terça-feira, 30 de novembro de 2021

Concorrida reunião técnica define master garcense para 2.022


Temporada/22 do master está praticamente definida

O Campeonato de Futebol Suíço Master garcense está definido para a próxima temporada!

Tudo foi alinhado em reunião realizada nesta segunda-feira (29) na Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, com a presença maciça de representantes das equipes, que ficaram sem competições nas duas últimas temporadas, devido à pandemia de COVID-19.

Várias mudanças ficaram definidas, entre as quais, nas próprias regras, como a exigência a partir de agora da utilização das duas mãos na cobrança dos arremessos laterais e, a mais impactante, que passam a existir pênaltis nas faltas cometidas dentro da área. 

Abaixo, você pode conferir um resumo do que foi acordado na reunião, comandada pelo titular da pasta, Júlio César Martins:

- A temporada está prevista para começar no dia seis de fevereiro, com um torneio preparatório. De acordo com o número de inscritos, serão três chaves, avançando oito agremiações ao mata-mata de quartas-de-finais, semifinais e final. A previsão de término é 23 de março, ou seja, dois meses de preparatório;

- O Campeonato deverá começar em 30 de abril e com mudanças em sua estrutura. Será um turno único, todos contra todos, classificando-se os oito primeiros e uma novidade: aqueles que não avançarem, vão disputar o `Módulo Prata´, um torneio entre aqueles que não passarem de fase. De acordo com Martins, "Assim a gente consegue dar um atrativo melhor ao Campeonato, onde todos estarão em atividade, até aqueles que não conseguirem a classificação. Claro que isso dependerá do número de participantes";

- A pontuação continuará sendo contada no `mata-mata´, como critério de desempate e para a disposição das séries eliminatórias, ou seja, nas quartas de finais os pontos continuarão sendo contados, para depois saber quem vai enfrentar quem na fase seguinte;

- Agora vai valer o saldo de gols como primeiro critério de desempate no `mata-mata´, ou seja, uma equipe vence por dois gols de diferença e depois perder por um, estará qualificada, sem a necessidade da prorrogação;

- O Campeonato passar a ter uma premiação em dinheiro, com os três primeiros recebendo valores, o mesmo ocorrendo para o campeão do `Módulo Prata´. Talvez a maior novidade de todas: o master terá o patrocínio da empresa FullTime;

- O `direito adquirido´ dos atletas que já atuaram aqui em Garça, permanece. Ainda foi aberta a inscrição para mais dois jogadores de fora, que nunca atuaram em Garça. E uma mudança importante  para 2.023: `direito adquirido´ deixa de existir, sendo permitida a inscrição de até quatro atletas que não residem em Garça;

- Há a previsão de que em outubro comece o torneio de encerramento da temporada. Desta feita seriam três competições para que os times passem a temporada toda em atividade. 

Brevemente traremos mais novidades a respeito deste tema!

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Ciclismo: garcense volta a ocupar o lugar mais alto do pódio, agora em Marília

Como é legal acompanharmos um garcense no lugar mais alto do pódio!

O grande talento do ciclismo garcense voltou a brilhar!

Arthur Fillip esteve participando de mais uma prova no fim de semana, desta vez, na vizinha Marília.

Foi o 1º MTB Xco do Jardins dos Ipês, "uma corrida muito legal e disputada com o atleta Lucas Esteves. Deixo aqui os parabéns a todos que participaram da prova e também aos organizadores", pontuou.

Arthur chegou em 1º lugar, demonstrando enorme satisfação com a conquista do lugar mais alto do pódio. 

Eufórico, ele aproveitou para estender o convite para que todos participem do "1º Desafio Piramba Jetflex", que vai acontecer no domingo, em Garça, "competindo ou torcendo", finalizou.

Patrocinadora Oficial: 

PPA Automatizadores

@equipe_ppajetflex 

Apoiadores:

@blackbikesoficina 

@paulordesiderato (DELETRO DISTRIBUIDORA)

@paulinhojmjm (TREINADOR)

@pirambamtb 

@nutrifernandoferreira 

@bodyhealth128 

@fisioterapia_milenaneubern 

@gidpersonalizados 

@gidsolucoesadesivos 

@fleximoveis 

@seabrabikes 

@girosetrilhasbikeshop 

domingo, 28 de novembro de 2021

Solidariedade em alta: evento no `terrão´ apontou resultado altamente satisfatório

 

Exemplo: `Terrão´ uniu forças e `estendeu a mão´ aos mais necessitados 



Reginaldo Pedro da Silva: "Arrecadamos 160 kgs que serão distribuídos na comunidade Araceli/Beira-Rio


Flagrante do início da chegada do público que prestigiou o show de pagode

Conforme havíamos divulgado em post anterior, o `terrão´ promoveu um evento beneficente neste domingo, quando da realização das quartas de final do torneio de futebol de areia.

O conhecido Pradella se apresentou num agradável show de pagode, prestigiado por um bom número de pessoas. Ao mesmo tempo os simpatizantes do `terrão´ estiveram doando alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos às famílias mais carentes daquela comunidade.

Foi uma bela ação que, volto a repetir, merece os aplausos pela iniciativa!

Importante: atenção times do futsal garcense, inscrições devem começar dentro de alguns dias

 

Futsal também começará em breve sua movimentação

Como você já pôde acompanhar em post anterior, a reuniões técnicas do master e suíço já estão confirmadas pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer.

Agora trazemos a informação que nos próximos dias - provavelmente a partir de seis de dezembro -, estarão liberadas as inscrições para os times de futsal que pretendem disputar o municipal da modalidade em 2.022.

O secretário de Esportes, Júlio César Martins, passou as seguintes informações: "Os interessados devem procurar a SEJEL (ginásio João Gonzáles) para deixar o nome da agremiação e o responsável. A partir daí, saberemos o número de participantes, regulamento e formato da competição, bem como a tabela de jogos".

Nos próximos dias estaremos informando com precisão, a data de início das inscrições.

Definido o G-4 na comunidade Araceli/Beira-Rio

  

Flagrante do primeiro gol do São Lucas, com o artilheiro Son se atirando e conseguindo empurrar para o gol

O futebol de areia garcense conheceu neste domingo (28), os classificados às semifinais do torneio que marca o encerramento da temporada do `terrão´. 

