sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Suíço livre: 390 jogadores vão a campo na rodada inaugural da categoria

 

Complexo Valdir Tramontini terá quatro jogos aos domingos a partir de 23/03

Terminou o prazo dado pela SEJEL para que os 17 times inscritos no futebol suíço livre fizessem o cadastro de jogadores visando a temporada/25. 

Ao total, são 390 jogadores em campo no próximo dia 23/03, com as partidas divididas entre os campos do antigo CT do Garça e complexo Valdir Tramontini (ao lado do João Gonzales).

Claro que um novo período será aberto, já estipulado para 24 de março. Todos terão a possibilidade de continuar o cadastro, inclusive aqueles que perderam jogadores por não terem apresentado a autorização dos pais por serem menores de idade.

Lembrando que o futebol suíço é a categoria onde se pode ter o maior número de jogadores, 25 ao total. Confira:  Salec (24), Corinthians (21), Nada Consta (17), Unidos da Vila (17), Só Resenha (24), Atlético São Lucas (21), Meninos da Vila/ST (18), Os Borba Gato FC (21), Red Bull (22), Araceli (24), Limitados (21), Sol Nascente (21), Os Crias (18), Vagão (20), Trem Bala (21), 100 Conflitos (18), Inter de Milhões (23). 

Time do supermaster inova e apresenta o seu `manto´ para 2.025

Estou falando do Aliança, um dos integrantes do supermaster, competição para os jogadores nascidos até 1974. 

Recebi do meu amigo Ricardinho `Globeleza´, uma apresentação bem legal do novo uniforme. Trago pra você abaixo: 

Recordar é Viver: "Sempre é Carnaval"

 










Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Antigamente a coluna dava um tempo para o futebol e falava somente de carnaval. Nesta época a bola não rolava durante a folia de momo, de jeito nenhum. Tudo era só folia e alegria, na maior festa popular do Brasil.

Mas o tempo foi passando e tudo mudando. Em pleno carnaval a bola vai rolar solta. O exemplo é o Campeonato Paulista, que entra na fase de decisão, os famosos “mata-matas”. Assim é que a Federação Paulista marcou os jogos: sábado (1), jogam São Bernardo x Palmeiras, às 20h30, no Estádio 1º de Maio, no ABC Paulista. No domingo (2) mais dois confrontos: Corinthians x Mirassol, às 18h30, na Neo Química Arena. Depois o Santos pega o Bragantino, às 20h45, na Vila Belmiro, em Santos. Pra encerrar a rodada, na segunda-feira (3), se enfrentam São Paulo x Novorizontino, às 20 horas, no Morumbis.

O carnaval que já não anda bem das pernas nas cidades interioranas, agora vai sofrer a concorrência do futebol, pelos menos na televisão.

Como nos disse certa vez, o palmeirense Marcos Morales, do grande e inesquecível conjunto Banda Livre: “Dentro de pouco tempo, o carnaval vai acabar nas cidades do interior. Ficará somente nas grandes cidades, tipo São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras capitais”. Nos carnavais de antigamente, o salão dos clubes ficavam lotados de foliões, principalmente no Grêmio Teatral Leopoldo Fróes. Na época até duvidei do Marcão. Hoje é uma realidade.

Tal como no futebol, o carnaval sofreu o impacto do mundo globalizado, tempos da internet, que gerou um certo distanciamento entre as pessoas. A cada ano que passa, a tradição da maior festa brasileira foi perdendo espaço.

E pensar que o carnaval dos clubes em Garça, já foi um dos melhores da região. Sem falar nos desfiles de ruas, na passarela da Carlos Ferrari, das escolas de samba da Vila Salgueiro da Dona Marieta, Rosas de Ouro do Zé Carlos e também do Grêmio.  

Quem não se lembra ainda do Clube José do Patrocínio, do Forróval da Terceira Idade, do Garcinha e do Kai-Kan da colônia japonesa. Sem falar do famoso “Panelão”, que fervia pra tudo quanto é lado de tanta animação.

Eram cinco noites, começava na sexta-feira e ia até o sol raiar na quarta-feira de cinzas. Uma alegria sem fim, com aquelas marchinhas que jamais serão esquecidas: Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé, Saca-Rolha, Turma do Funil, Transplante de Corintiano, Marcha da Cueca, Me dá um dinheiro aí, Allah-la-ô, Máscara Negra, Cidade Maravilhosa e tantas outras”. Bons tempos de um carnaval que não volta jamais.

Hoje, meio que timidamente, o carnaval vai ensaiando o seu retorno, com bailes matinês e noturnos. Em Garça, no Tênis Clube e no Grêmio, a atração será a banda Língua Preta. Em Marília, o carnaval acontece no Clube do Yara. Sucessos para todos os clubes.

Do álbum de recordações da grande foliã Maria Tereza Scalzo, veja os sambistas e sambistas que marcaram época no Garça Tênis Clube. Do ano de 1961 as mascaradas Maria Izabel (CCI) e Tereza Scalzo (à dir). Ano de 1962: em pé, da esq.p.dir: Tereza Scalzo e Beatriz Martini; sentadas: Rita Ferreira e Ivanize Pioli. Ano de 1956: da esq.p.dir: Dirceia, não identificada, Vera Almeida e Tereza Scalzo. Ao fundo, o Sr. Péricles, diretor/presidente do Grêmio Teatral. Das matinês do ano de 1973, os pequenos foliões: ao fundo, da esq.p.dir: Guto Teixeira Pinto, e não identificados. A frente, Adriano Scalzo, Maninho Teixeira Pinto e Alexandre Scalzo.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Os bastidores do futebol garcense e a reta final das confirmações

 

O `Pai´ vai para mais uma temporada defendendo as cores do Salgueiro

As equipes vão se `ajeitando´ no futebol garcense, até porque está muito próximo o início oficial da temporada. Vamos a mais algumas informações bem importantes:

