domingo, 7 de dezembro de 2025

Os `Bastidores´ do futebol garcense estão de volta!

 

Professor Dudu Soares, Wagner Peres, Erick e Júlio César

Quadro de sucesso absoluto em nosso blog, os `Bastidores´ estão de volta!

 A princípio, neste mês de dezembro, em edições semanais aos domingos, sempre com uma dezena de tópicos. A partir de janeiro, voltaremos com os posts três vezes na semana, às terças, quintas e domingos. Gostaria de frisar que a maioria são informações extra-oficiais, já que é comum alguns `pegarem ar´, sem ao menos verificar que se tratam de meras conjecturas. Então, vamos a eles:

- No supermaster, o jogo em que perdeu pelas semifinais da Série Prata para o Aliança, 2 x 1, deve ter sido o último do CAF - Clube Amigos do Futebol -, que integrou o master e supermaster neste milênio. De acordo com o Paulo, que recebeu o time do antigo presidente, o Vado, "Vou `devolver´ a equipe que não deve mais continuar". Porém, o próprio Paulo me disse que o grupo se movimenta para formar uma nova agremiação, que poderá até levar o nome de Centenário. A conferir!

- O Atlético Araceli já começou a se reforçar para 2.026. Segundo o Soriano, que divide o comando da equipe com o o zagueiro e capitão Zé Luiz, vários jogadores vão sair e outros chegarão. Como novidades, o atacante Sandrinho, que vem a ser o irmão mais novo do Soriano, além do defensor Haílton (Figueirinha) e do meia canhoto Turzinho, cuja última equipe foi a Figueirinha. O goleiro Luquinha, que estava no CAF, também pode pintar no time rubronegro;

- No suíço livre, o Inter de Milhões não conta mais com os defensores Marcelinho e Thiaguinho, que seguirão novos caminhos. Por outro lado, o CEO da equipe, Wagner Peres, confirmou a permanência do goleiro Júlio César e do atacante Erick. O técnico Dudu Soares vem conversando com vários nomes visando reforçar o time para 2.026 e novidades poderão surgir nos próximos dias!

Neto Araújo está de `casa nova´ no suíço livre

- O técnico Neto Araújo, que comandou Os Crias nas duas últimas temporadas, já tem novo destino, após o encerramento das atividades daquela agremiação: Salec. Ele vai para o lugar do Binha, que resolver encerrar a carreira como treinador. Ele que também foi o técnico do FC Male na Copa de Futsal, garantiu a mim que não vai dirigir mais ninguém, seguindo apenas como jogador no suermaster, onde na atual temporada defende a Jafense;

Mulato, sempre com o copo de refrigerante em mãos, e Vitinho, são nomes certos no Dinos/26

- No futebol suíço, o Dinos, duas vezes vice-campeão na temporada (Copa Lions e Supercopa), não contará mais com alguns nomes que já se desligaram. São os casos do goleiro jafense Márcio, dos atacantes Lelé e João Victor, do meia atacante Tiaguinho Moreno e dos meio-campistas Maicon Braz e Digo Gimenes. Por outro lado, o time mais tradicional da modalidade já conta como reforços com os atacantes Vitinho e Bruno Piveta, ex-Inter F.R., além do meia atacante canhoto Pebynha, ex-Salgueiro. Outros reforços pontuais vem conversando com o alvirrubro, com a definição surgindo brevemente;                                                             

Com o aval da esposa, Édson tucura vai defender o Sol Nascente em 2.026

- O Sol Nascente já tem o seu primeiro amistoso agendado: no domingo (14), às 8 horas na fda. Igurê. Tentando formar um elenco competitivo para o futebol suíço/26, a equipe que terá o técnico Zoinho à frente, conta, pelo menos a princípio, com Totonho, ex-Flamengo, Vini, volante que era técnico no livre e que migrará para o suíço, Diego Gimenes, ex-Dinos, Édson Tucura, ex-Paulista, entre outros nomes conhecidos na categoria. Muitos jogadores já receberam convite para defender a novidade do suíço/26!

