sexta-feira, 14 de maio de 2021

Recordar é Viver: "Paulo Pereira, um corintiano nos microfones"

 


Wanderley `Tico´ Cassolla

Em se falando do futebol, a cidade de Garça sempre revelou bons jogadores. Muitos seguiram na carreira e se tornaram profissionais. Com o rádio garcense a situação também se repete. Grandes profissionais de imprensa aqui surgiram, uma tradição que vem desde a antiga Rádio Clube de Garça.

Muitos foram em frente, alcançaram sucessos nos microfones de outras cidades, alguns “explodiram” na capital paulista. Citar nomes daria uma lista extensa, poderíamos cometer alguma injustiça, esquecer nomes. Mas um merece registro especial: Paulo Pereira, que neste ano está completando 45 anos falando nos microfones. Assim é este garcense nato, o  “PP do Rádio”, um fiel corintiano, que tem muito orgulho do que faz. Com seu jeitão simples, de locutor `bão´ do interior, o  “PP”  é uma unanimidade no rádio planaltino. E com aquele vozeirão  grave, que agrada em cheio o público em todas as classes. “Pendurar os microfones” ainda não está nos seus planos´. Enquanto estiver com o “gogó” em forma, vai continuar  naquilo  que é a sua vida, sua eterna paixão, os microfones, levando informação, entretenimento, musica e alegria aos ouvintes. De fato o “PP” já se tornou uma bandeira da nossa imprensa falada.

O INÍCIO: O ano era de 1.976, o jovem Paulo Pereira, um sonhador, durante o dia trabalhava  na construção civil, fazendo pequenas reformas. À noite estudava no extinto Colégio Comercial de Garça, juntamente como radialista Aparecido Martins, que estava se transferindo para Capão Bonito. O saudoso Cido Martins, vendo nele um bom potencial, fez o convite para um teste na Rádio Clube de Garça. Veio aquele frio na barriga. No dia seguinte  fez a primeira avaliação. Voltou  mais uma vez, e com algumas técnicas vocais mais aprimoradas, “acabei sendo aprovado pelo mestre Nilson Bastos Bento, a quem tenho um carinho todo especial. Entrei para o fantástico mundo do rádio”. A partir dali fez praticamente de tudo em emissoras: locutor de estúdio, repórter esportivo, noticiarista, apresentador de cerimonial, etc.

A CARREIRA: Na Rádio Clube de Garça trabalhou entre os anos de 1.976 à 1.981. Depois foi para a Rádio Amorim Juventude de Rondonópolis/MS, onde permaneceu por 5 anos. Em seguida, retornou para a vizinha cidade de Marília, e na Rádio Dirceu atuou por 12 anos, que considera um tempo muito bom profissionalmente. Até que voltou para Garça, onde trabalhou por cerca de 12 anos na Rádio Universitária/UniRádio, do amigo José Abraão. Até que retornou à Rádio Centro Oeste onde permaneceu até o ano de 2.019. Neste período, ainda passou pelo jornalismo da Rádio Clube de Marília. Ao longo da carreira, entrevistou grandes personalidades, cantores, artistas famosos, jogadores, etc. Um em especial, José Daniel Camillo, o cantor sertanejo Daniel (foto), o moço de Brotas.

Praticamente uma vida inteira vivenciada no rádio, onde o “PP” faz questão de agradecer ao seu descobridor, Cido Martins, Nilson Bastos Bento e todos os profissionais que estiveram a seu lado, formando um grande time e de muito sucesso e respeito, e também aos empresários que sempre lhe ofereceram boas oportunidades. O primeiro tempo do jogo já foi cumprido. 


Mas o jogo ainda não terminou. Agora o “PP” parte firme para o segundo tempo, na etapa WEB. Desde o ultimo dia 5 de Maio está nos microfones da Rádio Club Web de Garça, ocupando o novo espaço permitido pela tecnologia. Como sempre, confiante que vai oferecer o melhor trabalho em áudio e vídeo para os ouvintes de Garça e também de todo o planeta. Todas as manhãs, das 5 horas às 7 horas, de segunda a sexta feira, o “PP” está ao vivo e a cores, como gosta de frisar. Apresentando o “Cantinho Sertanejo” (foto), com aquela musica boa e uma mensagem gostosa de ouvir, de sua querida Garça branca, alçando um voo longo pelo mundo afora.


FESTA DOS REFLETORES:
No dia 18 de agosto de 1.978, foram inaugurados os refletores do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. Uma grande festa, numa noite de sexta feira. Um campo lotado de torcedores, com a presença do São Paulo FC, então campeão brasileiro, com destaque para o  goleiro Waldir Peres no gol e vários outros craques da bola. O tricolor paulista realizou uma espécie de treinamento, de um lado o time principal x time reserva, reforçado por alguns jogadores de Garça. O “PP” sempre presente nos grandes eventos e como repórter esportivo, aproveitou a oportunidade para entrevistar o volante Chicão (foto), jaqueta 5 do time do Morumbi.