sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Recordar é Viver: "Estádio Municipal Frederico Platzeck completa 50 anos"













Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na semana passada a coluna “Túnel do Tempo” destacou os 50 anos do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, com a seguinte nota: “inaugurado no dia 4 de outubro de 1966, o campo completou na última terça-feira, seu cinquentenário de funcionamento. Construído pelo prefeito Pedro Valentim Fernandes com recursos próprios do Município e uma parte doada por verba pessoal do então deputado Manoel Joaquim Fernandes, que custeou o levantamento do muro de fecho da praça esportiva. No dia de sua inauguração, recebeu um dos maiores públicos de sua rica história, como bem demonstra a foto (arquibancada lotada). Pois bem, decorridos cinquenta anos estivemos visitando o campo e registramos no mesmo ângulo como está a nossa principal praça de esportes. Convenhamos, bem diferente de quando foi inaugurado.

Foi só repercutirmos o aniversário numa rede social para verificarmos os mais diversos comentários, que não foram poucas, próximo de 400. A maioria, evidentemente, lamentando o abandono, tudo em razão de uma ordem judicial.

Alguns esportistas vão me perguntando: quando o “Platzeck” terá jogos?  Outros vão mais longe: e o Garça FC voltará a jogar no “Platzeck”? As informações que recebemos não são lá muitos boas, nada animadoras. O custo da reforma seria muito alto, e em tempos de crise, mais complicado ainda.

Eu como amante do esporte, em especial do futebol, gostaria que o “Platzeck” fosse liberado para ontem. Eu queria assistir os jogos do amador. Eu queria ver as escolinhas de futebol treinando lá. Eu queria assistir jogos amistosos. Eu queria assistir competições escolares. Eu queria ver garotos correndo na pista de atletismo, saltando, pulando, enfim praticando qualquer atividade, devidamente orientados por profissionais da área. Afinal de contas “esporte é saúde”, e com certeza tira o jovem do mal caminho. O local é amplo, fica numa área nobre da cidade, interagindo com o Ginásio Wilson Martini se torna um ótimo poliesportivo. 

O “Platzeck” precisa ser revitalizado tanto internamente como externamente. Está adormecido, mas precisa acordar. Não pode ficar jogado às moscas, ou melhor, às pombas, como anda ultimamente. No meu “tour”, na manhã da última quarta feira, notei um ambiente vazio e triste, típico de uma derrota e eliminação na prorrogação. Entretanto a esperança continua na futura e nas seguintes administrações de nossa cidade. Que olhem com um carinho todo especial para a nossa principal praça esportiva. Há!!! Quanto ao retorno do Garça ao futebol profissional já é um sonho bem mais distante, difícil de acreditar.

INAUGURAÇÃO:  No dia 04 de outubro de 1.966, uma terça feira, Garça fazia aniversário, e o maior presente foi o novo campo do Garça. O jogo inaugural foi entre a Seleção Amadora 4 x 3 Scratch da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Na preliminar aconteceu a decisão da 1ª edição da Taça Cidade de Garça: Mercado 1 x 0 Bangu. Em seguida aconteceu uma demonstração de ginástica rítmica pelos alunos do Ginásio Santo Antonio, orientados pela professora Terezinha Barganian. Em seguida uma apresentação da Banda Marcial do Colégio Guedes de Azevedo de Bauru. As festividades também foram abrilhantadas pela Banda Municipal de Garça, sob o comando do maestro Geraldo Moisés. O primeiro gol foi de autoria do garcense Irineu Araújo Palmeira. No outro flagrante, uma foto raríssima do campo em construção. Uma curiosidade: você sabia que existe duas praças esportivas com o nome “Frederico Platzeck”, em cidades diferentes: em Garça e em Panorama (SP). Talvez um caso único no futebol mundial. Mas ao nosso lendário “Platzeck”, onde vivi grandes emoções por mais de 30 anos, correndo atrás da bola, e vendo o Garça jogar, só posso desejar, um feliz aniversário, com esta canção: “Mais um ano que se passa, Mais um ano sem você, Já não tenho a mesma idade, Envelheço na cidade. Feliz aniversário, Envelheço na cidade, Feliz aniversário” !!!