![]() |
Pé de Cana alcançou grande virada diante de Echaporã |
sábado, 30 de novembro de 2024
De virada, Pé de Cana alcança grande vitória em amistoso intermunicipal
Futebol supermaster garcense: Palmeiras vence segundo amistoso da pré-temporada
![]() |
Pós-jogo palmeirense foi bem festivo após mais uma vitória |
Pensando na temporada/25 do futebol suíço master, o Palmeiras, uma das equipes ais tradicionais da modalidade, voltou a campo neste sábado (30) para mais uma partida amistosa.
Desta vez o confronto foi realizado nos campos do suíço, com o adversário sendo o SEC - Serafim E.C. que ensaia um retorno às atividades para o próximo ano.
Após 1º tempo empatado, o alviverde empatou nos 40´ finais, chegando à vitória pelo placar de 3 x 0, com gols de Tatu (2) e Marcinho.
Seguindo com a sua antecipada preparação, o Palmeiras vai enfrentar no sábado (7) o Clube Amigos do Futebol, a partir das 15h30, no Conj. Pol. Manoel G. Chagas.
Garcenses acompanham jogo festivo realizado em Oriente
Um sábado (30) de muita festa na aprazível Oriente!
O município próximo a Pompéia acompanhou um jogo de futebol entre os amigos do Neto, comentarista da Band, e uma seleção formada por marcos, ex-goleiro do Palmeiras e pentacampeão mundial com a seleção em 2.002.
O ingresso foi um 1 kg de alimento não-perecível, com o montante voltado ao Fundo Social de Solidariedade daquela cidade.
Alguns garcenses fizeram questão de se deslocar até o estádio Max Wirth para prestigiar o encontro e participar da festa. Trago alguns flagrantes:
![]() |
Alemão Guanaes (E), o goleiro Marcos e Wagnão |
![]() |
Tupãzinho, o eterno herói do título brasileiro de 1990 também prestigiou o encontro |
![]() |
Meu amigo Serjão (E) também fez questão de um flagrante ao lado do ex-goleiro palmeirense |
![]() |
O corinthiano Serjão não poderia deixar de ser flagrado ao lado do Tupãzinho |
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Recordar é Viver: "Berrugão e a camisa de presente"
Por Wanderley `Tico´ Cassolla
Dias atrás estava navegando no Faceboock, na página dos “Ex-Agrícolinos de Garça”, e demos um boa volta ao passado. É claro, recordamos dos bons tempos que vivenciamos com os alunos que lá estudaram, nos anos de 1970 e 1980. Uma página muito bem feita, a maioria com fotos dos ex-alunos, que hoje voltaram para à sua terral natal, ou estão espalhados por todo o Brasil. A grande maioria, aproveitou os estudos na Escola Agrícola, depois conseguiram sucesso na atividade que escolheram. Alguns infelizmente já nos deixaram ainda jovens. Um nos chamou a atenção: Antonio Pereira Guimarães, o saudoso “Berrugão”, zagueirão firme, tinha muita garra, não admitia tomar um gol. Foi um dos grandes amigos que fiz no futebol. Fora dos gramados, conversávamos bastante, dos times, escalações, e jogadas acontecidas nas rodadas do final de semana, principalmente das equipes da capital paulista.
Lembro que nesta época, a Escola Agrícola montava grandes times no futebol de campo ou salão (futsal). Disputava as duas competições e fazia bonito. Veja (foto) uma das formações do futsal da Escola Agrícola do ano de 1981. Um timaço bom de bola, que encarava os destaques da época, jogava de igual para igual. Grandes duelos quando enfrentava o Ipiranga, do beque Corinho, e o Escritório Cruzeiro, do craque Aguinaldo Mendes.
Uma moçada que jogava o fino. No momento, lembro do Régis, Filomena, Gimba, Tostãozinho, goleiros Igurê e Mário Boi, Djalma, Clodoaldo Dorso, Dadá e vários outros. Sem falar do Miro e Tiana, que jogaram profissionalmente e eram diferenciados.
Mas o Berrugão era indescritível. Com certeza foi um dos marcadores mais implacáveis que já enfrentei. Nos jogos válidos pelo Campeonato Amador entre Ipiranga x Escola Agrícola, o bicho pegava, eu de centroavante, ele de beque central, jaqueta 3. Cada jogão de bola, verdadeiros derbys. Na maioria das vezes disputados no “Platzeck”, no clássico da rodada, às 10 horas ou 16 horas.
Lembro que nem bem começava o jogo, já vinha Berrugão de encontro, aproximava e falava: “Hoje nada de gol, viu Tico. Não vou dar moleza. Apostei uma dúzia de cerveja e vou ganhar”. Durante o jogo, o Berrugão não parava, gritava e gesticulava em campo. E chegava junto pra valer. Ave Maria. Era o tipo do jogo que eu dava umas pipocadas, nada de “chutar toco”.
Só que naquela ansiedade, o Berrugão cometia uns erros infantis, onde eu aproveitava e marcava. Teve até um jogo que fiz três gols ainda no primeiro tempo. Com quarenta minutos de jogo, pediu para ser substituído.