- Equipe que sofrerá uma profunda reformulação, o Flamengo conta com novo treinador: Juninho Berlandi, ex-Vimec. Ele estaria levando às hostes rubronegras dois jogadores de sua confiança: o meia atacante galiense César, além do atacante May. Por outro lado, o zagueiro Ronaldão, além de Totonho, Indinho e Tiago `Zóio´, teriam indicado uma saída. O trio de Campos Novos Pta., Léo, Igor e Adriano, continuará, segundo informações, mas o candidomotense Gustavo Canhoto e o carvalhense Flávio, não seguirão no elenco. O time estaria tentando a aquisição de Bilico, que jogou pelo Trem Bala no suíço livre, atacante goleador que estará atingindo a idade-limite de ingresso na modalidade.

- Outro que atingirá os 35 anos em 2.026, será o atlético defensor Guilherme Menabo. Canhoto e com vários predicados técnicos, tem sido disputado por CAMV, UFC/Vimec e Sol Nascente. Ele integrou o elenco do Salec no último futebol suíço livre e já decidiu que estará mudando para o suíço a partir da próxima temporada. Será quem ficará com o `passe´ do Gui?

Paulão estaria certo para defender o CAMV em 2.026

- Por falar no CAMV, a equipe está quieta em termos de movimentação com amistosos. Mas nos bastidores está `pegando fogo´. Após praticamente garantir para 2.026 a aquisição do atacante Paulão, ex-Flamengo, Dinos e Os Pior, a equipe pretende uma jogada mais ousada: conquistar o futebol do meia Café, campeão com o ECSL em 2.025 e com passagens por Flamengo e Os Pior. As tratativas andam a pleno vapor e, em minha opinião, o CAMV logrará êxito, pelo que eu tenho observado. Quieto, discreto e de poucas palavras, o presidente Viana vem sendo um show à parte nas tratativas, principalmente pelo que tem feito para levar o Café à sua equipe;

- O Paulista espera ter um 2.026 bem mais positivo que a atual temporada recém-encerrada, quando ocupou a penúltima colocação entre os participantes do futebol suíço. Para isso o presidente Adão Rocha contará com o reforço do meio-campista Alemão Guanaes, ex-Vimec. Rocha nos garantiu que o jogador, devido ao seu conhecimento, experiência e amizade com outros nomes bem conhecidos do suíço, conseguirá reforçar muito bem o time `carijó´, inclusive com jogadores que atuaram com ele no próprio Vimec em 2.025.

Supermaster vai sofrer mudanças na faixa etária para 2.026

 

Suermaster deve sofrer mudança na faixa etária para 2.026

Aos poucos a temporada/26 do futebol garcense vai ganhando contornos de definição!

No supermaster, por exemplo, é certo que a categoria sofrerá mudança na faixa etária para que mais jogadores possam ser aglutinados à categoria. Pelo menos esse é o pensamento do diretor de Esportes, Crisão do Os Pior.

Em conversa com ele durante a semana, quando eu o abordei em vários tópicos, chamou a atenção a boa ideia de se mexer na idade do supermaster, categoria que tem baixíssimo commparecimento de público aos sábados à tarde.

Atualmente disputado por jogadores nascidos até 1974, o supermaster, naturalmente, subirá um ano, permitindo a utilização dos nascidos em 1975 no ano que vem. Porém, seria aberta a possibilidade de, inicialmente, dois jogadores, nascidos entre 1976 e 1978. "Pensamos nisso, dois jogadores por time. Porém, acredito que poderemos aumentar para três. Assim, caso fossem 10 os participantes, traríamos mais 30 jogadores que não estão atuando, pois a idade do suíço, 35 anos, tem 16 de diferença para o supermaster, não sendo mais de interesse para aqueles que tem 48, 49 ou 50 anos jogar aos domingos pela manhã. A distância é grande", salientou.

Assim, espera-se uma `injeção de motivação´ para o supermaster, que começou com nove times esse ano, mas que terminou com oito, sendo que alguns deles, tendo enormes dificuldades no número de jogadores a cada rodada. Ressaltando que, ao contrário do suíço e do livre, que contam com nove jogadores, no supermaster são 10 em campo.

Com apenas um interessado, master deve ficar mais uma temporada sem competições.

 

Último ano do master foi em 2.024, com seis participantes

O futebol suíço master, que pode ser considerado como uma categoria entre o suíço e o supermaster, pelo jeito, ficará mais uma temporada sem competições.