Mais três confrontos foram realizados no fechamento das quartas de finais, com muitos gols sendo marcados. 

O São Lucas superou o Sem Massagem em confronto bem equilibrado, 3 x 2. Já a Ferroviária superou o QZO, 4 x 2. O último a se garantir nas semifinais foi o Aracéli, que passou pelo Boca Junior, 3 x 0. 

Desta feita, os confrontos semifinais marcados para o primeiro domingo de dezembro, assinalam: Cem Conflito x Ferroviária; Aracéli x São Lucas. Partidas eliminatórias, sem vantagem. No caso de empate, prorrogação e, se necessário, penalidades máximas.

Está chegando a hora para o grande Show de Prêmios na Venda Seca



Você já sabe: no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 12 horas, sensacional Show de Prêmios na Venda Seca. 

As cartelas poderão ser adquiridas por R$ 25 (antecipado) ou R$ 28 (no dia). No vídeo abaixo, meu amigo Verinha passa mais informações. É só acompanhar:


Obs.: No dia três de dezembro, estará sendo feito pelo Facebook sorteio de canecas personalizadas da Venda Seca, além de cartelas do Show de Prêmios. Para participar basta você compartilhar em seu Facebook, marcar dois ou três amigos e ainda compartilhar no Story. Fazendo isso você já garante da primeira rodada extra. Não perca essa chance!

Goleada garante Cem Conflito nas semifinais do `terrão´

 

Bilico sai para comemorar o terceiro gol...


...atravessando o campo e indo até sua fervorosa torcida

Uma vitória pelo maiúsculo placar de 4 x 1 (1 x 0, no 1º tempo), garantiu uma das quatro vagas às semifinais do torneio de futebol de areia que acontece na comunidade Aracéli Beira-Rio, ao forte Cem Conflito.

Jhow Mendes marcou na etapa inicial. No 2º tempo, Itamar e Bilico em duas oportunidades, ambas com a bola desviando na defesa antes de entrar, fecharam o placar para o time vencedor, cabendo a Jackson, numa bela cobrança de falta, diminuir para o VN.

O Cem Conflito, que ainda desperdiçou inúmeras chances para aumentar o placar, aguarda na semifinal, novamente em confronto eliminatório, Ferroviária ou QZO. 

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Recordar é Viver: "Armando Rabah, eterno dirigente do Mercado FC"




Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Na correria do dia a dia, estava até que passando despercebido, até que fomos alertados pelo amigo Serginho, que jogou no time do Mercado,  do falecimento do Sr. Ahmad Ruchdi Rabah, o conhecido “Armando da Casa Botafogo”, ocorrido no último dia 13 de novembro. Há muitos anos o sr. Armando era proprietário da Casa Botafogo, que fica ao lado do Banco Itaú, bem no centro da cidade, e confesso que a triste notícia nos pegou de surpresa. Até porque costumeiramente passávamos lá para bater um papo. Sempre sobre futebol. Ele gostava de falar do seu Palmeiras e recordar dos bons tempos que foi dirigente do time do Mercado, campeão varzeano na temporada de 1.966, e que marcou época na década de 60.

Ao lado dos irmãos Mamede e Rachid, assim que desembarcaram no Brasil, oriundo do Líbano, já se apaixonaram pelo futebol brasileiro. Até que chegaram em Garça e participaram ativamente do futebol varzeano. Fizeram sucesso à frente do Mercado Futebol Clube: o Mamede como presidente, Armando, dirigente e Rachid, jogador. Outra coisa em comum: todos fervorosos torcedores do glorioso Palmeiras, da época da academia de Dudu e Ademir da Guia. Só que  uma situação inédita aconteceu na família Rabah: o Mamede mudou de time. Foi quando viu o Pelé jogar. Na hora virou santista roxo e fã incondicional do maior jogador de futebol de todos os tempos. Convenhamos, difícil de acontecer em se falando da paixão do torcedor  brasileiro pelo futebol. 

Na época os grandes times da várzea eram o Bangu, Real, Botafogo e a Ferroviária, equipes montadas há mais tempo e já bem estruturadas. Mas com o carisma dos irmãos Rabah, aos poucos foram conquistando reforços e o Mercado passou, de um time mediano, a um time de ponta.

O primeiro título não demorou a chegar. O Mercado foi campeão da primeira edição da “Taça Cidade de Garça”, a tradicional Copa Lions, disputada no dia 14 de outubro de 1.966. Naquela oportunidade foi inaugurado oficialmente o Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, e a final do torneio aconteceu na preliminar do jogo principal entre Veteranos do Garça x Scratch da Rádio Bandeirantes, de São Paulo.

O Mercado venceu a Ferroviária por 1 a 0, gol do meia atacante Luiz Paulo (na foto ao lado do Armando), e deixou o nome cravado no Troféu “Interventor Jaime Nogueira Miranda”.

Em pé da esquerda para direita: Maurício, Claudinet Gimenez, Luizão (com o troféu), Francisco Bertone, Celsinho Cassemiro, Nena, Zé Carlos goleiro, Armando Martins, Ademir, MAMEDE, Tonho, Geraldo, Marquinho e Valdomiro Baraldi; agachados: ARMANDO, Luiz Paulo, Zé Santana, Serginho, Vado, Iza e Zé Massagista. 

Com um time forte, neste mesmo ano, o Mercado se tornaria campeão amador, desbancando os favoritos da época, o Real da Vila Manolo e o Bangu da Vila Nova. Passados mais três temporadas, no ano de 1.969, venceria novamente a Copa Lions, sagrando-se bi-campeão. No começo dos anos 70, o Mercado deixaria de existir, para entrar na história do futebol varzeano. Fundamentalmente graças ao empenho e dedicação dos dirigentes e Armando e Mamede, além do zagueirão Rachid.  

SEJEL confirma reuniões técnicas do master e do suíço garcense


Secretário de Esportes garantiu a realização dos certames municipais em 2.022

Atenção diretores do master e do futebol suíço!

A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer está divulgando a realização das reuniões técnicas do futebol garcense visando a retomada das competições em 2.022.

De acordo com o titular da pasta, Júlio César Martins, os encontros vão acontecer na própria SEJEL, com o master tendo vez nesta segunda-feira (29), às 20h30, enquanto o suíço, na noite seguinte, às 20 horas.