Depois à noite, como sempre fazíamos, aconteceu aquela resenha no Bar/Lanchonete Galo de Ouro, de propriedade dos saudosos Ari e Zé do Galo. Foi aquela gozação. O Berrugão foi à loucura, perdeu o jogo e a aposta das cervejas. Mas teve que aguentar até as brincadeiras dos colegas da própria escola. Mas o Ari do Galo, sempre generoso, comovido com aquela situação, deu de brinde uma dúzia de cerveja, da marca Malt 90, para toda a galera festejar.
Foram momentos que marcaram nossa trajetória futebolística, que jamais serão esquecidos. O Berrugão, nasceu em Rondonópolis/MS, estudou na Escola Agrícola entre os anos de 1981 à 1983, conquistou o diploma e seguiu o seu destino. Segundo o seu inseparável amigo Tadeu Julião, ele trabalhava no INCRA. Porém, nunca mais o vi.
Avançando no tempo, decorridos uns trinta anos, o Berrugão veio participar de mais um encontro dos ex-alunos da escola agrícola aqui em Garça.
Aproveitando a estadia, ele veio até minha casa, juntamente com o Tiana e o Parazinho. Que surpresa agradável. A “fera’ Berrugão novamente na minha frente. Nos trouxe de presente, uma camisa de futebol. A saúde dele já não era a mesma de antigamente. Com certa emoção para entregar, falou: “Tico esta camisa é do time da minha cidade. Fiz questão de trazer de presente para você. Lembrar dos tempos que jogamos bola juntos, eu te marcava e “descia a madeira, senão não te parava. Eita `hómi´ largo para marcar gols”.
Só nos restou agradecer pela lembrança e consideração. Não sem antes vestir a camisa e posar com eles. Em pé, da esquerda para direita (foto): Tiana, Tico, Berrugão e Parazinho. Nos despedimos com um forte abraço, assim como no Tiana e Parazinho. Mal sabia eu, que aquele seria o nosso último encontro e abraço.
Navegando na página dos “Ex-Agricolinos de Garça”, verifiquei surpreso, que o Berrugão faleceu no dia 15 de novembro de 2014, em Cuiabá/MT. Assim como o Reinaldo Pimentel, o “Parazinho”, também faleceu no dia 9 de novembro de 2021.
Ao Berrugão, meu marcador implacável, nossa eterna saudade. Hoje possuo uma boa coleção de camisas de futebol, mas esta que ele nos presenteou, é a que tenho mais consideração e respeito. Um dia Berrugão, voltaremos a nos enfrentar nos campos celestiais. Só espero que você pegue um pouco mais leve, viu !!!
Você sabia que os alunos que estudaram na Escola Agricola de Garça, se reúnem periodicamente?. Uma maneira de se reencontrarem e “matar saudades” dos bons tempos que foram estudantes e passaram por Garça. O 1º encontro foi realizado em Garça no ano de 2.010, reunindo 80 pessoas entre alunos e familiares (foto). Depois não parou mais. Já aconteceram encontros em Rondonópolis/MT, Cruzeiro do Oeste/PR e Cuiabá/MT. Em 2.025, o encontro acontecerá na cidade de Brasília/DF.
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Repeteco dos jogos semifinais do futebol suíço livre
![]() |
100 Conflitos conta com Wallace no jogo decisivo contra o Sol Nascente |
![]() |
Os Crias terá pela frente o atual bicampeão da modalidade |
Domingo de definições no único campeonato patrocinado pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer que segue em andamento.
O futebol suíço livre viverá a fase semifinal, com os finalistas sendo conhecidos em jogo único, sem vantagem para nenhum dos lados.
Por outro lado, a decisão da Série Prata vai ser no domingo, 08/12, coincidindo com a decisão entre os classificados deste domingo, igualmente numa partida só. Acompanhe novamente a programação:
Semis - Jogo único
Antigo CT do Garça -
8 horas - Os Crias x Os Faixa
9h30 - 100 Conflitos x Sol Nascente
Os bastidores do futebol garcense com várias `quentinhas´
![]() |
Marcinho e `Bigode de Foca´ estão confirmados no CAMV em 2.025 |
Os bastidores retornam para mais algumas informações e também especulações. É você quem decide quem é qual. Confira:
- Itamar Bozzo Jr., o Juninho, está certo com o Juventude. Pelo menos foi o que me garantiu o Dri `Avenida´. Ela disputou o último suíço pelo Paulista. Por outro lado, Gustavo Cassolla que teve o nome ventilado para assinar na equipe, por opção própria, resolveu não se vincular a ninguém. E com a confirmação do Levis em 2.025, o zagueiro Rogério que estava certo, de acordo com o Toninho Fialho, não mudará de camisa;
- Marcinho, o `Maestro do CAMV´, seguirá na equipe. É o que me garantiu o diretor Rosa. Segundo ele, o Marcinho `Manteve a sinceridade e a amizade ao time´. Junto com ele, também teve o seu vínculo renovado o folclórico Izequiel `Bigode de Fica´, o atacante `quase gol´, que vai para mais uma temporada na única equipe que tem as cores verde e preto no futebol suíço;
- Porém, as novidades não para por aí. Um `passarinho verde e preto´ me disse que a dupla de zagueiros Zica e Nenê, está certa para 2.025. Zica atuou no último Preparatório pelo Inter F.R., ao passo que o seu irmão Nenê esteve em toda a temporada/24 no time agora alvi-celeste. Resolveram mudar de rota e agora vão comandar o sistema defensivo do bi-campeão da Série Prata. O volante Anderson, muito próximo dos irmãos defensores, além do atacante Osmar (ex-Palmeiras), que teve rápida passagem pelo Salgueiro em temporada passada, também poderão pintar no Monte Verde;
- Domingo é dia de amistoso entre Inter F.R. x Dinos, 8 horas, no Heitor Gonçalves. No time do diretor Guilherme Guedes, um trio de novidades e todas no meio-campo: Ipo (ex-Dinos), Juliano e Douglas (ex-ECSL). Piveta, que defendeu o time no Municipal e que fez amistoso pelo Juventude, também estará presente. O mesmo ocorre com o meio-campista de fôlego interminável, Brito, que tem convites de outras equipes, como CAMV e Os Pior;
- Com vários convites em sua escrivaninha (Dinos, ECSL, Os Pior), o zagueiro Guilherme Barbosa acaba de definir o seu destino: sem causar nenhuma surpresa a ninguém, Gui optou em continuar no Levis, agremiação que defende a tempos e que tem uma grande ligação. Só sairia se os auri-negros não fossem disputar, mas depois que o novo CEO, Rodrigo `Nanico´, tomou as rédeas da situação, ele seguirá no plantel.