- Finalmente o Vimec definiu os seus jogadores que serão de fora: os atacantes César, Cubatão, Wlá e Cris, o defensor Ricardo, além do meio-campista Amaral. Aliás, Amaral e Cubatão vem do Inter F.R., ao passo que Cris e César já estavam no time. Wlá disputou o último municipal pelo Levis, ao passo que Ricardo, que é de Júlio Mesquita, também defendeu a equipe de vila Manolo em 2.024. Outra novidade apresentada pelo Vimec foi a inscrição do goleiro Rildo, que defende o Limitados/Álvaro de Carvalho no futebol suíço livre;

- Com essa tão aguardada confirmação, três conhecidos jogadores acabaram deixando a equipe manolense: o lateral/volante Bruno Gabiru (Júlio Mesquita), o meia Everaldo (Guaimbê), além do zagueiro canhoto Leu, que é de Álvaro de Carvalho. A SEJEL, até o final do expediente desta quinta-feira (28), não havia registrado nenhum dos três por outras agremiações;

- Mais uma troca de jogador acaba de ocorrer no futebol suíço. Foi no Inter F.R., que liberou o atacante galiense Luciano. Em seu lugar acabou inscrito o meia/lateral canhoto Maicon, que é de Vera Cruz e já teve passagem por Os Pior e ECSL. Sem dúvida, mais um ótimo reforço para a equipe do presidente Diego Bonfante e do diretor Guilherme Guedes;

- O Dinos acaba de ratificar  inscrição de seu 20º jogador, Gustavo, meia atacante que é da vizinha Marília. Ele realizou um amistoso pelo alvirrubro frente ao Inter F.R. e chamou a atenção. Só não esteve presente nas últimas partidas, graças a uma contusão no ombro. Gustavo já atuou no futebol garcense, mais especificamente no Paulista, do presidente Adão Rocha. Jogou naquele agremiação em 2.023. A diretoria dinista preferiu deixar duas fichas na espera, na possibilidade de surgir mais algum nome. Lembrando que na categoria podem ser inscritos até 22 jogadores por time, sendo seis (6) residentes em outros municípios;

- O Salgueiro inscreveu nesta quinta-feira (27) mais alguns jogadores para reforçar o elenco. Na verdade, o time possuía apenas 13 nomes para a estreia no Torneio Preparatório. A diretoria se movimentou e cadastrou os defensores Saulo e Jorge Tisso, que já estavam no time no ano passado, além do atacante Reinaldinho (ex-SLRaíz) e do `boa praça´, uma pessoa querida por todos, o polivalente Márcio Chulau.

230 jogadores vão correr atrás da bola na abertura da temporada do futebol suíço

 

Preparatório começa no próximo dia 17

Com 12 times divididos em dois grupos, tendo jogos em turno único e os quatro primeiros avançando às quartas de finais. Esse um resumo do Torneio Preparatório, que marcará a abertura das competições/24 no futebol suíço.

A categoria viveu nesta quinta-feira (27) o último dia de cadastro para os jogadores terem a situação regularizada com vistas à participação na 1ª rodada, prevista para 16 de março. De todos os participantes, apenas um atingiu o número máximo: Inter F.R.. O time do presidente Diego Bonfante e do diretor Guillherme Guedes já conta com os 22 nomes previstos em Regulamento.

Os demais, com o respectivo número de cadastrados em parênteses, são: Flamengo (19), Os Pior (20), Vimec (18), Dinos (20), CAMV (18), Juventude (18), Salgueiro (16), VKT (20), Paulista (19), UFC (20) e ECSL (20). 

A exemplo do supermaster, no suíço o cadastro reabrirá em 17 de março. 

Quase duas centenas de jogadores estão aptos a participar da 1ª rodada do Torneio Preparatório

 

Figueirinha tem 17 jogadores à disposição na 1ª rodada, enquanto o CAF, 13

Terminou nesta quinta-feira (27) o prazo para inscrição de jogadores no supermaster visando a rodada inaugural do Torneio Preparatório, marcada para 15 de março. 

Serão 10 times nas disputas, com a temporada prometendo ser muito disputada. Ao total, foram cadastrados 174 nomes, que estarão correndo atrás da bola na rodada inicial do TP. Aliás, essse número poderia ter sido ainda maior, caso os times tivessem inscrito todas as vagas. 

Lembrando que cada agremiação está apta a inscrever 20 nomes, ou seja, o universo de praticantes, fora dirigentes e torcedores, pode chegar a 200 jogadores, um número bastante considerável. Outra informação importante: estão aptos, por Regulamento, a disputarem a temporada todos os nascidos até 1974, sem qualquer exceção à regra. Acompanha quantos atletas cada time poderá contar na rodada de abertura:

Art Elétrica (19), Figueirinha (17), Jafense (18), SEAC (18), Cyborg (19), CAF (13), Palmeiras (17), Atlético Araceli (19), SEC (17), Aliança (17). Como se observa, Art Elétrica, Atlético Araceli e Cyborg contam com o maior número de jogadores, ao passo que o CAF, com o menor.

As  inscrições serão reabertas em 17/03, com todos os times podendo inscrever mais nomes. 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Manto Sagrado: bicampeão da Série Prata apresenta o uniforme para o suíço/25

Um dos poucos times que ainda não havia mostrado o seu novo `manto´, o Clube Atlético Monte Verde manteve as cores tradicionais, num design clássico. Recebemos o modelo do dirigente Bizão e fazemos questão de apresentá-los a todos:

Supermaster e suíço: as 22 equipes cumpriram com o prazo de cadastro dos jogadores

 

Suíço tem os 12 times totalmente regularizados

A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer lembra que terminará nesta quinta-feira (27) o prazo dado pela entidade para que as equipes enviem a relação com nomes de jogadores para cadastro. Somente estes primeiros nomes poderão disputar a rodada inaugural do Torneio Preparatório. 

Isso serve para o suíço e supermaster. Se no primeiro todos os 12 times cumpriram com o prazo - o VKT foi o último a entregar - no supermaster os 10 inscritos encaminharam jogadores para cadastro. O SEC foi a última agremiação a realizar o envio.

Assim, o Torneio Preparatório começará no próximo dia 15 com quatro partidas e a folga de Art Elétrica e SEC, em cada grupo. Os jogos previstos pela rodada inicial: Figueirinha x SEAC; Cyborg x CAF; Atlético Araceli x Palmeiras; Aliança x Jafense.