"Já vamos passar o calendário e regulamento dos campeonatos do ano que vem. O sistema de disputa também será apresentado", pontuou o dirigente.

Com relação ao `problema´ referente à utilização dos campos do suíço - Ministério Público pediu a interdição do local devido à falta de acessibilidade -, Martins revelou que houve uma reunião com o Promotor de Justiça com a mesma sendo `muito boa´. "Ficamos de receber um retorno sobre a questão, mas até o momento não temos nada de oficial. Mas mesmo que aconteça o pior, mesmo que os campos não possam ser utilizados, já temos alternativa para que os certames ocorram normalmente. De uma maneira ou outra haverá os campeonatos do ano que vem", finalizou.

Exemplo: comunidade Araceli/Beira-Rio também é solidariedade


O grande artista Pradella estará na `carreta do pagode´, a partir das nove horas deste domingo (28)

Neste domingo (28) vai acontecer a rodada que apontará os semifinalistas do torneio de futebol de areia que marca o encerramento da temporada/21 na comunidade Aracéli/Beira-Rio.

Além dos jogos previstos, uma atração à parte está confirmada pela organização: "Teremos um grande show de pagode que terá como objetivo a arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão distribuídos, dentro da própria comunidade, aos mais necessitados", revelou Reginaldo P. da Silva, o Rêgi.

Segundo ele, houve uma junção de forças entre as equipes e a organização, sem esquecer dos torcedores, que poderão colaborar com a doação de 1 kg de alimento. O horário será das nove até o encerramento da rodada, não sendo descartada uma `esticada´ no evento, dependendo da movimentação, que promete ser bem intensa.

Parabéns aos envolvidos, pois qualquer ação em que o bem estar do próximo é o principal objetivo, tem que ser bastante elogiada.

Valeu, terrão! 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A programação das quartas de finais do `terrão´

Quem perder no domingo dará adeus à competição

Está sendo divulgada pela organização, a escala de horários das partidas que apontarão o G-4 do torneio que marca o fechamento das atividades do futebol de areia, comunidade Araceli/Beira-Rio, neste domingo (28). 

Salientando que os confrontos são eliminatórios e ninguém leva qualquer tipo de vantagem, ou seja, em caso de empate no tempo normal, prorrogação. Permanecendo a igualdade, decisão através da cobrança de penalidades máximas. Eis os jogos previstos:

8 horas - Cem Conflito x VN

9 horas - São Lucas x Sem Massagem

10 horas - Ferroviário x QZO

11 horas - Aracéli x Boca Junior

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Pedestrianismo: talento garcense treina forte visando provas importantes em dezembro




Rodrigues, sensação garcense do pedestrianismo, terá um mês de dezembro com grandes desafios. 

Ele tem presença confirmada no 35º Tribuna FM Unilus, a corrida mais tradicional na distância dos 10 kms, que será disputada em Santos, no litoral paulista.

No último dia do ano, Marquinho estará correndo pelas ruas da capital do Estado, num dos mais conhecidos eventos da modalidade em todo planeta, a Corrida Internacional de São Silvestre, num total de 15 kms.

Ele tem seguido um rigoroso treinamento passado pelo seu `staff´, tendo como objetivo colocações expressivas que venham confirmar o ótimo momento que atravessa.

Otimista com os desafios que terá pela frente no fechamento da temporada, ele faz questão de lembrar o suporte dado pelos patrocinadores: PPA, Garseg-Seguros, FullTime, Banca do Elizeu, Fazenda São Ramiro e Escola Agrícola, além de todos os demais apoiadores.

domingo, 21 de novembro de 2021

Definidos os confrontos das quartas de final na comunidade Aracéli/Beira-Rio

 

De agora em diante, quem perder dará adeus à competição

As goleadas deram a tônica na última rodada, fase de grupos, do torneio que marca o encerramento da temporada/21 do futebol de areia garcense.

Neste domingo (21), n complementação da rodada, tivemos os seguintes resultados:

Aracéli 1 x 0 VN 

Cem Conflito 10 x 1 Nacional

QZO 3 x 3 Boca Junior

Ferroviária 10 x 0 União B

Classificação Final - 1ª fase

Grupo A - 

1º) Aracéli 13 pts

2º) Ferroviária 11 pts

3º) Sem Massagem 9 pts

4º) VN 7 pts

5º) União B 3 pts

6º) Os Drakes/AC 00 

Grupo B - 

1º) Cem Conflito, São Lucas 13 pts

3º) QZO, Boca Junior 7 pts

5º) São Lucas Raiz 3 pts

6º) Nacional 00

Quartas de Final - Jogos eliminatórios, sem vantagem para nenhuma equipe; no caso de empate, prorrogação e, se necessário, penalidades máximas:

Cem Conflito x VN (J3)

São Lucas x Sem Massagem (J2)

Ferroviária x QZO (J4)

Araceli x Boca Junior (J1)

Semifinais - 

Venc. J1 x Venc. J2

Venc. J3 x Venc. J4

Previsão confirmada: garcenses obtém ótimos resultados no ju-jitsu

 

Orgulhoso, Douglinhas ostenta a medalha de ouro conquistada em Barueri


Vitor F. Cirillo foi outro garcense a ocupar o lugar mais alto do pódio


Lucas Galdino, com o kimono azul, ficou em terceiro em sua categoria

Organizada pela FPJJ, a Copa Roberto Lage, realizada em Barueri, na Grande São Paulo, consagrou alguns atletas garcenses, que ocuparam o lugar mais alto do pódio.

Neste sábado (20), Vitor F. Cirillo ficou com o ouro em sua categoria, ao passo que Lucas Galdino faturou o bronze. 

Fechando as competições, foi a vez de Douglas A. de Souza, o Douglinhas, ostentar em seu peito, a medalha dourada, após superar todos os oponentes. 

Ygor Ap. Farias foi outro garcense com atuação destacada, porém, sendo superado ao longo das disputas pelo campeão da categoria.

Destacando que os atletas participaram das disputas, numa parceria entre a Associação Vida Luta e Cidadania, SEJEL e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Parabéns a todos os envolvidos!