Garça renova convênio com o Estado para o Centro de Formação Esportiva
Fonte: Secretaria de Comunicação - P.M.G.
O Secretário Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, Júlio César Martins, informou que o município conseguiu a renovação junto ao governo do Estado de São Paulo do programa Centro de Formação Esportiva, que foi lançado em 2019. Na fase 3 houve uma “peneira” entre as cidades participantes, conforme explicação do Secretário: “O projeto foi ficando cada vez mais seletivo. Começou com 70 municípios. Na fase 2, o número caiu para 20 cidades e agora, na fase 3, apenas seis municípios de todo o Estado continuam no projeto. Garça foi escolhida graças aos ótimos resultados obtidos em competições de jiu-jitsu, que mostraram o impacto positivo do projeto na formação de atletas e na eficiência dos investimentos”.
O que é o centro de formação esportiva?
O Centro de Formação Esportiva é um programa do governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios, voltado para a formação de atletas e a promoção do esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano. O projeto oferece estrutura e recursos para que jovens tenham acesso a treinamentos de qualidade três vezes por semana, participem de competições e desenvolvam habilidades esportivas e pessoais. Desde sua criação, o projeto busca apoiar talentos locais, fortalecer o esporte amador e fomentar o papel do esporte no crescimento físico, mental e social dos participantes.
Renovação do convênio com Garça
A Prefeitura de Garça garantiu a continuidade do programa no município ao renovar com o governo estadual o convênio para a fase 3 do Centro de Formação Esportiva. Para esta etapa, serão investidos R$ 250 mil, sendo R$ 150 mil provenientes do estado e R$ 100 mil aportados pelo município.
Como serão utilizados os recursos?
Os recursos serão aplicados em ações que fortalecem o projeto e ampliam suas possibilidades de impacto. Podem ser utilizados para contratação de professores e coordenadores especializados; compra de materiais e uniformes esportivos; cobertura de despesas com viagens para competições e oferecimento de refeições e lanches aos atletas.
Jogo das Estrelas acontece em Júlio Mesquita neste domingo (1º)
Um fim de semana com várias atrações em nossa região. Se sábado haverá encontro de ex-jogadores famosos em Oriente, o primeiro domingo de dezembro marca o `Jogo das Estrelas´, em Júlio Mesquita.
A entrada será a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Abaixo eu trago vídeos com alguns dos jogadores que estarão presentes. O primeiro é o Souza, ex-São Paulo:
quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Secretário de Esportes se despede do futebol suíço recebendo `chuva´ de elogios
Sem dúvida alguma, Júlio C. Martins deixou a sua marca como titular da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer.
Com sua atuação aprovada com louvor pela comunidade esportiva garcense, ele gravou um vídeo na sede da pasta se despedindo dos times do futebol suíço, até porque, a temporada da modalidade já se encerrou.
Assim que foi publicado, não demorou muito, o vídeo recebeu muitos comentários dos dirigentes, sempre agradecendo e aplaudindo a sua atuação marcante num segmento que não se esquecerá tão cedo de sua gestão, mais do que aprovada. Trago abaixo o vídeo e também algumas manifestações dos diretores de equipes:
"Parabéns, Júlio! Sempre estaremos juntos. Muito sucesso. Parabéns por estes campeonatos que juntos fizemos. Quem sabe amanhã poderemos nos unir novamente" (Zinho - Salgueiro)
"Parabéns, Júlio! Não só eu como toda a minha diretoria só temos a agradecer por nos `aguentar´ durante todo esse tempo, que não é fácil" (Crisão - Os Pior)
"Parabéns, Júlio! Sensacional a sua administração à frente da Secretaria de Esportes. Parabéns!" Fernando Passos - Juventude)
"Valeu, Júlio César! Parabéns pelo trabalho, mas o certo é pagar uma cerveja na despedida!" (Tiago Peres - Levis)
"Parabéns, Júlio! Valeu, fez ótimo trabalho. Deus o abençoe nas próximas etapas de sua vida" (Diretor Rosa - CAMV)
"Parabéns, Júlio, pela excelência no trabalho que você desempenhou ao longo dessa jornada como secretário! Fica aqui nosso agradecimento e muito sucesso nessa nova jornada em sua vida" (Salabim - ECSL)
"Parabéns e obrigado por conduzir nosso campeonato com tanto sucesso. Só tenho que desejar a você, sucesso sempre" (Nezinho Bonfim - Dinos)
"Parabéns, Júlio, pelo excelente trabalho" (Fabinho da Prefeitura - Flamengo)
"Parabéns, Júlio! Deus o abençoe!" (Guilherme Guedes - Inter F.R.)