Equipe desiste oficialmente do supermaster garcense

 

Marquinhos Jafa fez o comunicado do encerramento das atividades da Lanchonete

Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (26), a Lanchonete São Lucas informou o encerramento de suas atividades.

A equipe vermelha, que antes havia passado pelo suíço e também master, representada pelo seu presidente, Marquinhos Jafa, esteve na SEJEL informando a sua desistência. Problemas particulares do seu (único) dirigente, aliado à dificuldade na captação de jogadores, foram os motivos alegados.

Assim a temporada contará com 10 participantes. No Torneio Preparatório nada mudará, pois a Lanchonete estava no grupo com seis participantes, que agora contará com um a menos, mesmo número da chave contrária. 

A única alteração é que a fase de classificação do Municipal, que contaria com 20 rodadas, agora terá duas a menos para se apurar os classificados às semifinais e também Série Prata.

Pé de Cana tem jogo cancelado no fim de semana

 

Garcenses vem de goleada em Oriente, frente Padre Nóbrega

No carnaval não haverá qualquer movimentação referente ao Pé de Cana!

De acordo com o fundador e presidente da equipe, professor Pedro L. Soares, "Tentamos acertar um amistoso para Garça, porém, analisamos bem os prós e contras e optamos em cancelar tudo e retornarmos no próximo dia 08/03."

O dirigente ratificou que o próximo adversário será o time de Oscar Bressane, provalmente fora de casa. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Há três dias do encerramento de inscrição de jogadores, suíço livre possui dois times com `zero cadastro´

 

Equipes estão finalizando período de amistosos com vistas às competições oficiais

Os Borba Gato FC e Corinthians!

Essas as equipes que não enviaram nenhum nome para cadastro de jogadores junto à Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer. 

Restando três dias, todos os outros times encaminharam uma relação, por menor que seja. Fica a dúvida se essas equipes conseguirão cumprir o prazo, já que o mesmo se encerra nessa sexta-feira (28), às 17 horas.

Caso não inscrevam ninguém, serão considerados times derrotados por W.O. na rodada inaugural, onde o Corinthians terá pela frente Os Crias, enquanto Os Borba Gato tem confronto marcado na tabela diante do Meninos da Vila/ST.

O Torneio Preparatório do futebol suíço livre terá o seu pontapé inicial em 23 de março. 

Os bastidores do futebol garcense vão se afunilando para a temporada


Mineiro, que estava no ECSL, pediu desligamento após o jogo do domingo (23)

Com o início das competições oficiais bem próximo, os times vão fazendo os últimos ajustes. Trazemos para você, vários movimentos que aconteceram recentemente:

- No futebol suíço, onde o único time que não apresentou jogadores para cadastro junto à Secretaria de Esportes é o VKT, isso até o último contato mantido com a entidade, alguns movimentos inesperados estiveram acontecendo. No ECSL, por exemplo, o meia canhoto Mineiro, após o amistoso diante do Salgueiro, solicitou o seu desligamento do time, já não fazendo mais tarde do qualitativo plantel da equipe do presidente/jogador/zagueiro/capitão Crisão, que é comandado pelo estudioso e sempre atualizado treinador, Rick `Nariz de Bruxa´. Ninguém foi inscrito em seu lugar até o momento;

- Quem também passou pela mesma situação foi Os Pior. No time laranja quem `pediu a ficha´ e seguirá novos caminhos é o lateral Flavinho Moysés, para surpresa geral de muitos. Ele já passou por Kosminho, Flamengo e Levis e faria sua primeira temporada com Os Pior. Mas preferiu sair e já foi novamente inscrito pelo rubro-negro para 2.025. Aliás, por falar nos atuais vice-campeões municipais, esta terça-feira (25) foi marcada pelo aniversário do técnico Felipe Ramos, o Chokito, que está completando 33 anos. Como curiosidade, ele é mais novo do que todos os jogadores da equipe, visto que no suíço, a idade mínima de ingresso é de 35 anos. Desejo ao querido Felipe, a quem tem profundo carinho e respeito, muita saúde e décadas e mais décadas de vida!

- Mais `deserções´. Não demorou nem uma semana o vínculo do goleiro Márcio Molina com o CAMV. Ele, que havia sido anunciado pela diretoria recentemente, alegando impossibilidade de comparecimento aos jogos no domingo pela manhã, acabou deixando o elenco. Na última temporada ele atuou no supermaster, porém, como `exceção à regra´, devido à faixa etária inferior. Como nesse ano foi tudo unificado naquela categoria, podendo jogar apenas os nascidos até 1974, Márcio acabou ficando sem time;

- Quem inscreveu vários jogadores de uma vez foi o Paulista. Já são 17. O diretor Gustavo `Nosso Pão´, confirmou a base do ano passado (o goleiro Hélber, Alexandre, Nenê Santiago, Pio, Celinho, Ed Carlos, Édson Tucura´, Rodrigo, Juninho, Bolinha, entre outros), como também cadastrou as novidades Cris `Bagaço´ e Vitinho Gamba, ambos que estiveram no ano passado no extinto SLRaíz, além de Adilsinho e Vágner de Vera Cruz. Chegam também Zidane e Brasil, que são de Marília. O meia Neizinho, muito conhecido no futebol garcense, igualmente está inscrito na equipe do presidente Adão Rocha;

- O Dinos cadastrou o goleiro Rodrigo (Marília), que disputará o suíço pela primeira vez, além de Thiago `Carneiro´ e Lelé, ambos procedentes do suíço livre, onde defendiam Red Bull e Sol Nascente, respectivamente. Mesmo tendo sido acometido por uma forte contusão muscular na coxa no último amistoso, sem pensar duas vezes, a diretoria também garantiu o jafense Maycon no plantel. O meio-campista foi o 19º nome confirmado no alvirrubro, indo para a sua segunda temporada na agremiação. 

No suíço, apenas o VKT não enviou os nomes dos jogadores para cadastro

 

Depois do VKT é o Vimec o time com o menor número de jogadores, apenas nove

Flamengo, Os Pior, Inter F.R., ECSL, Vimec, Dinos, Juventude, CAMV, Salgueiro, Paulista e UFC. Todos estes times tem elenco suficiente para entrar em campo na rodada de abertura do Torneio Preparatório. 