São Lucas x São Lucas: derby no `terrão´ é definido por goleada

Muito superior ao adversário, São Lucas ainda desperdiçou várias chances


Gentil teve grande destaque na partida, marcando três gols

Para quem pensava que o confronto entre São Lucas x São Lucas Raiz pela última rodada, fase de grupos do torneio que fecha a temporada/21 do futebol de areia, comunidade Araceli/Beira-Rio, seria um `jogo de compadres´, se enganou redondamente.

O São Lucas, de virada, venceu a partida por goleada, 6 x 1 (1 x 1, no 1º tempo). Gigante foi o autor do gol do São Lucas Raiz, que se despediu da competição, enquanto Gentil (3), Son (2) e Weslei, anotaram para o time vencedor.

Com o resultado positivo, a equipe chegou aos 13 pontos, ao passo que o São Lucas Raiz finalizou sua presença com apenas três.

WO

Fato totalmente incomum em se tratando de `terrão´, tivemos neste domingo (21) um WO. Ocorre que o time carvallhense, Os Drakes/AC, não compareceu para enfrentar o Sem Massagem, considerado vencedor por WO. Debutante no evento, o SM terminou a fase de grupos com nove pontos.

De acordo com o regulamento, se Os Drakes/AC for querer se inscrever para o campeonato do próximo ano, terá que pagar uma multa de R$ 150,00 por este não comparecimento. Se não participar e por acaso atletas do time forem inscritos por outras agremiações, cada um terá que recolher junto à organização uma taxa de R$ 50,00. Se quiser jogar, é claro.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Recordar é Viver: "Garça Eternos, a bola da saudade entrou em campo"

 










Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Na manhã do último sábado (13) estivemos prestigiando o interessante jogo, que reuniu,em sua maioria, ex-jogadores que defenderam o Garça, entre os anos de 1.984 à 1.990.  Uma manhã de pura nostalgia e saudosismo, de uma geração que marcou época no futebol profissional garcense. Tudo porque em 1.984 o Garça retornou às atividades, disputou a Série A-3 (equivalente a então 3ª Divisão), e voltou com tudo, em alto estilo. Tendo como presidente o palmeirense Antonio “Biga” Marangão, o “Azulão” disputou uma grande temporada, terminando como vice-campeão. Sem falar que garantiu o acesso para a Série A-3, juntamente com o campeão, Capivariano.

Depois daí muitos jogadores deixaram o Garça, foram para outros times, e nunca mais se viram. Até que criaram um grupo na internet “Garça Eternos”. A resenha e “cornetagem” virtual sempre correu frouxa. Acompanhando o grupo notamos: o Garça marcou (e muito) a carreira de deles.

Até que chegaram à conclusão que estava na hora de se reunir presencialmente. Sob o comando dos entusiasmados Deley Borborema, Dinho Parreira, Márcio Gravatim, Paraná e Tadeu Vizoto, a galera foi sendo convocada e o jogo aconteceu no Toyotão. O reencontro foi marcante, numa volta ao passado, depois de 37 anos. As lembranças da época em que deram espetáculos no gramado do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, jamais foram esquecidas.

Mas e o jogo? Olha, com certeza ficou para um segundo plano. Temos que considerar que os “Eternos do Garça”, já não estão com a mesma força, ou o preparo físico de antigamente. Sem falar nas contusões que agora vão surgindo, umas vindo de cirurgias, outras das pancadas sofridas. Mas nesta hora, a vontade de tentar correr atrás da bola, fala mais alto. Quando a bola rolou, grandes jogadas e lances de rara beleza aconteceram. Só para citar, o meia João Luiz, continua com a mesma classe e domínio da bola perfeito. O Dinho Parreira firme na marcação, não erra um passe sequer. Nenê Miranda com dribles curtos e com os dois pés. Roberto Bertuço, esbanjando vitalidade e ainda com o faro de gol. Emílio, sempre decidido nas disputas, antecipando as jogadas. Valtinho, atacante bom de bola e armador de jogadas. Paraná, de zagueiro, agora virou atacante, e teve a oportunidade de jogar ao lado do filho Leonardo. Márcio Gravatim, ainda corre muito e continua com aquela visão de jogo. Casagrande, bom domínio de bola e potentes chutes para o gol com a canhota. O goleiro Luizinho sempre posicionado debaixo da meta, praticou grandes defesas, até que se contundiu.  

Nesta legião de craques ainda estiveram em ação, o goleiro Marcão, Zé Gravatim, Ditinho treinador de goleiros, Tonho Alves, Tatu, Val, Luizinho, Esquerdinha e Zezão. Quem esteve no “Toyotão” viu, gostou e aplaudiu. E o placar? Bom, terminou 3 a 2 para um time. Mas para eles, não teve um time vencedor ou perdedor. Como bem disse o João Luiz, que veio lá de Taquaritinga: “Uma vitória em dose dupla. Primeiro por estarmos aqui vivos, depois de vencer esta pandemia. Segundo, a alegria de poder reencontrar os amigos do futebol de ontem. Isto não tem preço. Só temos que agradecer a Deus”. 

As grandes emoções ficaram reservadas para o “terceiro tempo”. Na chácara do Banespinha, toda “boleirada” se reuniu para aquela gostosa resenha e recordações dos grandes momentos e jogadas que vivenciaram dentro dos gramados, e que jamais serão esquecidas. Entre um gole e outro de cerveja, e um apetitoso churrasco, caprichosamente preparado pelo mestre Chicão Ferreira.

Nos flagrantes, uma das formações do Garça na vitoriosa temporada de 1.984. Depois, veja como está o Valtinho, Márcio Gravatim e Casagrande. Na outra foto: Paraná, Betinho Pavaneti e João Luiz. Em seguida, o ex-goleiro Mamela e o vigoroso quarto zagueiro Osmar “Tanajura”. Os planos futuros, segundo o Deley Borborema, é já ir pensando no segundo encontro em 2.022.

Garça é contemplada com o Centro de Formação de Atletas do Governo do Estado

 

Ginásio João Gonzáles será palco de várias turmas de treinamento

Uma grande notícia para a coletividade esportiva garcense!

A Sentinela do Planalto acaba de ser agraciada com o Centro de Formação de Atletas, programa do Governo do Estado de São Paulo. Muito brevemente será divulgado aqui neste espaço, todas as nuances deste convênio, inclusive como será o funcionamento, modalidades e assim por diante.

