terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Destaque Esportivo: "O maior lateral-esquerdo que o GFC já teve"


José Abegar Brassoloto, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana
Ele nasceu na paulista Nova Europa, tendo iniciado no futebol há 51 anos, na Ferroviária de Araquara, integrando a base até chegar ao profissional. Também defendeu o Guarani de Adamantina, Marília, Jandaia, Nacional de Rolândia, Umuarama, Londrina e Garça, onde compôs a memorável zaga, ao lado de Ari Lima, Pedroso e Bô, sendo que ele ocupava a lateral-esquerda. Estamos falando de José Abegar Brassoloto, o maior lateral-esquerdo que o glorioso GFC teve, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana.
Abegar foi descoberto pelo Azulão num jogo realizado em 1969, em Adamantina, diante do Guarani local. A partida era válida pela semifinal da 2ª divisão, sendo vencida pelo Garça pela contagem mínima, gol de Helinho, num rápido contra-golpe. Naquela partida, muito tumultuada, principalmente após a anulação de um gol do time da casa, o GFC ia a campo com um de suas mais clássicas formações: Waldir Perez; Ari Lima, Goiano, Dadi e Fernando; Plínio Dias e Osmar Silvestre; Roberto (Rizi)(Roberto), Rogerinho, Grilo e Helinho.
Segundo o lateral-esquerdo, que na ocasião defendia a agremiação adamantinense, “Na época – 40 anos atrás -, havia muita rivalidade entre as equipes, que ao lado do MAC, sucessor do São Bento, faziam o tradicional dérbi da Alta Paulista, tudo por causa dos famosos trens da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que vinha de São Paulo (Capital) e seguia até a divisa do Estado do Mato Grosso.
Chamando a atenção por suas características ofensivas – devido à sua capacidade física, costumava descer muito ao ataque para ajudar os homens de frente, fato incomum nos anos 60 -, Abegar chegou a Garça onde fez muito sucesso e teve o seu nome eternizado. Veio a encerrar a sua carreira profissional em 1977.


No início dos anos 70, concedendo entrevista antes de jogo do GFC


Flagrante com a faixa de campeão em 1972, da 2ª divisão paulista; naquela temporada não houve acesso

Um flagrante com os paranaenses do Nacional de Rolândia

Com o Garça FC, e histórica formação de 1971, para muitos, o melhor Azulão de todos os tempos

Formação do alvi-anil de 1972 e lá estava Abegar, lateral-esquerdo de grande capacidade física e técnica

Ao lado do conhecido `seo´ Zé, massagista que marcou época no GFC

Após fim do ciclo no GFC, fixou residência em nossa cidade
Dando mostras de seu carinho para com a Sentinela do Planalto, Abegar continuou residindo em Garça, após o término de sua carreira.
Desfrutando credibilidade, assumiu a presidência da Comissão Central de Esportes, a antiga CCE, quando a mesma ainda funcionava na Carlos Ferrari, no piso superior de onde há tempos existe uma sorveteria.
Sempre ligado ao esporte, integrou o máster do GFC e também passou pelo futebol suíço, jogando pelo Socafé e Salão Carter, equipe que também contou com o seu futebol na extinta `segundinha´, no final dos anos 80.
Integrante dos Bombeiros trabalhou por anos na corporação, até atingir a merecida aposentadoria. Há algum tempo se afastou do futebol. 

O antepenúltimo em pé, no Salão Carter, na antiga `segundinha´ do futebol amador, em 1987

No Socafé, em 1997, defendendo a equipe no futebol suíço

Em jogo noturno no Platzeck, com os masters garcenses, que derrotaram uma seleção paulista, 3 x 1, com três gols de Tico Cassolla