Por outro lado, uma agremiação ainda não entregou a relação nominal: o VKT. Apenas a equipe sofre riscos de perder por W.O. na rodada de abertura do Torneio Preparatório no próximo dia 16 de março.

O VKT tem prazo até às 17 horas desta quinta-feira (27) para apresentar um número mínimo de nomes para poder entrar em campo e não ser derrotado por W.O. pelo Dinos, o seu primeiro adversário no Torneio Preparatório.

Aguardemos!

No supermaster, duas equipes não cadastraram nenhum jogador, mesmo faltando menos de 48 horas para o prazo-limite

 

Atlético Araceli só tem nove jogadores inscritos, ao passo que a Jafense está bem tranquila neste aspecto

Preocupação no futebol suíço supermaster!

Dois times não cadastraram nenhum jogador até o momento, mesmo com o prazo terminando nesta quinta-feira (27).

Estou falando de SEC e SEAC. A Figueirinha, grande campeãa do ano passado que estava na mesma situação, encaminhou lista com os seus atletas no fim da tarde desta terça-feira.

Conforme ficou definido, caso esses dois times não entreguem uma relação de nomes para inscrição, serão considerados perdedores na rodada inicial do Torneio Preparatório que começa no próximo dia 15 de março. E com os efeitos do W.O.. 

No caso, na rodada inaugural, o SEAC terá pela frente a Figueirinha, com o SEC folgando. Assim, o Serafim EC perderia os pontos da 2ª rodada, tendo o cadastro liberado para os seus jogadores apenas no dia 24. Na ocasião, o oponente do dia 22 será o Cyborg. 

Preocupação 

Não são apenas SEC e SEAC que estão em situação muito preocupante. Outros times cadastraram jogadores, porém, em número muito abaixo do que se imaginava. São os casos do Atlético Araceli (9), CAF(11) e Lanchonete (11).

Reafirmando o prazo para as inscrições, que vem sendo alertado há vários dias: 27/02, até às 17 horas. 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

SEJEL ratifica: supermaster, suíço e suíço livre sem movimentação durante carnaval

 

Amistosos vem acontecendo, sem interrupção, desde 12 de janeiro

Em mais uma oportunidade a Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer vem confirmar que não vão acontecer jogos amistosos durante o período carnavalesco.

A informação, divulgada pela primeira vez há dias, diz respeito a não realização de confrontos preparatórios para que os campos passem por uma breve recuperação. 

Lembrando que depois haverá apenas um fim de semana para os últimos amistosos e no fim de semana seguinte, o pontapé inicial do Torneio Preparatório para o supermaster (15) e suíço (16).

No suíço livre as partidas oficiais terão inicio na semana seguinte. 

Manto Sagrado: atual campeão da Taça Cidade de Garça no supermaster apresenta o seu uniforme

Os times seguem se movimentando com vistas à temporada de competições. Uma das prioridades do 1º semestre sempre é a confecção dos uniformes. Muitos times já apresentaram o seu `manto´, sendo que o espaço continua aberto àqueles que ainda não o fizeram e assim desejarem.

Dessa vez trago o uniforme da Jafense, que em 2.024 foi o grande campeão da Copa Lions. Baseado na vestimenta do Sport Recife, a equipe mostra a todos a sua `farda´. Confira:





A programação de amistosos pós-carnaval no futebol suíço

 

Times voltarão a correr atrás da bola no dia 09/03

A SEJEL, de forma antecipada, divulga a programação de jogos preparatórios para o dia 09/03. Lembrando que será o último fim de semana antes do início oficial da temporada/25 com o Torneio, previsto para começar no dia 16/03. 

Visando a adaptação de como serão as rodadas durante o ano, a escala aponta três jornadas duplas em três campos. Confira:

HEITOR GONÇALVES –

8 horas – Juventude x UFC

10 horas – Flamengo x Dinos 

MARTIN CARVALHO – 

8 horas – Inter F.R. x ECSL

10 horas – Os Pior x Paulista

MARCOS ANT. da SILVA –

8 horas – VKT x Vimec

10 horas – Salgueiro x CAMV

Suíço livre e as partidas amistosas do dia 09/03

 

Confrontos visam a melhor preparação das equipes 

Rápidos na marcação de amistosos, os times do suíço livre já fecharam a programação do fim de semana depois do período carnavalesco. 

Nesta fase, não estão sendo utilizados os campos do CT, que já recebem treinamentos durante toda a semana, mas que durante o ano receberão normalmente os confrontos previstos pela tabela. Eis a programação:

Complexo Esportivo Valdir Tramontini 

Campo 1 – 

8 horas – Inter de Milhões x Os Borba Gato FC

10 horas – Os Crias x Unidos da Vila

Campo 2 – 

8 horas – Sol Nascente x Red Bull

10 horas – Atlético São Lucas x Corinthians

Naudert Silva Braga – 

8 horas – Só Resenha FC x Meninos da Vila/ST

João L. Zancopé – 

8 horas – Araceli x Salec

10 horas - Vagão x Nada Consta

Faltam apenas três dias para o encerramento das inscrições de jogadores no supermaster e suíço

 

SEAC - num flagrante do último Municipal - é um dos times que não inscreveu nenhum nome junto a SEJEL


No suíço, VKT e Salgueiro precisam agilizar o cadastro 

Atenção dirigentes das agremiações integrantes do supermaster e suíço: faltam apenas três dias para o fechamento do período inicial de inscrições visando o Torneio Preparatório de cada categoria. 

Os times tem até esta quinta-feira (27) para o envio dos nomes que comporão cada equipe. Os que não estiverem cadastrados, estarão ficando automaticamente fora da 1ª rodada do Torneio Preparatório. Depois, em 17 de março, será reaberto o sistema, com os nomes passando a ser referendados até a semana que antecederá a 3ª rodada.

Uma informação importante: independentemente da categoria, caso não seja alcançado o número mínimo de jogadores para entrar em campo (7) até esta quinta-feira, o time será considerado perdedor por W.O..