"Foi uma grande conquista nossa, pois poderemos investir o valor que será repassado durante toda a temporada de 2.022. Será um grande alento para o esporte garcense".

É bom frisar que pouquíssimas cidades foram contempladas, com Garça sendo o sendo município entre todo o interior. O mais importante é que o contrato já foi assinado, a documentação enviada e tudo OK, com o projeto estando totalmente aprovado. 

"Dentro de poucos dias receberemos esse repasse que será utilizado no desenvolvimento do esporte. Integralmente", salientou o titular da SEJEL.

Um dos primeiros passos será a contratação de professores para as modalidades. Traremos mais informações dentro de um curto espaço de tempo.

CHG vai iniciar treinamentos no Módulo Esportivo

 


Recebemos a confirmação de que o CHG Sports, tradicional escolinha de futebol garcense, visando uma expansão e maior número de atendidos, vai dar início a um segundo polo de treinamentos, com o mesmo funcionando no Módulo Esportivo, em vila Manolo.

Com isso, um maior número de atletas será alcançado, pois se tratam de bairros bem populosos aqueles que circundam a nova unidade.

Maiores informações diretamente com Netinho/Gustavo, que atualmente se utilizam do campo ao lado do ginásio Colombani. 

Em contato mantido com o secretário de Esportes, Júlio César Martins, eles nos confirmou a novidade: "Como o campo não está sendo muito utilizado, achei viável essa ideia, já que eles atendem muitas crianças. Isso é o mais importante, pois o que vale mesmo é termos as crianças praticando esporte". 

No próprio banner que ilustra o post, mais informações sobre essa novidade.

Jiu-Jitsu: garcenses participam de competição neste fim de semana



Cidade com bastante tradição na modalidade, Garça terá quatro competidores disputando um importante evento de Jiu-Jitsu neste fim de semana.

O mesmo tem a organização da FPJJ e terá vez em Barueri, na Grande São Paulo. O próprio titular da SEJEL, Júlio César Martins, estará acompanhando os atletas, que fatalmente estarão lutando por medalhas e resultados expressivos.

Além do secretário, seguirão para as disputas: Douglas Almeida de Souza, Ygor Aparecido de Faria, Lucas Palácios Galdino de Carvalho e Ricardo Wester.

Que muitos pódios possam surgir!

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Futebol de areia: seis jogos marcarão o encerramento da fase de grupos


Última rodada do `terrão´ garcense promete ótimos confrontos

A 1ª fase do torneio que encerra a temporada/21 do `terrão´ tem confirmada a realização de seis partidas neste domingo (21). 

Os confrontos são aguardados com imensa expectativa, pois servirão para a definição das quartas-de-final, que terão vez no último domingo de novembro. 

A programação definida pela organização, aponta:

8 horas - São Lucas x São Lucas Raiz

9 horas - Sem Massagem x Os Drakes/AC

10 horas - Aracéli x VN

11 horas - Cem Conflito x Nacional

12 horas - QZO x Boca Junior

13 horas - Ferroviária x União B

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Rubro-negro vai promover mais um encontro anual


Ex-atletas históricos do time vão se reunir novamente

Atenção coletividade flamenguista!

O Flamengo de vila Rebelo, maior campeão da história do futebol amador garcense, vai promover o seu 4º encontro anual. 

De acordo com o meu amigo Gilberto Aguiar, o Betão, o evento vai acontecer, inicialmente, no Toyotão, às 15h30, do próximo dia quatro de dezembro. Será aquele tradicional `bate bola´, envolvendo personalidades do rubro-negro, além de inúmeros convidados.

Posteriormente, vai acontecer a confraternização em local a ser definido, para que possam ser relembrados os ótimos momentos vividos ao longo dos quase 40 anos de existência do `Mengão´. 

Um recado importante deixado pelo Betão: não se esquecer daquela colaboração na `vaquinha´ para que o `pós-jogo´ seja ainda mais animado!

Qualquer dúvida, manter contato com com o treinador multi-campeão!

Por maioria de votos, PL de concessão do Platzeck foi aprovado pela Câmara Municipal

Platzeck teve sua concessão aprovada, porém, por 10 anos

Na sessão ordinária desta terça-feira (16), foi aprovado pelos vereadores por maioria de votos, 9 x 3, o Projeto de Lei que permite a concessão do Platzeck e do antigo CT. Porém, como era esperado, o mesmo recebeu emendas, que acabaram aprovadas.

Ficou definido, aguardando apenas a sanção do Executivo Municipal, que a concessão será feita via Chamamento Público. Agora não tem mais essa de algum interessado chegar, `tomar posse´, não fazer nada e, mesmo assim, se auto-intitular responsável por aqueles próprios. Sem dúvida um grande avanço. 

Também foi aprovado que o prazo para a concessão que seria de 35 anos, agora será de 10 anos, uma década. Outras emendas interessantes que mereceram o sinal positivo da maioria dos vereadores: o estádio só poderá receber eventos esportivos (uma ótima tacada!), a empresa que eventualmente assumir, terá que oferecer um projeto social à população e foi inclusa uma cláusula (muito inteligente também!) que, se a empresa não cumprir com o estipulado, poderá ter o contrato encerrado.

Outro ponto que julgo altamente benéfico: durante o prazo da concessão, a Prefeitura fica impedida de investir qualquer quantia, ou seja, não haverá aporte público de forma alguma.

Agora vamos aguardar os interessados e torcer para que num futuro próximo, todos possam acompanhar o processo de retomada do Platzeck e do antigo CT.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Botonismo: Cassiano Pelegrini vence etapa Walter Perez e se consagra bi-campeão garcense


O filho do saudoso professor Walter Perez, Fábio (E), entregou o troféu de campeão a Pelegrini

Uma etapa de muito sucesso envolvendo botonistas da região (Santa Cruz do Rio Pardo, Bauru, Marilia além de Garça) foi realizada na AABB de Garça neste feriado. Ao todo foram anotados 133 gols em 32 jogos, média de 4,15 gols por partida. A etapa consagrou Cassiano Pelegrini como bicampeão do Municipal Garcense, além de homenagear o saudoso professor Walter Perez.

Pelegrini vem mostrando sua hegemonia na modalidade que vem crescendo em nível regional, chamando atenção da TV Tem que fez matéria deste último evento.

