terça-feira, 19 de abril de 2016

Coluna Bate Pronto (20/04)



Pressionado pela recente eliminação na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras entrou em campo anteontem, pelas quartas de final do Paulistão/16. Acabou vencendo o São Bernardo, 2 x 0, com gols de Alecsandro e Gabriel Jesus, após assistência do estreante Roger Guedes. Foi a quarta vitória consecutiva da equipe sob o comando de Cuca. Nas semifinais, o Verdão enfrentará o Santos, na Vila Belmiro, local onde os alvinegros não perdem há cinco temporadas pelo estadual. Aliás, nos últimos seis jogos entre ambos naquele local, os santos venceram todos. O clássico que reviverá a decisão do ano passado do Paulista e da Copa do Brasil vai ser realizado no domingo, pois no dia anterior será a vez do Corinthians, no Itaquerão, enfrentar o algoz do SPFC, o Audax/Osasco.

Pelos Jogos Abertos da Juventude, o futsal feminino garcense garantiu a classificação à fase regional, após goleada sobre Echaporã, 13 x 0 (8 x 0, no 1º tempo), em Pompeia, anteontem. Ana Júlia Borba foi o grande destaque, ao marcar cinco gols. O elenco comandado pela professora Gizele Lima aguarda agora pelo congresso técnico que definirá os próximos adversários, que será realizado brevemente.

O masculino também esteve em quadra, jogando e empatando contra Pompeia, 2 x 2, com gols de Wallace e Gleison. Hoje à noite, em Vera Cruz, o adversário será Echaporã, com o time sub/19 precisando do resultado positivo para prosseguir com chances de classificação. Por outro lado, o futebol masculino vai decidir quem prosseguirá nas disputas no sábado, em Pompeia, contra Marília.

Aconteceu no fim de semana, a IV Corrida Aniversário de Lins, num percurso de 6 kms. Alguns garcenses estiveram participando e alcançando resultados de grande expressividade. Alexandre `Xandy´ Moraes fechou o percurso com o tempo de 20min48seg, ficando em 7º lugar na classificação e sendo o grande campeão da categoria dos 25 aos 29 anos. Quem também ocupou o lugar mais alto do pódio foi marco Rodrigues, vencedor na categoria dos 15 aos 18 anos - 8º lugar no geral. Ele completou a prova em 20min53seg. Rodrigues conta com o apoio da Loukademia, Banca do Elizeu e Escola Agrícola. Kelly Moraes, esposa do Xandy, também cumpriu ótimo papel, ao chegat em 2º lugar em sua categoria, de 25 aos 29 anos.

A 3ª rodada, fase de classificação, Copa de Futsal garcense, foi aberta anteontem, no ginásio João Gonzáles, com os seguintes confrontos: America FC 5 x 5 Skolegas; Os Mamutes 2 x 0 FBB; Vila Nova 0 x 5 Chapado na Bubina e Malevolência 3 x 4 Os Febre de Bola. Hoje à noite, no fechamento da jornada, mais três partidas, que começarão às 19h30. Pela ordem, estarão se enfrentando: Ferradura x Os Pior; Revelação x Jafa Futsal e Guanabara x CA Tateno.

De uma família muito tradicional no meio esportivo garcense, João Francisco Fabretti Vieira, o conhecido Chiquinho, utilizou-se do Facebook para tecer duras críticas a fatos ocorridos durante a Copa de Futsal garcense, cujo filho defende o América FC. Segundo ele, “Como explicar aos seus filhos que eles não podem disputar um campeonato em sua cidade porque correm risco de vida?” Dizendo-se `desapontado´, Chiquinho citou a `completa falta de segurança´, para quem vai lá se divertir. Ele seguiu afirmando que `Se não tem policiamento, põe segurança´, caso contrário, `É melhor não promover nada´. Ele fazia menção, a `bando de marginais que vão lá para estragar tudo´, segundo ele.

Seguindo em seu desabafo, Fabretti Vieira citou que `Vai acontecer coisa pior naquele ginásio´ e `Já acabaram com o amador e agora estão acabando com o futsal e, não muito tempo, vai acabar com o suíço´. Segundo ele, `Tudo por falta de ação´. Finalizou afirmando que `Marginais andam livremente pelo ginásio promovendo terror e se você tem família, filhos pequenos, nunca entre no ginásio João Gonzáles, porque corre o risco de sair de lá morto e nossas autoridades não estão nem aí para isso´.


O secretário de Esportes, Tião Galego, indagado sobre o caso, disse que `O esporte é um lazer e todos tem que ter consciência e evitar confusões como esta´. Acrescentou ainda que `Tudo o que estiver ao nosso alcance em termos de segurança, tomaremos as providências cabíveis´. Tais atitudes condenáveis, de agressões a atletas, técnico e outras pessoas fora da quadra de jogo, aconteceram no jogo entre América FC e Skolegas.

Fechando a sua participação na 1ª fase da Libertadores, o Corinthians recebe hoje o fraquíssimo Cobresal-CHI, para vencer e ratificar a liderança. Amanhã será a vez do São Paulo enfrentar o The Strongest na altitude de La Paz. Um simples empate qualificará a equipe para o `mata-mata´.


Fonte: Jornal Comarca de Garça