Trago abaixo, após a última pesquisa junto ao sistema disponibilizado pela SEJEL, a relação de equipes com nenhum ou pouquíssimos jogadores registrados (em parênteses):

Supermaster - 

Aliança (11), Atlético Araceli (9), CAF (11), Lanchonete (10) e os mais preocupantes, sem nenhum jogador inscrito: Figueirinha, SEAC e SEC. Palmeiras, Cyborg, Art Elétrica e Jafense, estão tranquilos com relação a número de cadastrados.

Suíço - 

Apenas uma equipe está em situação preocupante: VKT, que possui apenas dois inscritos. Vimec (9) e Salgueiro (10), aparecem a seguir. Todos os demais integrantes ostentam situação, em termos de cadastro de jogadores, extremamente confortável. 

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Os bastidores do futebol garcense - Edição de domingo

 

Alex, do Juventude, está afastado dos gramados por tempo indeterminado

Momentos de definição em todas as competições oficiais do município. Muita coisa tem acontecido, com os times se armando cada vez mais. Acompanhe as informações a respeito:

- O Dinos ratificou a aquisição de um ótimo reforço: Everton Ricardo. Falando assim, ninguém o conhecerá, mas esclareço que estou me referindo ao Gordo, de Vera Cruz, que na temporada passada defendeu o ECSL. É um jogador muito bem vindo à equipe alvirrubra, pois pode atuar em mais de uma posição (zagueiro e volante). Aliás, o Dinos já tem outros nomes confirmados, que serão cadastrados junto a SEJEL durante a semana. Até o momento, são 15 nomes inscritos; 

- O prazo das inscrições de atletas vai se afunilando e com isso, surgem alguns casos complicados. No suíço livre, por exemplo, há um mesmo jogador cujo nome constou na relação nominal de três equipes diferentes. Acabou sendo inscrito por quem chegou primeiro, apesar de se tratar da equipe que menos tem chance de ficar com o mesmo. No supermaster, outra situação intrigante: atacante muito conhecido fez amistoso pela Jafense, que o cadastrou. Porém, ao saber do fato depois de alguns dias, o jogador entrou em contato garantindo que só fez o jogo preparatório e que realizaria outros amistosos antes de sua definição. Como já houve a inserção de seu nome junto ao sistema da SEJEL, o atacante foi aconselhado a conseguir a liberação junto a Jafense, mesmo antes de começar a temporada!

- O Trem Bala de Jafa, que disputará o suíço livre de forma inédita, conseguiu um ótimo reforço para a temporada: o lateral-esquerdo Sapinho. Com passagens por grandes times do futebol suíço - o último deles foi o Vimec - o jogador, certamente, somará muito com sua experiência ao jovem elenco distrital, que conseguiu montar um plantel extremamente qualitativo para as disputas;

- A fase não anda nada boa em termos de futebol para o meio-campista Michael. O jogador do Dinos, recentemente, teve que se afastar dos amistosos em virtude de uma forte contusão na mão. Recuperado, ele retornou neste domingo quando do amistoso da equipe diante do reforçado UFC. Porém, na etapa complementar, ele sofreu um forte estiramento muscular na coxa, saindo imediatamente da partida. Sentindo muito, o jafense não tem prazo para o seu retorno. Outro que está afastado devido a uma contusão - torção no joelho - é o meio-campista Alex, do Juventude. Ele se machucou no confronto ante ao Salgueiro. Como ainda não foi ao médico, não tem a mínima ideia de quando poderá voltar aos gramados;

- Destaque na vitória do Inter de Milhões sobre Os Pior, o atacante Nando defendeu Os Faixa na última temporada. Autor de dois gols na vitória por 4 x 2, ele é de mariliense e será um baita reforço para o time do professor Dudu Soares. Por outro lado no suíço, quem atuou pela primeira vez no Salgueiro foi o meia-atacante Neto, que na última temporada defendeu o Dinos. Ele participou do empate sem gols diante do ECSL.

De virada, Dinos derrota o reforçado UFC

 

O dinista Márcio, quando exigido, demonstrou muita segurança na meta


Pênalti convertido por Rogerinho, deslocando o goleiro para o lado direito e batendo firme, rasteiro, no canto esquerdo

O Dinos conquistou neste domingo (23) a sua segunda vitória consecutiva na reta final da fase de amistosos preparatórios do futebol suíço. Frente ao UFC, os alvirrubros levaram a melhor pelo placar de 3 x 1 (0 x 1, no 1º tempo).

Se o UFC teve os reforços de Bozó, João Paulo, Cicinho, Julinho e Téia, suas novas aquisições, o Dinos acumulou desfalques, entre os quais o zagueiro Zica, o zagueiro/volante Gordo, além do meia mariliense Gustavo e do atacante duartinense Francis, todos impossibilitados de comparecimento. Ainda se recuperando de contusão acometida no segundo amistoso do ano, frente ao CAMV, o goleiro Rodrigo também esteve ausente, ele que é outro reforço de Marília.

Quem saiu à frente do placar foi o Unidos Futebol Clube, do presidente Marcelo dos Reis Filho e do diretor Pita, com gol assinalado pelo estreante Cicinho, na etapa inicial.

Porém, com um jogo consistente e fazendo prevalecer o conjunto da equipe, que vem sendo aperfeiçoado jogo a jogo, o Dinos empatou com João Vitor que, após a cobrança de escanteio, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, depois do rebote da defesa. Rogerinho, na cobrança de penalidade máxima virou, cabendo a Lelé, nos instantes finais, decretar os números finais do confronto, que foi realizado no Martin Carvalho e que valeu como uma ótima preparação para ambos os envolvidos visando a temporada/25.

Nos confrontos entre livre x suíço, times do livre levaram a melhor

 

O campeão do livre superou o campeão do suíço em amistoso


Confronto de rubronegros teve o Flamengo atuando com a camisa azul

Duas partidas neste domingo (23) envolveram as equipes do futebol suíço frente ao suíço livre. E em ambas, as equipes do livre levaram a melhor e, coincidentemente, pelo mesmo placar: 4 x 2.

No encontro entre os atuais campeões de ambas as categorias, melhor para o 100 Conflitos, que derrotou o Flamengo (4 x 1, no 1º tempo). 