Participantes da etapa disputada na AABB

Veja os resultados da Etapa Walter Perez e as fotos marcantes do evento que movimentou os associados da AABB neste feriado. A próxima etapa será em dezembro e em breve divulgaremos mais detalhes.

ETAPA WALTER PEREZ 🥏

GRUPO A -

CASSIANO 

ADRIANO

JUNIOR

RONALDO 

1 - Cassiano 1x0 Adriano (Sapo)

2 - Junior 0x6 Ronaldo (Felix)

9 - Cassiano 2x0 Junior (Sapo)

10 - Adriano 0x1 Ronaldo ( Felix)

17 - Cassiano 3x0 Ronaldo (Sapo)

18 - Adriano 0x1 Junior (Felix)

Movimentação foi intensa durante a Etapa Walter Perez

GRUPO B -

LEME

CLÁUDIO MARILIA

ENÉAS

JULIO

3 - Leme 2x1 Claudio (Leme)

4 - Eneas 1x5 Julio (Julio)

11 - Leme 1x5 Eneas (Leme)

12 - Julio 7x1 Claudio (Julio)

19 - Leme 5x4 Julio (Leme)

20 - Eneas 7x1 Claudio (Julio)

GRUPO C -

TICO

JOÃOZINHO SC

LEANDRO M

LUIZ MARCELO

5 - Tico 4x4 João (Tico 09)

6 - Leandro 0x0 Marcelo (Tico 02)

13 - Tico 2x2 Leandro (Tico 09)

14 - João 0x1 Marcelo (Tico 02)

21 - Tico 3x2 Marcelo (Tico 09)

22 - João 4x5 Leandro (Tico 02)

Futura geração já sendo preparada: o pequeno Cael Pelegrini sendo flagrado pelo câmera da TV TEM

GRUPO D - 

SILVIO SC

BINHO

NILTINHO

LUIZ BAURU

7 - Silvio 2x2 Binho (Paka)

8 - Niltinho 3x1 Luiz (Adão)

15 - Silvio 0x2 Niltinho (Adão)

16 - Binho 1x1 Luiz (Paka)

23 - Silvio 3x2 Luiz (Adão)

24 - Binho 1x0 Niltinho (Paka)

QUARTAS DE FINAL - 

JOGO 25 - CASSIANO 5×0 BINHO

JOGO 26 - TICO 2×0 ENÉAS 

JOGO 27 - NILTINHO 0×1 RONALDO

JOGO 28 - JULIO CESAR 1×6 LEANDRO MONICO

SEMIFINAL -

JOGO 29 – CASSIANO 4×2 TICO (ARENA JULIO)

JOGO 30 – RONALDO 5×3 LEANDRO

FINAL - 

JOGO 31 – TICO 1×0 LEANDRO M (3°/4° Lugares)

JOGO 32 – CASSIANO 4×2 RONALDO (FINAL)

CLASSIFICAÇÃO - ETAPA WALTER PEREZ

1° Cassiano 50 pts

2° Ronaldo 35 pts

3° Tico 30 pts

4° Leandro Monico 25 pts

5° Binho 20 pts

6° Niltinho 18 pts

7° Eneas 15 pts

8° Julio Cesar 12 pts

9° Luiz Marcelo 9 pts

10° Claudio 9 pts

11° Leme 6 pts

12° Silvio 6 pts

13° Joãozinho 6 pts

14° Luiz 6 pts

15° Junior 6 pts

                Além do troféu, o bicampeão garcense também levou outro prêmio, para fazer uma `boquinha´ em casa

PONTUAÇÃO GERAL MUNICIPAL APÓS 5 ETAPAS -

1° Cassiano Pelegrini 200 pts (BICAMPEÃO)

2° Tico Cassola  130 pts

3° Ronaldo 102 pts

4°Adriano Fanini 85 pts

5° Julio Cesar T 📏, Binho 80 pts

7° Sergio Leme 76 pts

8° Enéas 63 pts

9° João Victor 62 pts

10° Niltinho 48 pts

11°Guga 44 pts

12° Luiz Marcelo 42 pts

13° Leandro M 37 pts

14° Silvio 31 pts

15° Junior 18 pts

16° Leandro 15 pts

17° Wilson Batista, Claudio 9 pts

18° Julio Cesar M., Joãozinho, Luiz 6pts

domingo, 14 de novembro de 2021

Garcense leva o Brasil para o Mr. Olímpia Open após 34 anos

 


Acompanhando algumas notícias esportivas pela internet, como sempre faço aos domingos à noite, me deparei com uma notícia interessante sobre Rafael Brandão. 

Eu sabia por comentários de amigos, que havia um fisiculturista de Garça com enorme sucesso nos Estados Unidos. Porém, sinceramente, não tenho mais informações a respeito para ilustrar este post. Gostaria de ter.

Mas tenho certeza que alguém, ao ler esta matéria, vai comentar sobre este talento, de 28 anos, que venceu a categoria mais nobre do fisiculturismo mundial, disputada na capital da Romênia, Bucareste. Ele se tornou campeão na categoria Open, aquela onde não há limite de peso.

Com o resultado, Brandão se qualificou para o Mr. Olimpia 2.022, a prova mais importante da modalidade em todo o mundo. Ele fez história, pois há tempos não tínhamos um representante no evento.

Abaixo você pode conferir o link da matéria publicada pelo site Terra. Basta clicar e conferir mais informações, inclusive que ele já contraiu o coronavírus, conseguindo superar também esta batalha:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/rafael-brandao-leva-o-brasil-para-o-mr-olympia-open-apos-34-anos,e71290b259b1d687bf065cb0a3eb0d7dl1b0zkol.html

No `terrão`, classificados às quartas estão praticamente definidos


São Lucas x Cem Conflito: jogo terminou sem vencedor

A penúltima rodada, 1ª fase, do torneio que marca que o encerramento da temporada/21 do `terrão´, realizada neste domingo (13), serviu para , praticamente, definir os classificados à próxima etapa. União B e São Lucas Raiz ainda podem até chegar, porém, dependem de uma intrincada e muito improvável combinação de resultados na jornada derradeira.

