência de jogos amistosos em sua pré-temporada. Claro que algum imprevisto pode acontecer e uma ou outra partida ser cancelada ou ter o adversário trocado. Também depende do calendário de competições a ser divulgado pela entidade. Sinceramente acredito que o Torneio Preparatório deva começar em março, logo após o carnaval, que será na última semana de fevereiro. Mas é apenas uma suposição, sem qualquer confirmação.

Outro detalhe: os confrontos sempre serão às 8 horas, com os locais ainda carecendo de confirmação devido à nova gestão da SEJEL que assumirá o comando da pasta no dia 1º de janeiro. De acordo com o corpo técnico alvirrubro, os embates agora deixam de servir como `laboratório´, ou seja, o elenco já deve contar com a base majoritária que disputará as competições do ano que vem. 

Inicialmente estão confirmados os seguintes jogos:

Janeiro - 

12 - Dinos x ECSL

19 - Dinos x CAMV

26 - Dinos x Salgueiro

Fevereiro - 

02 - Dinos x Inter F.R.

09 - Dinos x Juventude

16 - Dinos x VKT

23 - Dinos x UFC

Jogos Regionais/25: competição volta a ser realizada em Ourinhos

 

Ginásio Monstrinho será um dos locais utilizados durante os Regionais/25

Um dos fatos confirmados para 2.025: os Jogos Regionais retornam a Ourinhos após duas temporadas. Porém, ao contrário de 2.023, quando a organização foi dividida com Santa Cruz do Rio Pardo, agora terá aquele município à frente de forma única. 

Garça estará presente em mais uma edição da 7ª região esportiva do Estado de São Paulo. E também esteve em Tupã/24, onde competiu em várias modalidades.

A Sentinela do Planalto, em termos de classificação geral, foi a 15ª colocada, com 26 pontos conquistados. As modalidades que pontuaram de acordo com a sua posição final dentro do respectivo torneio, foram as seguintes: Basquetebol (3), Biribol (2), Bocha (4), futsal feminino (5), natação masculino (3), voleibol de praia feminino (3) e xadrez masculino, que faturou a medalha de bronze, com seis pontos.

Uma curiosidade que cercou a campanha: todos os pontos foram conquistados na `cat. livre´. Os Jogos Regionais de Ourinhos/25 vão ocorrer na 2ª quinzena de julho. Será a 67ª edição do evento que é organizado pela Coordenadoria de Esportes do Estado de São Paulo e que vem sentindo um esvaziamento contínuo desde o período da pandemia, quando duas edições foram canceladas (2.020/21).

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Três equipes comemoraram títulos em dose dupla na temporada/24

 

Levis: dois títulos e uma riquíssima historia no futebol suíço garcense


A exemplo do Levis, Figueirinha abriu e fechou o ano esportivo comemorando conquistas


ECSL faturou a Copa Rotary e a Supercopa dos Campeões

Você saberia dizer quais foram os times que conquistaram duas competições em 2.024 em Garça? Acertou quem disse Levis, Figueirinha e ECSL - Futsal. 

O Levis abriu a temporada vencendo o Torneio Preparatório e fechou o ano conquistando a Supercopa dos Campeões, ambos os títulos em confrontos diante do Flamengo.

Infelizmente para o futebol suíço, o Levis anunciou recentemente, de forma oficial, o encerramento das atividades, por absoluta falta de dirigentes para assumir a agremiação para 2.025.

Do supermaster vem outro campeão em duas oportunidades. E do mesmo jeito que o Levis, pois a Figueirinha começou o ano faturando o Preparatório, finalizando a temporada dando outra `Volta Olímpica´, agora no Municipal. 

Fechando a `trinca´, aparece o futsal do ECSL. Bem estruturado, com duas dezenas de diretores engajados e comprometidos, o time faturou a Copa Rotary, que lhe valeu a passagem à Supercopa dos Campeões diante do campeão municipal, o 100 Conflitos.

Nesta, vitória do ECSL, e mais uma festa nas cores azul e branco para fechar o ano da melhor forma possível. 

O 100 Conflitos também faturou dois títulos municipais (futsal e suíço livre) e já teve na última semana uma postagem especial, já que ambos foram inéditos.