Luciano, Iago (2) e Caio Martins anotaram para o rubronegro de vila Cavalcante, ao passo que Carlão e Negão, descontaram para o Flamengo, que realizou o seu primeiro amistoso em 2.025.

Inter de Milhões passou pelo Os Pior no João L. Zancopé

Expulsões

Por outro lado, no João L. Zancopé, o Inter de Milhões superou Os Pior por idêntico placar (2 x 1, no 1º tempo). 

Ao contrário da partida do Marcos Ant. da Silva, o confronto teve momentos de tensão sendo que, ainda na etapa inicial, dois jogadores acabaram expulsos: Marquinhos (Os Pior) e Igor (Inter).

Ânimos serenados, a partida transcorreu normalmente, com o mariliense Nando anotando duas vezes e mais Neymar e Kauêzinho para o Inter de Milhões, sendo que André marcou duas vezes para Os Pior.

Dois bons jogos que serviram como preparação para os times com vistas à temporada oficial de competições/25.

No suíço livre, vários amistosos foram realizados neste domingo (22)

 

Red Bull virou prá cima do Atlético São Lucas, 3 x 1

Fechando fevereiro, as equipes do futebol suíço foram em peso a campo, com a realização de vários confrontos preparatórios.

No João L. Zancopé, por exemplo, de virada, o Red Bull bateu o Atlético São Lucas, 3 x 1. No pouco tempo que assisti, percebi que o goleiro do ASL estava praticando grandes intervenções e que o Red Bull era pura pressão. Deu no que deu! Uma virada e a vitória por um placar clássico.

Os Crias levou a melhor sobre o Só Resenha FC

No campo ao lado, no Marcos Antonio da Silva, grande movimentação e a boa vitória do semifinalista da última temporada, Os Crias, diante do Só Resenha FC, 3 x 2.

Sol Nascente tem um pós-jogo bem feliz após boa vitória sobre o Vagão

Quem também esteve se movimentando foi o Sol Nascente, que goleou o Vagão, 4 x 1. Os gols foram marcados por Mateus Siqueira (2), Diego e Pedrinho. Demais resultados deste domingo:

Meninos da Vila/Santa Terezinha 4 x 1 Nada Consta

Araceli 2 x 2 Os Borba Gato FC

Unidos da Vila 6 x 1 Corinthians

Trem Bala 3 x 2 Limitados

A exemplo do supermaster e futebol suíço, no suíço livre também não vão acontecer confrontos durante o carnaval. Os confrontos da categoria retornarão no dia 09/03, podendo ainda ser feitos em 16/03. O Torneio Preparatório começará no dia 23/03.

Suíço teve os seus primeiros jogos às 10 horas

 

Vimec saiu perdendo, mas foi buscar o empate contra o Juventude


Confronto `pegado´, foi o primeiro realizado às 10 horas no Martin Carvalho

Servindo como adaptação para o Torneio Preparatório, duas partidas foram realizadas ás 10 horas no futebol suíço.

No Martin Carvalho, muita luta e disposição e ao final, empate entre Juventude x Vimec, 2 x 2. Carlinhos, aproveitando-se de um recuo de bola para o goleiro Éder que acabou vencido na jogada e Belezura, para os comandos do técnico Pelatte, ao passo que Mah anotou os dois gols do time de vila Manolo. Acrescentando que Piva acabou expulso pelo árbitro.

O defensor Eliélson, do Inter F.R.

Facilidade

No outro jogo, este no Heitor Gonçalves, o Inter F.R. não encontrou dificuldades para derrotar o VKT, 4 x 0. Os tentos da equipe do presidente/treinador Diego Bonfante, foram marcados por Ipo (2), Donizete e Piveta.

Ressaltando que no fim de semana do carnaval, não acontecerão jogos amistosos, com os campos estando fechados e liberados apenas no domingo seguinte (9) para a última partida antes do Preparatório. 

Salgueiro segura o ímpeto do ECSL e arranca um bom empate no Heitor Gonçalves

 

Salgueiro causou muitas dificuldades ao forte ECSL


Partida serviu para comprovar como o Salgueiro está renovado em relação ao ano anterior

Em partida onde se esperava uma tranquila vitória do ECSL, o Salgueiro se postou defensivamente muito bem, segurando a pressão do fortíssimo adversário e conseguindo um bom resultado final, 0 x 0.

O confronto serviu para consolidar a boa fase da equipe do presidente Ezequiel Crispim e do técnico Zinho, que passou a contar com um plantel recheado de boas opções em 2.025.

E um detalhe: o ECSL pressionou muito, principalmente na etapa complementar, com a postura do Salgueiro chamando a atenção pela disposição e garra de seus jogadores.

O resultado, apesar de ser um amistoso, ficou melhor para o Salgueiro, que se mostra bastante motivado para a presente temporada.

Paulista x CAMV: um placar justo no Naudert Silva Braga


Pastor participou diretamente do resultado, com uma assistência `involuntária´ em gol assinalado por Marcinho

Ninguém ganhou, ninguém perdeu

Assim terminou o jogo realizado no Naudert S. Braga, entre Paulista e CAMV. O placar final apontou 3 x 3, com a vitória parcial do Paulista na etapa inicial.

Edcarlos e Adilsinho para o time tricolor, ao passo que Lapazzi chegou a empatar para o CAMV. No 2º tempo, empurrado pelos diretores Viana, Rosa e Bizão, que finalmente reapereceu à beira do gramado, o Monte Verde empatou e virou através de Marcinho.

No fim, Zidane, mariliense que, pelo visto, encheu os olhos do presidente Adão Rocha, marcou e decretou números finais, 3 x 3. 

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Os resultados dos amistosos pelo suíço supermaster deste sábado (22)

 

Amistosos entraram em sua reta final no supermaster
Foto: Arquivo Pessoal

Com as equipes realizando, oficialmente, seus penúltimos amistosos antes do início oficial da temporada/25, o supermaster teve mais uma tarde de amistosos. Desta vez, apenas a Jafense não atuou. 

Aliás, a SEJEL lembra a todos os integrantes da categoria, que o prazo para a inscrição dos atletas visando a presença na 1ª rodada do Torneio Preparatório, que vai começar no próximo dia 15, termina na próxima quinta-feira (27).