"Parabéns, Júlio! Obrigado mesmo pelo empenho e dedicação à nossa cidade e ao nosso esporte. Espero que o seu substituto esteja à altura. Muito obrigado. Vai deixar saudades!" (Zóio - SLRaíz)
"TMJ, Júlio! Você foi bem pra caramba. Vai deixar saudades! Parabéns!" (Dri `Avenida´ - Juventude)
"Parabéns pelo ótimo trabalho, Júlio! Deus o abençoe em sua próxima caminhada! (Diego Bonfante - Inter F.R.)
"Parabéns, Júlio! Seu trabalho foi excelente. Parabens a todos da SEJEL. Que sirva de exemplo e o próximo secretário continue neste mesmo ritmo!" (Crisão - ECSL)
Artilharia do suíço livre tem disputa emocionante
![]() |
100 Conflitos tem dois atacantes na briga pela artilharia: Claudinho (E) e Jhow Mendes |
Um campeonato equilibrado, com várias nuances!
Assim pode ser descrito o futebol suíço livre organizado pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer. Terminada a 2ª fase e definidos os semifinalistas, além dos times que farão a decisão da Série Prata, chama a atenção a disputa pela artilharia.
São quatro goleadores na disputa, sendo que um deles já está fora da briga, pois seu time não joga mais. Trata-se de Lucas, que defendeu o Atlético São Lucas. Acompanhe como está a acirrada competição individual:
1º) Claudinho (100 Conflitos), Jhow Mendes (100 Conflitos), Léo Lanzi (Limitados), Lucas (Atlético São Lucas) - 10 gols
5º) Diogo Medeiros (Os Borba Gato FC) - 7 gols
Uma ótima atração esportiva neste sábado (30) na região
Recebi nesta terça-feira um vídeo sobre uma partida festiva que vai acontecer sábado, no estádio Max Wirth, em Oriente.
Claro que, se falamos naquele simpático município, a presença do ex-goleiro Marcos do Palmeiras é garantida, pois ele é natural de Oriente.
Outros grandes nomes do passado, como por exemplo o polêmico Neto, estão confirmados no encontro. Reproduzo abaixo a chamada e se você puder comparecer, tenho certeza que vai gostar muito. Confira:
terça-feira, 26 de novembro de 2024
Os bastidores do futebol garcense com suas intermináveis especulações
![]() |
Recebi essa foto e como o Levis está se mexendo para a formação do plantel/25, será que vai acontecer o que estou pensando? Seria um retorno triunfal! |
Antes que alguém comente algo, eu pergunto: sabes o que significa a palavra `especulação´? Vamos a algumas delas que chegaram até mim:
- O meio-campista Café, que disputou o último municipal pelo Inter F.R., teria sido convidado para retornar ao Flamengo, onde esteve até 2.023, de onde saiu para uma rápida passagem pelo Os Pior no Preparatório. Ainda no time rubro-negro que já conta com Rodolfo e Lila, ex-Dinos, em suas fileiras para 2.025, o atacante, Ângelo estaria de saída, com destino ao Levis, ao lado de seu irmão André, lateral que estará atingindo a idade para ingresso na modalidade;
- Aliás, o Levis estaria pensando em convidar - se já não o fez - Jussiê, mariliense conhecido por suas atuações no futsal e atualmente no futebol suíço livre, para integrar o plantel para a próxima temporada. O nome do jogador do Vera Cruz Futsal, Pereba, também foi ouvido pelos lados das hostes aurinegras. Mas, pelo que eu sei, há outros intere$$ados no atacante;
- Um amistoso está agendado para o domingo, 8 horas, no Heitor Gonçalves: Inter F.R. x Dinos, equipes que vivem momento de reestruturação dos respectivos elencos. Aliás, essas agremiações e mais o Juventude, formam o trio de times que estão em ação nesta época do ano. Aparentemente nenhuma outra tem se `atrevido´ a entrar em campo nesta período;
- Fiquei sabendo que o atacante Téia, maior artilheiro da historia do futebol suíço garcense, estará jogando no ano que vem no supermaster, mais especificamente na Jafense, do técnico Zu. Pelo menos é o que está conversado. O goleador, que nos últimos anos atuou pouco no suíço, migrou para o master e como há uma séria dúvida se haverá a modalidade em 2.025, está preferindo partir para o supermaster. Aguardemos pela confirmação;
- Um jogador do tricampeão Flamengo teria confirmado numa conversa informal com um amigo de trabalho que o meio-campista Canhoto, que jogou pelo Flamengo e é de Cândido Mota, não continuará no rubro-negro. O motivo estaria atrelado a acerto$ para a próxima temporada. Outro que também não continuará, ainda segundo esse mesmo interlocutor, é o volante Neto. Será?