Em conversa com o diretor de Esportes, Crisão do Os Pior, ele me passou a informação que tinha enorme interesse no retorno do master, porém, acredita que não será possível. "Fizemos uma sondagem e apenas uma equipe se interessou, no caso o Salec. Como podemos realizar um campeonato assim?", justificou.

Assim, certamente, a não ser que ocorra uma radical mudança no cenário com o inesperado surgimento de equipes, o master não deverá retornar tão cedo.

2.024

O último campeonato municipal master foi realizado em 2.024, com o título inédito do Frei Aurélio, após final diante do Salec.

Já naquela edição o número de participantes foi pequeno - apenas seis - isso porque foi permitida a participação de equipes de outras localidades, no caso, Lupércio e Vera Cruz, para que se atingisse a `sena´ de agremiações.

Até acredito que tenha jogadores disponíveis para o master, mas dirigentes para formar as equipes...

Após a conquista do tricampeonato do futsal garcense, muita festa e carreata até o distrito


Tezzi marca o gol do título, sai para comemorar e leva a torcida à loucura


O tão aguardado momento: o recebimento do troféu Gilberto Aguiar, pelo tricampeonato



A carreata não podia faltar com muita festa por onde passou

Com muita justiça, o Trem Bala faturou o tricampeonato do salonismo garcense. A festa foi muito grande, desde o recebimento do troféu, passando pela carreata até o distrito de Jafa e a festa no Poli que não teve hora para acabar.

Tudo muito merecido!

O Trem Bala realizou uma fase de classificação onde chegou em 3º lugar. Nas semifinais, diante do São Lucas futsall, duas vitórias e a classificação a mais uma decisão. 

Na série final, o então atual campeão, 100 Conflitos, batido pelo placar agregado de 4 x 2. Um detalhe: em ambas as séries, a equipe entrou em desvantagem, mas nunca esteve perto de ser superada. Muito pelo contrário. Foi soberana, muito superior, até conquistar o seu objetivo: o tricampeonato do futsal garcense. 

Lembrando que o time distrital ainda teve o artilheiro, Gustavo, além do goleiro menos vazado, André.

Uma façanha para poucos!

A homenagem ao eterno `seo´ cido: momento de grande emoção 


Parabéns ao Trem Bala pela iniciativa

Homenagem 

O Trem Bala, na partida decisiva, também fez uma homenagem muito elogiada por todos, a seu eterno colaborador, Aparecido Antonio do Amaral, o `seo´ Cido, falecido aos 73 anos na última semana.

Foi marcante a lembrança e um grande exemplo dado de que nunca devemos nos esquecer daquele que nunca esqueceu de nós. Muta emoção envolvida!

O incrível aproveitamento do Trem Bala no futsal garcense

 

O autor do gol do título e o multicampeão técnico Wesley Farias

São quatro finais e três títulos!

Esse aproveitamento de 75% em finais não é para qualquer um, mas o Trem Bala conseguiu. Tornou-se tricampeão após quatro participações no Municipal. 

O time que já havia assombrado o salonismo municipal com o bicampeonato em 2018/19, viveu um período de hiato, retornando em 2024, quando decidiu contra o 100 Conflitos, que levou o título.

Mas, uma temporada depois, os mesmos times voltaram a se encontrar na final e com um placar agregado de 4 x 2, o representante jafense levou a melhor, dando o troco e alcançando o tricampeonato. 

Com isso, se juntou a RCG (4 títulos), Ipiranga (3 títulos), Os Kome Keto (3 títulos) e Ferroviária (3 títulos), como um dos maiores vencedores da competição.

Treinador foi ovacionado pelos torcedores após mais uma conquista

Competência e `pé quente´

Durante a sua jornada no futsal garcense, o Trem Bala tem como técnico o competente Wesley Farias, um multicampeão da modalidade. 

O jafense, que também demonstrou ser muito `pé quente´, vai empilhando conquistas e se consagrando como um dos treinadores mais vitoriosos do futsal planaltino e sempre à frente do representante distrital.

