sexta-feira, 25 de julho de 2014

Recordar é Viver: `A emoção de assistir a abertura da Copa no Brasil´










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Hoje daremos o último giro pela Copa do Mundo FIFA, recentemente realizada em nosso País, com vitória da seleção da Alemanha. A princípio muita gente desconfiava da sua realização e que poderia até mesmo se tornar um fracasso. As arenas ficaram prontas (ou quase) em cima da hora. Mas no final tudo deu absolutamente certo, e o padrão FIFA se consolidou, a ponta da entidade maior do futebol mundial, atribuir nota 9,25, superando os 9 da última Copa na África do Sul.

Se até a semana passada recordamos nossos conterrâneos que assistiram os jogos ao vivo, hoje chegou nossa vez de relatar a emoção de assistir,  na Arena São Paulo, o jogo de abertura entre Brasil 3 x 1 Croácia. Confesso que realizamos um sonho de infância, nós que vivenciamos o futebol desde a tenra idade.
Primeiro foi o puro golpe de sorte que tivemos ao ser sorteado pela FIFA, dentre quase 1 milhão de solicitações do mundo inteiro, e conseguir o cobiçado ingresso para ver o jogo de abertura.  

Estar na Arena São Paulo foi deslumbrante, desde o momento que tivemos o primeiro contato com aquela enorme construção, que se destaca sobremaneira no Bairro de Itaquera da grande metrópole paulista.

A arena é monumental, parece aqueles castelos de antigamente. Sempre  com o objetivo de fazer a política da boa vizinhança, procuramos interagir com os torcedores de outros países e mostrar, que além de vários atributos, o brasileiro é receptivo, alegre e do bem.  Levamos  vários bonés e camisas nas cores verde amarela, e entre uma foto e outro, ia brindando “os amigos”, sempre recebendo um atencioso “obrigado”. 

Empolgado hasteamos a bandeira  do Brasil (foto), com o nome de nossa querida Garça e um banner nas arquibancadas. Fomos clicados por muitas câmeras fotográficas, juntamente com torcedores de muitos países, me recordo do México, Alemanha (foto), Honduras, Chile, Índia, Equador, Colômbia, Austrália, Argentina e até da Croácia (foto), nossos adversários. Sem falar na galera brasileira, que deu um colorido especial verde e amarelo na arena. Felizmente não vi nenhuma confusão. Ali estavam  pessoas do mundo inteiro se confraternizando num clima de paz e alegria. Uma certeza de que éramos  todos iguais, independentemente de raça, cor, crença, idade, pobre ou rico. Isto era o mais importante.

Agora, ouvir a capelinha do Hino Nacional foi emocionante e de arrepiar. O estádio inteiro, numa única voz cantando, chegou até dar um nó na garganta. Quanto ao jogo não preciso nem falar. O Brasil venceu a Croácia por 3 a 1. Não foi aquela vitória convincente e a certeza do “hexa”. O resultado final e nossa participação na copa, todos já sabem, né? Os 7 a 1 diante da Alemanha foi algo difícil de acreditar, que entrou para a história negativa da nossa seleção. Mas assistir a abertura da copa em nosso País foi um dos maiores gols que já marquei na minha carreira. Um verdadeiro gol de placa.