Aracéli levou a melhor sobre o Sem Massagem

Destaque para algumas goleadas ocorridas, o que serviu para aumentar a média de gols na rodada, que chegou a 3,83 por jogo. Confira os resultados, classificação e os próximos confrontos:

Resultados - 4ª rodada 

Boca Junior 4 x 1 Nacional 

VN 4 x 0 União B

São Lucas 1 x 1 Cem Conflito

Ferroviária 3 x 2 Os Drakes/AC

Aracéli 3 x 0 Sem Massagem

QZO 4 x 0 São Lucas Raiz

Classificação - 1ª fase

Grupo A - 

1º) Aracéli 10 pts

2º) Ferroviária 8 pts

 3º) VN 7 pts

4º) Sem Massagem 6 pts

5º) União B 3 pts

6º) Os Drakes/AC 00

Grupo B - 

1º) Cem Conflito, São Lucas 10 pts

3º) QZO, Boca Junior 6 pts

5º) São Lucas Raiz 3 pts

6º) Nacional 00 

Última rodada - Fase de grupos  - 21/11

Aracéli x VN

Ferroviária x União B

Os Drakes/AC x Sem Massagem 

KZO x Boca Junior 

Cem Conflito x Nacional 

São Lucas Raiz x São Lucas

sábado, 13 de novembro de 2021

"Garça Eternos" realizou jogo festivo no Toyotão

Time branco fez um jogo bem equilibrado...


...contra o time azul, em confronto onde o resultado foi o menos importante


O goleiro Luizinho Andrade e Dinho Parreira


Encontro serviu para matar muita saudade


Confronto ocorreu no Toyotão, em vila Rebelo

Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Aconteceu no manhã deste sábado (13), no “Toyotão”, o primeiro jogo entre os ex-jogadores que defenderam o Garça nos anos 80. O animado grupo que se intitula “Garça Eternos”, foi criado há mais de três anos e a bola rola solta com eles na net. Muitas resenhas e jogos são recordados, sempre acompanhado de fotos dos tempos que defenderam o Garça. A grande maioria seguiu firme jogando profissionalmente, defenderam grandes clubes. Todos são unânimes em afirmar que o “Azulão” marcou (e muito) a carreira deles. Até que decidiram marcar um jogo para se reencontraram. A bem da verdade já era para ter acontecido no ano passado, porém, devido a pandemia do COVID-19, foi adiado, para acontecer agora.

O que se viu em campo é que o ex-craques do passado, muito embora já não possuem o mesmo preparo físico de antigamente, aliada às contusões que hoje surgiram, ainda demonstram que sabem bater na bola. Grandes jogadas e lances de rara beleza aconteceram. Quem esteve no “Toyotão” viu, assistiu e aplaudiu.                   

O placar final apontou 3 a 2 para o time de CAMISAS BRANCAS, gols de Zé Gravatim, Valtinho e Leonardo. Para os CAMISAS AZUIS marcaram Tonho Alves e Tico.  A arbitragem esteve a cargo do competente Toninho, que igualmente conduziu o jogo com categoria e disciplina. Como é comum nestes confrontos, depois os jogadores se reuniram na Chácara do Banespinha, onde passaram momentos agradáveis com muita conversa, num apetitoso almoço/churrasco preparado pelo mestre Chicão Ferreira.

 EQUIPES -

AZUL: Luizinho Andrade; Ditinho, Hamilton, Dinho Parreira e Nenê Miranda; Emilio, Tonho Alves e João Luiz; Luizinho (Tico) e Roberto Bertuço.

BRANCA: Marcão; Valtinho, Tatu, Leonardo e Val; Marcio Gravatim, Zezão e Casagrande; Zé Gravatim e Esquerdinha.

CUMPRIMENTO NA NET

Nesta época emblemática, não é fácil reunir a boleirada para uma partida de futebol. Muitos não puderam comparecer, por residirem longe de Garça, ou já com compromissos assumidos, um fato absolutamente normal. Mas assim que as fotos foram sendo postadas no grupo, alguns jogadores enviaram suas mensagens. 

Do Pilão, de Paraguaçu Paulista: “Parabéns a todos pelo encontro. Se Deus permitir vai ter mais com certeza, estarei presente. Abraços a todos e boa festa”; Silvio Maciel, do Rio de Janeiro: “Parabéns pelo reencontro, estou feliz por todos vocês e com saudades. No próximo ano estaremos juntos”; Henrique, de Álvaro de Carvalho: “Coisa linda de se ver, grandes amigos, saudades. Caiu um cisco no olho aqui”; João Neves, de Londrina: “Rapaziadas, da p..... Que saudades, vontade de estar aí. Parabéns e abraços em todos, meus irmãos do futebol”; Murador, dos Estados Unidos: “Valeu meus amigos. Espero que estejam todos se divertindo. Divirtam-se, e para os que foram dirigir, maneirem na cerveja”; Adãozinho, aqui de Garça: Valeu galera, Muita diversão e muita paz para todos. Ano que vem estaremos juntos”. 

Também prestigiaram o encontro, os ex-jogadores goleirão Mamela, Osmar “Tanajura”, Valmir e Betinho Pavaneti, mas por ainda ressentirem de lesões antigas, optaram por ficar de fora, só na cornetagem mesmo.          

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Recordar é Viver: "Takashi Kitamura, um presidente campeão"



Por Wanderley `Tico´ Cassolla

A foto do time do Clube Atlético Ipiranga que está saindo na coluna, recebemos lá da Praia da Boa Viagem, de Recife. Quem nos mandou foi o grande corintiano, Takashi Kitamura, que há muito tempo está morando no nordeste brasileiro. A foto é uma verdadeira relíquia, do ano de 1.964, talvez seja a mais antiga do Ipiranga, time montado no dia 21 de março de 1.960. O Takashi foi um dos fundadores da equipe e resgatou a foto no “fundo do baú”.

Para matar saudades dos ipiranguistas e também dos torcedores da época, veja a formação da jovem equipe do Ipiranga, posando no antigo campo de Vila Williams. Em pé, da esquerda para direita: Alberto, Toshio, Jorge do Prata, Ademir, Takashi e Mario “Chinho” Takejima; agachados: Abdias, Zé Santana, Miguel, Tobias e Claudião Carvalho.