Pé de Cana volta a campo neste sábado (30)
![]() |
Formação do Pé de Cana quando do jogo inacabado em Echaporã |
Após folga no fim de semana quando não teve atividade, o Pé de Cana retornará aos gramados neste sábado, último dia de novembro, para enfrentar Echaporã.
Será um dos últimos confrontos amistosos intermunicipais na atual temporada que caminha para o seu final.
A partida será realizada no Módulo Esportivo Pedro Alves Netto, começando às 15h30. Na última vez que se enfrentaram, em 22 de junho, em Echaporã, a partida não chegou ao seu final por falta de luz natural. O placar apontava 3 x 2 para os locais.
Sub/15 do CHG Sports avança às semifinais da Série Ouro da Marília Cup
Sub/15 vai às semifinais da Série Ouro |
Mais um resultado positivo do CHG Sports na Série Ouro da Marília Cup!
Em jogo isolado, válido ainda pela fase inicial, o time foi a campo em Lácio e derrotou o Stadium BR, 2 x 0, com gols de Willian Alemão.
O confronto isolado serviu para finalizar a etapa de grupos, agora restando a confirmação dos jogos que valerão passagem à decisão, fato que deverá ocorrer brevemente.
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
O bom filho à casa torna!
![]() |
Crisão (E) confirmou o retorno do Bagaço, que estará atuando ao lado do professor `Nariz de Bruxa´ |
Recentemente, por força do ofício, divulguei uma notícia que não gostaria: o encerramento das atividades do SLRaíz no futebol suíço.
Na ocasião, Marcelo Vasques, o Bagaço, que estava à frente do time juntamente com a maior referência ofensiva da historia do futebol suíço daquele bairro, o super artilheiro Zóio, anunciou que, devido às questões financeiras envolvidas para manutenção de uma equipe, ambos estavam oficializando o fim do Raíz.
Pois bem.
Encontrei o meu amigo Bagaço na decisão da Supercopa de Futsal, acompanhando o ECSL frente ao 100 Conflitos. Aí eu fiquei sabendo que ele retornará ao ECSL, formando a comissão técnica ao lado do professor Rick `Nariz de Bruxa´, que deve ficar para 2.025, de acordo com o que disse o Crisão, que esteve à frente, recentemente, das negociações da venda da SAF do time do suíço para a diretoria do futsal.
Não deixa de ser uma grande notícia, pois o Bagaço já foi multi-campeão com a equipe no futebol amador, partindo agora para mais uma experiência no suíço, onde conquistou a Taça Lions/23.
Um final feliz, sem sombra de dúvidas!
Treinador `respirou aliviado´ com a sua manutenção à frente de time do suíço livre
Peres, Soares e o presidente Carlinhos: treinador feliz com a sua manutenção no cargo |
Estou eu no bar do Fura, onde é realizado o pós-jogo do Dinos, que derrotou o Juventude, 4 x 0, em seu primeiro amistoso da pré-temporada/25.
De repente olho ao lado e vejo uma movimentação, com a chegada do Inter de Milhões, que também realiza sua `prorrogação´ no mesmo lugar. O time chegou feliz, após a vitória de virada pelo suíço livre, 3 x 2, sobre o Vila Nova.
Não se classificou, porém, terminou da melhor forma possível a sua participação no municipal. Um olhar mais atento e flagro uma conversa do treinador Dudu Soares, com o CEO do Inter de Milhões, Wágner Peres, e o presidente Carlinhos. Ao que parece, o Dudu respirada aliviado. E muito mais do que parecia.
Ocorre que o meu amigo Waguinho confirmava naquele momento que o `professor´ estava `prestigiado´ e mantido para o cargo para 2.025.
Num misto de felicidade e alívio, ele fez até questão de posar para um flagrante, logo após ter selado o seu futuro.
Foi bonito de ver! E parabéns ao Waguinho, dono da SAF e CEO do Inter de Milhões, por manter o treinador, que já começa a fazer o planejamento para 2.025.
SEJEL divulga programação das semifinais do suíço livre
![]() |
Sol Nascente chega às semifinais embalado |
![]() |
Os Faixa busca o tri-campeonato do suíço livre |
A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer está confirmando a programação das partidas que apontarão os finalistas da temporada do suíço livre. Ambas vão acontecer no antigo CT do Garça no domingo pela manhã.
Ressaltando que as semis serão disputadas num único jogo, sem vantagem para qualquer dos lados. E também será definido o campeão da Série Prata, com o jogo também tendo horário e local anunciado. A escala completa assinala:
Semis - Jogo único
Antigo CT do Garça -
8 horas - Os Crias x Os Faixa
9h30 - 100 Conflitos x Sol Nascente
Série Prata - Decisão (jogo único)
8 horas - Limitados x Ferroviária
Botonistas garcenses disputam etapa em Bauru
![]() |
Botonistas de várias cidades da região marcaram presença em Bauru |
![]() |
Tico Cassolla (E) conquistou o terceiro lugar |
![]() |
Premiação distribuída pela organização na etapa de Bauru |
No último sábado (23/11), a Associação Futmesa de Bauru/SP, realizou mais uma competição entre os praticantes do botonismo de toda região.
A etapa “Bauru/2024”, foi em homenagem à “Cidade Sem Limites", cujo campeão foi o bauruense Emerson Leme, faturando mais um caneco para a sua coleção.