Nos jogos realizados, a Figueirinha, que entra como favorita para `beliscar´ todas as competições previstas, devido à força de seu elenco, derrotou o bom time do SEC, 2 x 0, com gols de Codé e Tatão.

Outro vencedor foi a Art Elétrica - de olho nela! - equipe que chegou a todas as finais do ano passado. Tendo como treinador o conhecido Cabeça, superou o Cyborg, 3 x 1.

Outros resultados: CAF 6 x 1 Lanchonete (2 x 0, no 1° tempo); Aliança 2 x 1 Palmeiras, com o gol alviverde, completamente involuntário, anotado num `bico´ desferido pelo conhecidíssimo Fernando Tedesco; Atlético Aracéli 0 x 2 SEAC (ambos os gols no 1º tempo). 

Reforçando a informação às equipes que durante o carnaval não acontecerão amistosos, com os mesmos retornando apenas no dia oito (8), uma semana antes do pontapé inicial do Torneio Preparatório.

Pé de Cana, com grande atuação, goleia jogando fora de casa

 

Pé de Cana não deu nenhuma chance ao adversário


Soares cravou: ninguém jogou mais do que o Elivélton em Oriente

Atravessando um ótimo momento logo no início da temporada, o Pé de Cana foi a campo neste sábado (22) conquistando um resultado altamente expressivo: 7 x 2. O adversário foi a equipe de Padre Nóbrega, porém, com a partida sendo disputada em Oriente.

Os gols foram assinalados por Marquinhos (2), Elivélton (2), João (2) e mais um tento assinalado por May. 

De acordo com o presidente/treinador, professor Pedro L. Soares, o grande destaque do jogo foi o atacante Elivelton. "Ele foi muito bem, fazendo dois gols, após criar jogadas que nos chamaram a atenção. Sem dúvida alguma, merece essa citação, pois ele esteve em jornada onde sua criatividade, habilidade e, principalmente, a velocidade, prevaleceram".

Futsal: categorias de base da SEJEL enfrentarão as equipes do GTC

 

Equipes da SEJEL, do professor Paulo `Sorato´ Sakatauskas, se apresentaram pela primeira vez em 2.025


Momento de agradecimento à presença da torcida, formada pelos pais e incentivadores da prática esportiva


SEJEL x GTC se enfrentaram em quatro categorias

Um sábado (22) de grande movimentação das equipes de futsal da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer. Acontece que o ginásio João Gonzales foi o palco de quatro confrontos das crianças que participam das escolinhas da modalidade que receberam os alunos dos professores Wanderley Cesaretti e Rafael, do Garça Tênis Clube.

Os resultados foram os seguintes: 

Sub/07 - 

SEJEL 4 x 1 GTC (Gols: Mini Caio (3) e Pedro)

Sub/09 - 

SEJEL 1 x 1 GTC (Gol: Nicolas)

Sub/11 -

SEJEL 2 x 1 GTC (Gols: Kelvinho e Thales)

Sub/13 - 

SEJEL 4 x 1 GTC (Gols: Vitor, Wesley, Luiz e João)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Recordar é Viver: "Dr. Caio de Almeida e a cápsula do tempo"

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Seria uma cápsula do tempo, descoberta no final do ano de 2024? Um mistério que até hoje prevalece. Tudo começou quando da reforma no prédio do INSS/Instituto Nacional do Seguro Social, no início da Avenida Dr. Rafael Paes de Barros.

Já na fase final da reforma, a turma da pintura estava removendo algumas madeiras pregadas na parede interna, que seriam “trocadas” por grafiato, quando se deparou com um envelope bem guardado por trás do madeiramento.

Ao abrir o envelope um achado especial: um talão de cheques, contendo 20 folhas do Banco Comercial do Estado de São Paulo S/A, cuja agência funcionou no prédio. Não havia qualquer menção, ou algo escrito no envelope, nem o porque do talão de cheques ter sido guardado no local. .

Seria da época da inauguração ou de alguma reforma no prédio do banco?   Alguma superstição ou um enigma? Talvez, um sinônimo de prosperidade? 


Para tentar desvendar o mistério, procuramos o Dr. Caio Celso Nogueira de Almeida, uma verdadeira enciclopédia da história de Garça. Assim que mostramos a folha de cheque (foto), o Dr. Caio segurando em suas mãos, um pouco emocionado, fez uma verdadeira volta ao passado, recordando do seu primeiro emprego no banco. 

Para nossa surpresa descobrimos que o Dr. Caio trabalhou no citado banco. Foi contínuo no ano de 1948, quando tinha apenas 16 anos de idade. Lembrou que, nesta época, o gerente do banco era o Sr. Carlos Dias Aguiar e tinha ainda os seguintes funcionários: Nascy Mahamud, Bilbao e Roque.

Segundo Dr. Caio, a cidade tinha um grande movimento, chegando a ter 12 agências bancárias, tudo devido à expansão da lavoura do café, o “ouro verde do Brasil”. De pronto afirmou: o cheque em questão era emitido e entregue ao cliente, quando ele ia para uma outra cidade. No destino ele sacava o dinheiro na agência do banco. Até porque na época as viagens eram longas e demoradas e nada de ficar com dinheiro no bolso. Uma ordem de pagamento ou transferência para outra conta era bem demorado. O cheque era pagável na localidade indicada pelo cliente. Para ter validade, tinha que estar assinado pelo gerente e outra chefia do banco, com a obrigatoriedade de conter o selo/estampilha na folha.

Quanto a possível cápsula do tempo? (talão de cheque lacrado), Dr. Caio deduziu que “Guardar um talão de cheque num lugar especial, poderia trazer sorte e render bons negócios para o banco”.

BEQUE DE ESPERA: Há!!! Não posso esquecer de falar que o Dr. Caio é são-paulino. Também se aventurou a jogar bola. “Fui um bom beque de espera pelo lado esquerdo. Não era qualquer adversário que me driblava não”.