Para completar a façanha, mostramos ainda a primeira taça ganha pelo Ipiranga: campeão infantil garcense (foto). O título foi conquistado no dia 22 de julho de 1.962 (está anotado na taça). Como bem disse o dirigente Nelson Carvalho de Souza “uma taça pequena no tamanho, mas de grande valor para todos nós do Ipiranga, Disputamos o campeonato enfrentando grandes times. Nosso time estava em formação, mas tinha uma boa molecada. Demorou quatro anos para levantarmos o primeiro troféu de campeão. Olha, comemoramos bastante, jamais vou esquecer desta festa”.


O PRESIDENTE:
O Takashi Kitamura foi um dos grandes esportistas que a cidade teve nas décadas de 60 à 80. Apesar de ter nascido em Marília, foi aqui que fez história. E sua vida esportiva, praticamente se resume no glorioso Clube Atlético Ipiranga, onde foi fundador, jogador e até presidente, cargo que ocupou entre os anos de 1.961 à 1.967. Organizado ao extremo, o Takashi reformulou a diretoria e todos os jogadores foram catalogados com carteirinha e foto. Para angariar fundos, o Ipiranga promovia quermesses no Salão Paroquial. Foi um apaixonado esportista, que vivenciou um ótimo momento da várzea romântica no futebol. Época que os jogadores eram dedicados e vestiam a camisa de sua equipe pra valer mesmo. Iam a pé aos campos e cada um comprava a sua chuteira. Era amadorismo puro e saudável. Segundo o Takashi “foi uma época muito boa que tive na minha querida e saudosa Garça. Assisti grandes times e também ótimos atletas, alguns habilidosos mesmo, se quisessem seguir carreira, jogariam em qualquer time grande de São Paulo. Fica até difícil pra mim, falar em especial o nome de alguém, pois iria esquecer muitos e cometer injustiça”. 

Quanto a sua performance, o Takashi reconhece: “Fui um zagueiro mediano, mas esforçado em campo. Além do Ipiranga, joguei um ano no time da Associação Nipo Brasileira, quando disputamos o Amador, somente com o pessoal da colônia nipônica. Um fato até que inédito, um elenco só com japoneses. Era complicado para o juízes apitar, todos eram parecidos. Numa ocasião o central nosso central, Kuni, deu uma entrada violenta num atacante contrário dentro da área. De pronto o saudoso `juizão´, Valter “Palmital”, marcou penalidade máxima. Após as contestações de praxe, ele expulsou o Ridê, nosso ponta direita. Era o irmão gêmeo do central. O jogo terminou empatado em 2 a 2, pra nossa alegria.

E depois, por diversão, joguei com os colegas de trabalho na AABB de Garça, e ultimamente no Recife. A pandemia chegou tivemos que parar. Estou ensaiando o retorno, com bastante cautela”.

No lado profissional, o Takashi trabalhou no Móveis King, Alfaiataria no Edifício do Comércio, Fábrica de Balas Ogawa, Escritório da C.P.F.L., Irmax, em Londrina/PR. Até que ingressou no Banco do Brasil, onde ficou em Garça, até o ano de 1.980, e foi transferido para Recife, onde se aposentou em julho de 2.000. Apesar de corintiano, seu ídolo do no futebol, é ninguém mais, ninguém menos, que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. “Outro craque igual ele, nunca mais o futebol terá”.

GLORIOSO IPIRANGA: O Clube Atlético Ipiranga foi fundado no dia 21 de março de 1960, por um grupo de garotos, residentes no Bairro Labienópolis, próximo ao antigo Hospital Samaritano. Dentre eles estavam: Cristian Kotinda, Takashi Kitamura, os irmãos, Ademar e Celsinho Cassimiro da Silva, Admir Carlos Martinelli, Mário Zapata e Luiz Américo Zachelo. Esteve em atividades até o ano de 1.999, de forma ininterrupta por 39 anos. Neste período, o Takashi foi presidente entre os anos de 1.961 à 1.967. O Ipiranga é considerado o time de maior longevidade na história no amadorismo garcense. Quanto a títulos, foi três vezes campeão amador, nas temporadas de 1.976, 1.979 (invicto) e 1.993. Agora na Taça “Cidade de Garça”, a famosa Copa Lions, o Ipiranga fez história: campeão em nove edições, nos anos de 1.975, 1.977, 1980, 1982, 1984, 1989, 1996, 1998 e 1.999. Um recorde que dificilmente será batido, além de ter conquistado de forma definitiva, o cobiçado troféu “Jaime Nogueira Miranda”.

Com pedido do Secretário de Esportes, Garça ganha Centro de Formação de Atletas





Fonte: Secretaria de Comunicação - P. M. G.

Na segunda-feira, 31 de maio, o Secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Júlio César Martins, e o Diretor de Esportes, Neto Gamba, estiveram na Secretaria Estadual de Esportes em audiência com o Secretário da pasta, Aildo Rodrigues. Na ocasião foram acompanhados pelo Deputado Federal Vinícius Carvalho.


Na audiência o Secretário Júlio César levou pronto e entregou para o Secretário Estadual o projeto para a implantação de um centro de formação esportiva em Garça. O pedido foi atendido e já publicado no Diário Oficial do Estado.


O Secretário de Juventude, Esportes e Lazer explica o que será feito: “Primeiro quero agradecer a Secretaria de Esportes e o Deputado Vinícius Carvalho pelo apoio. Com a liberação destes R$ 250 mil nós vamos implantar o centro de formação de natação e jiu jitsu. Este valor é para ser investido em um ano de projeto. Teremos condições de contratar os professores e comprar os equipamentos necessários para os alunos se desenvolvam durante este período. Iremos atender jovens garcenses de 10 a 17 anos. Agora é só uma questão de tempo para a efetivação do nosso centro de formação”.


O Prefeito João Carlos dos Santos ressalta a importância dos recursos direcionados ao município: “Este é mais um investimento do Governo do Estado de São Paulo no esporte e nos jovens de Garça, e que nos traz muita alegria, já que também foi planejado e está em nosso plano de governo a conquista por recursos nesta área. A pasta do esporte hoje é um exemplo e tem vários projetos ativos. Todos sabemos que com a pandemia fomos obrigados a parar as atividades. Mas o nosso Secretário Júlio César, junto com sua equipe, não parou e agora está colhendo os frutos do seu trabalho. Ao Secretário e sua equipe os nossos parabéns pelo empenho e por conseguir recursos que vão fazer a diferença no dia a dia destes jovens garcenses”.