A modalidade disputada é a pastilha com 12 toques, vidrilha de 45 mm. Nossa cidade foi representada pelos botonistas Marcelo Kagueiama e Tico Cassolla.
No total 12 botonistas das cidades de Bauru, Garça, Marília, Catanduva, Ariranha e Penápolis estiveram em ação no Espaço Dezan'Gê. Divididos em dois grupos, as disputas foram bem equilibradas. De Garça, Tico Cassolla conseguiu classificação à fase seguinte, enquanto Kagueiama foi eliminado.
Depois aconteceram os jogos `mata-mata´, até se conhecer o campeão. Veja como ficou a classificação final: 1°) Emerson (Bauru), 2°), Tiago (Ariranha) e 3°) Tico Cassolla, que ganharam troféus. Os demais medalhas pela participação.
No `mata-mata´, Tico Cassolla ganhou de Renato (Catanduva), pelo placar de 3 a 2. Depois foi eliminado por Tiago (Ariranha) por 2 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, ganhou de Gê (Bauru) pelo placar de 4 a 3. No tempo normal empate em 3 a 3. Na prorrogação fez 1 a 0, com o gol da vitória sendo marcado praticamente no “estouro do relógio”, ou seja, no último segundo de jogo.
Segundo o Júlio, responsável pelas estatísticas, no total foram marcados 183 gols em 38 jogos, média de 4,81 gols/jogo. Já o anfitrião Luiz, destacou a etapa como uma das melhores já realizadas, com ótimo nível e que agradou a todos da organização, assim como os botonistas.
Provando que a modalidade vem num crescente na região, mais duas etapas estão programadas: em Garça, no próximo sábado (30/11), e no dia 7 de dezembro, em Marilia, finalizando o ano de 2024.
domingo, 24 de novembro de 2024
Os bastidores do futebol garcense em mais uma edição pra você
![]() |
O lateral Caio Bonfim fez sua estreia no suíço envergando a gloriosa camisa alvirrubra |
A movimentação, não parece, mas está sendo intensa nos bastidores do futebol garcense. Muita coisa vem acontecendo. Vamos a algumas especulações:
- Encontrei o presidente Adão Rocha e o indaguei sobre o Paulista. Ele disse que sua equipe retornará aos amistosos apenas em janeiro, "Apesar da turma estar pedindo", salientou. Ele confirmou que a última atividade oficial do time fundado em 1.989 será no próximo dia 30, quando estará realizando uma churrasco de confraternização. Talvez um `joguinho´ para encerrar o ano. O Paulista será uma das agremiações que passará por processo de reestruturação, pois vários de seus jogadores vão seguir outros caminhos, pelo menos é o que eu fiquei sabendo;
- Empolgado está o Diguinho em sua nova fase como CEO do Levis, confirmada em reunião recente da agremiação. O lateral, ex-Os Pior, deverá intensificar contatos com os jogadores nesta semana a fim de formar o grupo para 2.025. O auri-negro, que possui uma ótima base formada e unida, entrará no novo ano sendo o atual campeão do Torneio Preparatório e também o vencedor da Supercopa dos Campeões do futebol suíço, ambos os títulos conquistados sobre o Flamengo, atual tri-campeão municipal;
- No suíço livre, o meia atacante galiense Pisqueno defende o Red Bull/Garça. Chegou a informação até mim que ele está recebendo alguns convites para a próxima temporada, podendo integrar o futebol suíço. A dica que também foi passada ao blogueiro: como ele é muito próximo do César e do Cris, atacantes que atuaram pelo Vimec, igualmente oriundos da `Princesinha da Seda´, ele deverá seguir a dupla em 2.025. Com isso, será que o time de vila Manolo passou a ser o favorito para contar com o seu futebol?
- Por falar em Vimec, indaguei o Juninho Berlandi que, pelo jeito, transformou-se em `técnico eterno´ do time, sobre as movimentações. Ele claramente se esquivou, dizendo que no momento "Tudo está parado. Só vamos mexer com isso em janeiro." Ele acrescentou que a base do time será mantida para 2.025. Lembrando que ele anunciou o desligamento logo após a eliminação da equipe ainda nas quartas de finais do Municipal. Mas acabou sendo demovido da ideia, seguindo à frente de um dos gigantes do futebol suíço;
- Amistosamente neste domingo (24) o Dinos derrotou o Juventude no Heitor Gonçalves, 4 x 0, em jogo amistoso preparatório já para a próxima temporada. O alvirrubro teve muitas novidades e apenas o goleiro Rogerio, o defensor Rogerinho, o lateral Almeida e o meia-atacante Diego Gimenes, como remanescentes do último municipal. Os gols foram assinalados por Diego Gimenes no 1º tempo, além de Marquinho (ex-VKT), Mah (ex-Inter F.R.) e João Vitor, atacante que defendeu o Paulista em 2.024, na etapa complementar. Raone (ex-Os Pior) e Ezequiel (ex-Paulista), também estiveram em campo pelo Dinos. Pelo Juventude, além da base mantida, as presenças de Piveta, que atuou pelo Inter F.R. e Juliano (ex-ECSL). No domingo o amistoso do Dinos será diante do Inter F.R..