O Dr. Caio disse que acompanhou muito o futebol na cidade, época do glorioso Garça Esporte Clube, dos ano de 1950. “Era um grande conjunto de futebol, dava gosto ver o time jogar. As domingueiras esportivas no Campo de Vila Williams eram sinônimo de alegria e também de assistir um grande espetáculo futebolístico. O nosso Garça era respeitado por todo o interior de São Paulo. Os destaques ficavam por conta  do Altamiro Gomes, Doleite, Liquinho e dos atacantes Paraguaio e Carlito”.

No lado profissional, o Dr. Caio estudou na Escola Normal de Garça, se formou professor em 1953 e lecionou em escolas da zona rural. Estudou, ainda na Faculdade de Direito de Bauru, se formando em 1959, tendo desempenhado uma brilhante carreira como advogado. Também fez o curso de piloto de avião no Aero Clube de Garça, sendo um aluno exemplar. Teve a ousadia de realizar o primeiro voo sozinho em 1948, com apenas 16 anos de idade. Também integrou o Rotary Clube de Garça por 47 anos. No lado político foi presidente da UDN/União Democrática Nacional aqui em Garça. 

O Dr. Caio é neto do Sr. Antonio Augusto Andrade Nogueira, o “Coronel Totó”, o primeiro prefeito de Garça, em 1929.

 O BANCO:  O Banco Comercial do Estado de São Paulo S/A., foi fundado em 1.912 pelo advogado José Maria Whitaker. A sede/matriz do banco era à rua São Bento nº 63, centro de São Paulo. Esteve em atividades até 1950. Com o crescimento do mercado bancário, fundiu com outras instituições financeiras, com a denominação de Banco União Comercial. Em 1974 foi incorporado ao Banco Itaú S/A.





Em Garça o banco funcionou na antiga Avenida Brasil, hoje, Dr. Rafael Paes de Barros, nºs 17 e 33. No número 17 era a entrada do banco, enquanto no nº 33, era o acesso à residência do gerente, que ficava no andar superior do prédio. Em 20 dia 20 de abril de 1969 foi instalada a Agência do INSS, em prédio próprio do Instituto.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

No suíço livre, SEJEL estipula prazo de cadastro para a estreia no Preparatório

 

Atuarão na 1ª rodada do Torneio Preparatório apenas os jogadores cadastrados até 28 de fevereiro


Constatando que até o início desta quinta-feira (20) 65% dos times integrantes do futebol suíço livre não havia encaminhado jogadores para cadastro na categoria, a Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer tomou uma decisão: para participação na rodada inaugural do Torneio Preparatório, os jogadores devem ser inscritos até a sexta-feira (28). Caso isso não ocorra, só terão condições na jornada seguinte. 

Foi a forma que a entidade encontrou para acelerar o ritmo, pois, restando praticamente um mês para o início da temporada oficial, apenas seis (6) dos 17 integrantes haviam encaminhado os nomes.

Reforçando que o suíço livre terá o pontapé inicial do Torneio Preparatório em 23 de março - pelo menos essa é a previsão inicial. 

O sistema será reaberto em 24 de março, indo até a semana que antecede a 3ª rodada para novas inscrições. Posteriormente a lista com 25 nomes só poderá ser preenchida após o encerramento do TP.

Os bastidores do futebol garcense e os reforços dos times para as competições

Tiaguinho Moreno, um dos reforços do Dinos para 2.025

Vivendo um momento de definição, os times que integram o futebol suíço e demais competições vão apresentando os seus jogadores para a temporada/25. Algumas agremiações estão se reforçando muito bem. Vamos a algumas informações:

- O UFC foi a equipe que mais se movimentou durante a semana. E, convenhamos, de uma forma bem agressiva. Após ratificar os nomes de Cicinho (ex-Os Pior), Julinho (ex-Levis) e Teia (ex-Vimec), o Unidos FC, do presidente Marcelo Reis Filho, anunciou João Caixeta (ex-Levis), além de cadastrar Bozó e João Paulo, irmãos que defenderam o Flamengo. Assim, o Unidos reforçou demais o seu plantel, passando a reunir ótimas condições de brigar por vaga nas quartas de final, logo em seu `debut´ na categoria;

- O Dinos também vai se reforçando. O zagueiro mariliense Zica, com passagens por Salgueiro e Inter F.R., já faz parte do elenco do técnico Paulo `Zoinho´ Martins. O meio-campista Tiaguinho Moreno vai estrear no suíço, ele que sempre foi conhecido por sua habilidade e técnica. É irmão do Rafa Moreno, artilheiro do Inter F.R. nesta fase de amistosos e filho do Henrique Moreno, a quem tive o privilégio de jogar junto, nos tempos de mocidade, no extinto Vilinha, integrante dos campeonatos juvenis nos anos 80. O atacante canhoto Francis, de Duartina, também está certo no alvirrubro. A exemplo do Tiaguinho, disputará o suíço de forma inédita. Ele foi indicação do Joel de Duartina, artilheiro do Palmeiras no supermaster;

- Uma situação nada convencional. Jogador que estava no supermaster acaba de ser cadastrado no suíço. Trata-se do goleiro Márcio Molina, que defendia a Jafense. Como na atual temporada aquela categoria será disputada pelos nascidos até 1974, ele ficou fora devido à idade. E acaba de ser inscrito pelo CAMV. Molina, filho do famoso Bitica, já teve presença destacada no suíço, defendendo o Juventude. Chegou até a se tornar o goleiro da temporada em nossa seleção anual;

- Apenas uma equipe do futebol suíço já atingiu o número máximo de inscritos: o Inter F.R., que faz amistosos preparatórios desde o ano passado. Semifinalista da última temporada, o time que agora terá as cores azul e branco como predominantes, atingiu o limite de 22 jogadores. Logicamente que, como as competições não começaram, poderá ocorrer uma ou outra substituição. Mas se isso acontecer, será uma troca pontual;

- O Vimec cadastrou até o momento nove jogadores, todos garcenses. Explica-se: o time de vila Manolo está quebrando a cabeça para definir os jogadores de fora. Realizou amistosos com número excessivo deles e agora precisa escolher os seis (6) nomes previstos em Regulamento. Fatalmente a equipe vai esperar o amistoso deste domingo (23) para tomar uma decisão sobre o espinhoso assunto.