sexta-feira, 7 de maio de 2021

Presidente coloca estádio de equipe tradicional à venda

 


Existem equipes tradicionais, bem conhecidas, que se mantiveram ao longo do tempo graças à inexplicável paixão de alguns dirigentes. No Brasil, há inúmeros exemplos disso. Porém, um dia tudo  acaba e daí a equipe sai das quatro linhas e passa a integrar o rol daquelas que hoje fazem parte do passado, ficando no imaginário dos torcedores.

Um desses casos é do icônico São Domingos, time de futebol alagoano, fundado em 1964 e que tem dois vice-campeonatos estaduais (1971/88), além de participação na 2ª divisão nacional em 1972 e uma conquista da Série B alagoana em 1999.

Presente em dezenas de testes da inesquecível Loteca - ou Loteria Esportiva - nos anos 70 e 80, realizou jogos fantásticos frente aos grandes de Alagoas (CSA e CRB). Chegou a contar com o futebol do folclórico centroavante Beijoca, ainda em início de carreira, que depois fez história no Bahia e chegando a atuar até no Flamengo.

Com poucos dirigentes - ou seriam abnegados? - em sua historia, o `Domingão´ é comandado desde 1982 pelo advogado José Cordeiro Lima, responsável pela manutenção das atividades da equipe por quase quatro décadas, quando se afastou devido a problemas de saúde.

Figura simpática e acessível ao extremo, Cordeiro, como é conhecido, tem uma ligação visceral com o São Domingos. Com recursos próprios, começou a construção em 1998, de um estádio na bela Massagueira - Em tupi-guarani significa `lugar que foi alagado´ -, a 15 kms de Maceió e 5 kms da Praia do Francês, pertencente à cidade de Mal. Deodoro. 

Encravado num dos lugares mais valorizados no entorno da capital alagoana, até porquê estamos falando do maior centro de crustáceos da América Latina, o estádio, a 600 mts da rodovia Maceió - Mal. Deodoro, chama a atenção pela infraestrutura oferecida, pois é dotado de alojamento para 40 atletas, refeitório e 12 salas sob as arquibancadas. Ainda há um campo ao lado do estádio servindo como treinamento para as categorias de base, ou seja, tudo o que é preciso para a formação de atletas numa região onde o que não falta são verdadeiras jóias a serem descobertas.

José Cordeiro Lima, presidente do São Domingos-AL

Mas o presidente está afastado involuntariamente. E por isso o `Domingão´ não está mais ativo. O `Cordeirão´, com capacidade em torno de 4 mil torcedores e nunca totalmente finalizado, está à venda. A confirmação foi passada, via telefone, pelo próprio cartola, que nos atendeu com uma cordialidade ímpar, pois me interessei por essa historia de paixão esportiva e fiz questão de conversar com ele e me comprometer a divulgar esta página tão bela do futebol nacional por todos os órgãos de imprensa que eu tenha acesso.

Caso você conheça algum interessado em atuar na formação de atletas e que pudesse fazer um investimento de tamanha magnitude, o endereço eletrônico do presidente José Cordeiro Lima é o seguinte: cordeirolimaoab@ig.com.br 

Ah! Ia me esquecendo: segundo o dirigente, quem comprar o estádio e a estrutura em torno dele, leva de `brinde´ o próprio time, inclusive com todos os uniformes!