100 Conflitos vence o clássico, mas segunda vaga ficou com Os Faixa
![]() |
Rubronegro foi o único a vencer os três jogos da 2ª fase |
Única equipe a ter 100% de aproveitamento na 2ª fase, o 100 Conflitos bateu Os Faixa, 2 x 1, chegando a nove pontos e ainda dando esperanças ao Vila Nova de se classificar às semifinais.
Bruno Tezzi anotou em duas oportunidades para o rubro-negro de vila Cavalcante, enquanto Luciano descontou para o atual bicampeão do suíço livre, que ficou estacionado com quatro pontos.
Assim bastava o Vila Nova vencer o Inter de Milhões, que não reunia nenhuma chance de qualificação, e ainda descontar o saldo de gols para se classificar. O VN virou a etapa inicial na frente, 2 x 0, com gols de Bilico e Rêgi.
![]() |
Os Faixa conquistou a segunda vaga em jogo, mesmo com a derrota |
Porém, na etapa complementar, atuando o tempo todo no ataque, o Inter de Milhões diminuiu, empatou e virou, com os três gols sendo marcados pelo habilidoso artilheiro Henrique Scaquetti. Com a vitória por 3 x 2, a equipe do técnico Dudu Soares somou os primeiros pontos na 2ª fase e ainda jogou o Vila Nova para a lanterna do grupo, com Os Faixa sendo beneficiado e seguindo nas disputas.
Classificação - Grupo 1
1º) 100 Conflitos - 9 pts
2º) Os Faixa - 4 pts
3º) Inter de Milhões - 3 pts
4º) Vila Nova - 1 pt
Semifinais - Jogo único
100 Conflitos x Sol Nascente
Os Crias x Os Faixa
![]() |
Os Pé na Porta se despediu do suíço livre com boa vitória |
Série Prata -
Terminou neste domingo (24) a fase de classificação da Série Prata com a definição do último classificado, a Ferroviária, que derrotou o Zona Leste, 3 x 0. O time do técnico Gordo, em jogo único, vai enfrentar na decisão no domingo, o Limitados, que representa Álvaro de Carvalho.
Apenas para cumprimento de tabela, Os Pé na Porta derrotou Os Borba Gato FC, 4 x 0. Neste grupo, tudo já estava definido.
No suíço livre, os Crias e Sol Nascente ratificam favoritismo e avançam às semifinais
![]() |
Comissão técnica do Sol Nascente ficou muito satisfeita com a classificação entre os quatro melhores |
![]() |
Os Crias deixou os oponentes pra trás ao confirmar a liderança do grupo 2 |
Sem surpresas no Grupo 2, 2ª fase, futebol suíço livre garcense. Os Crias e Sol Nascente ficaram com as vagas em disputa ao G-4.
Os Crias nem precisou se esforçar, pois o Araceli, sem chances de classificação, não compareceu para o embate, com a equipe sendo declarada perdedora pelo placar de 3 x 0, segundo o Regulamento.
Por sua vez, o Sol Nascente fez a sua parte e, mesmo jogando pelo empate, derrotou o Red Bull/Garça, 3 x 1, avançando às semifinais. Lelé, Matheus Siqueira e Diego Simão para o Sol nascente, com Leonardo Canuto assinalado o gol de honra do Red Bull/Garça.
A classificação final do grupo foi a seguinte:
1º) Os Crias, Sol Nascente - 7 pts
3º) Red Bull/Garça - 3 pts
4º) Araceli - 00
sábado, 23 de novembro de 2024
Agremiação tradicional do supermaster garcense vence amistoso intermunicipal
![]() |
Formação alviverde que venceu no patrimônio |
No mesmo dia em que terminou o supermaster/24, conhecida equipe fundadora da modalidade iniciou a temporada/25.
Estou falando do Palmeiras, do presidente Álvaro Santana, que esteve atuando em Santa Terezinha, enfrentando uma representação local. Ao final, vitória garcense pelo placar de 6 x 3. Os gols foram marcados por Joel (3), Ney (2) e Osni.
"Foi muito bom o amistoso, pois pudemos observar os novos jogadores que estão chegando para reforçar no nosso plantel", comentou o cartola.
Aliás, Alvinho aguarda pela confirmação de mais amistosos até o final da temporada.
Os flagrantes da premiação do municipal supermaster
Conduzida pelo secretário da Juventude, Esportes e Lazer, Júlio C. Martins, o cerimonial de abertura aconteceu logo após o encerramento da decisão. Trago abaixo, alguns dos flagrantes:
![]() |
O capitão Val e o troféu do título da Figueirinha |
![]() |
O presidente do Art Elétrica, Daniel Medeiros, recebendo o troféu pelo vice-campeonato |
![]() |
Terceiro goleador do supermaster, João e o troféu pelo título da Série Prata |
![]() |
O goleiro menos vazado: Cesinha, com nove gols em 22 jogos disputados |
![]() |
O artilheiro com 29 gols e com direito a gol de canela na decisão, Codé, da Figueirinha |
![]() |
Encerramos com o flagrante da comemoração da Figueirinha, após receber o troféu pela conquista invicta |
Invicta, Figueirinha volta a vencer o Art Elétrica para conquistar o título do supermaster
![]() |
Figueirinha foi hegemônica durante toda a temporada do supermaster |
![]() |
O placar agregado da final terminou em 6 x 0 para os verdes |
![]() |
Art Elétrica teve poucas oportunidades e mesmo assim quando alguma apareceu, a equipe desperdiçou |
![]() |
Com uma campanha honesta, Art Elétrica merece bastante elogios pela temporada, onde chegou a três decisões (Preparatório, Copa Lions e Municipal) |
Sem nenhuma contestação e com uma campanha absurda, onde entrou em campo 22 vezes, vencendo 20 delas, a Figueirinha faturou neste sábado o título do Municipal Supermaster.
Sem dar chances ao Art Elétrica, o time verde venceu por 4 x 0 (3 x 0, no 1º tempo). Destaque para o artlheiro Codé, que anotou um `hat trick´ ainda nos 40´ iniciais. Na etapa complementar, resvalando de cabeça a cobrança de falta efetuada por Edinho, Tatão decretou os números finais do jogo.
A Figueirinha foi soberana durante toda a competição. Empatou apenas dois jogos (CAF e Art Elétrica), superando os demais adversários de forma a não deixar nenhuma margem de dúvidas. Assinalou 95 gols e sofreu apenas nove. Venceu simbolicamente os dois turnos e ainda contou com o artilheiro e o goleiro menos vazado.
Não há o que dizer!
Lembrando que esse foi o primeiro Municipal organizado pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer.
Empate garante título da Série Prata ao Cyborg
![]() |
Cyborg ficou com o título da Série Prata |
![]() |
Gaspar marcou para o Cyborg no jogo decisivo |
O Cyborg foi o campeão da Série Prata do futebol suíço supermaster garcense!
Neste sábado (23), no Martin Carvalho o time empatou com o Atlético Araceli, 1 x 1 (1 x 0, no 1º tempo). Como havia vencido o primeiro confronto, 3 x 1, acabou conquistando o troféu em disputa.
O gol do Cyborg foi assinalado por Gaspar, ainda na etapa inicial. O Atlético chegou à igualdade na etapa complementar, através de Cezinha.
O título premiou a equipe mais eficaz, que havia eliminado o Palmeiras nas semis, após duas vitórias, levando a melhor na série decisiva contra o Atlético Araceli que acabou cumprindo uma boa campanha.
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Os flagrantes da premiação do inédito título do ECSL
Logo após o confronto ocorreu o cerimonial de premiação, com a entrega dos troféus. Estive presente e trago alguns flagrantes dos momentos de pura felicidade e emoção por parte do ECSL:
![]() |
O titular da SEJEL, Júlio César Martins, entregando o troféu ao capitão do ECSL, Rafael |
![]() |
A atuante e competente diretoria festejou mais uma conquista |
![]() |
Mais um flagrante que demonstra bem a alegria pela conquista |
![]() |
Festa em família dos irmãos/diretores supercampeões: Fabinho e Marcão |
![]() |
O `capita´ do suíço, Crisão, também fez questão de ser flagrado ao lado do troféu |
Futsal: Supercopa dos Campeões é do ECSL
![]() |
ECSL termina a temporada como supercampeão do salonismo municipal |
![]() |
Equipes proporcionaram uma bela partida de futsal |
![]() |
Torcedores do ECSL ficaram apreensivos no final... |
![]() |
...mas soltaram o grito de campeão ao término do jogo |
Num belo confronto, decidido apenas nos segundos finais, o ECSL faturou a inédita Supercopa dos Campeões do futsal garcense, ao derrotar o Cem Conflitos, 4 x 2 (2 x 0, no 1º tempo). Assim, a numerosa e apaixonada torcida alvianil pode comemorar o terceiro título nas últimas quatro competições disputadas pela equipe.
Com o ginásio João Gonzales recebendo um bom público, o jogo marcava o encontro entre o campeão da Copa Rotary (ECSL) e o campeão municipal (Cem Conflitos), sem que nenhuma equipe levasse qualquer tipo de vantagem.
O ECSL, do técnico Lindolfo, chegou a abrir 2 x 0, com gols assinalados por Dodô e Luquinha. Quando restavam 5´ para o encerramento da etapa inicial, houve um lance polêmico, onde Boquita saiu festejando o gol, com o árbitro, em cima do lance, com bastante convicção, não validando o tento, alegando que a bola não entrou. Foi um lance confuso, com o goleiro Lin caindo sobre a bola e o jogador do Cem Conflitos também estando no chão. Mas o que valeu mesmo é que o o gol não foi validado, para protestos do rubro-negro de vila Cavalcante.
Nos 20´ finais, o ECSL, com Gentil, abriu 3 x 0. Porém, quando todos esperavam que o jogo estava definido, o Cem Conflitos, comandado por Chalo, partiu para o ataque e diminuiu duas vezes, com Luan e Boquita. 3 x 2, jogo indefinido e ambas as torcidas `sofrendo´ nos instantes finais.
Foi aí que ocorreu o lance que definiu o placar, o jogo e o título, com o Cem Conflitos com todos os jogadores no ataque e apenas Luan na defesa. Ele foi tentar sair jogando, restando 17 segs, perdendo a bola para Miojo, que entrou com bola e tudo.
Festa azul e branca nas arquibancadas para o ECSL que venceu o Municipal/24, Copa Rotary/24 e agora a Supercopa dos Campeões, disputada pela primeira vez na historia, e fechando com chave de ouro mais uma temporada de disputas.