Aliás, Wesley está a uma conquista no Municipal de se igualar ao lendário e icônico Gilberto Aguiar, o Betão, técnico que obteve quatro títulos com a RCG, nos anos de 2003/04/06/07.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Tudo igual na decisão do supermaster garcense

 

Com zagueiros altos, Figueirinha levou a melhor na maioria das bolas alçadas na área


Miguel Devito anotou o gol da Jafense


Confronto foi bem disputado, terminando sem um vencedor

Categoria que encerrará o ano esportivo garcense, o supermaster teve na tarde deste sábado (6) o início da série que apontará o grande campeão da temmporada/25. Com o Heitor Gonçalves recebendo um público bem tímido, Jafense e Figueirinha ficaram na igualdade no marcador, 1 x 1.

Ambos os gols foram marcados na etapa complementar, após um 1º tempo de poucas oportunidades. Quem saiu à frente foi a Jafense, aos 5´, após levantamento na área, `casquinha´ na bola que venceu o zagueiro e Miguel Devito, de cabeça, abrindo o placar. 

Perdendo, os celestes partiram para o ataque, com muitas bolas levantadas na área. A melhor chance veio com Márcio que livre, com o goleiro Teruo completamente batido, no chão, conseguiu chutar pra fora aquele que seria o gol de empate.

Mas a Figueirinha pressionava e aos 32´, após cruzamento de Val no segundo pau, Zé Lelé, de cabeça, venceu o goleiro distrital, deixando tudo igual, 1 x 1.

Um placar justo que leva a decisão para o sábado (13), no mesmo local, a partir fdas 16 horas. A Figueirinha, durante os 80 minutos, vai atuar com a vantagem do empate. Para se tornar campeã inédita a Jafense, que não teve o goleiro Lu e o defensor Júlio `Trombada´, ambos com compromissos pessoais inadiáveis, precisará vencer. 

Em hipótese alguma haverá prorrogação ou cobrança de penalidades máximas.

Com folga neste fim de semana, Pé de Cana prepara o encerramento da temporada/25

 

Soares (E) prepara mais uma grande festa com ex-jogadores do GFC

O Pé de Cana não entra em campo neste primeiro fim de semana de dezembro. A equipe está folgando e focando no encerramento da temporada, fato que acontecerá no sábado (13).

De acordo com o presidente, professor Pedro L. Soares, o evento reunirá como em anos anteriores, jogadores do GFC que passaram por Garça na primeira metade dos anos 80, quando da administração do empresário japonês, Naotaka Honda.

"Será mais uma grande festa no Módulo Esportivo e depois, aquele `bifão dois dedo´", reforçou o dirigente, que está na organização geral.

Aliás, agradeço o convite e vamos fazer o possível para estar presente acompanhando mais uma festa de fim de ano do Pé de Cana.

CHG Sports é eliminado nas semifinais da Copa da Amizade

 

A exemplo do sub/14, sub/16 também ficou pelas semis

Infelizmente o CHG Sports não conquistou o direito de disputar a decisão da Copa da Amizade, que está sendo realizada em Bauru, em sua 8ª edição. 

As duas categorias que estavam nas semis, acabaam superadas neste sábado (6), dando adeus à competição, caracterizada pelo ótimo nível técnico dos participantes.

Inicialmente foi o sub/14 que foi a campo no Mirante Ferroviária, enfrentando o Foguinho Sports local, que levou a melhor, vencendo por 4 x 1. Lucca Kanashiro foi o autor do gol garcense.

O sub/16 também estava nas semis, porém, foi batido pela contagem mínima, 1 x 0, diante do Eurosoccer/S. Manuel, também ficando fora da final. "Muito obrigado aos atletas que foram aos jogos, vocês são feras! Grato por honrar o compromisso com a gente".

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Trem Bala é o campeão do futsal garcense/25

Trem Bala venceu a série diante do 100 Conflitos para se tornar o novo campeão garcense 



Wesley, técnico do Trem Bala: título veio de forma absolutamente justa




João, mais um título para o ala multi-campeão



Jafenses começaram a festejar ainda no João Gonzales

O salonismo municipal tem um novo (velho) campeão!

Em jogo realizado na noite desta sexta-feira (5) no ginásio João Gonzáles, Trem Bala e 100 Conflitos empataram, 1 x 1, resultado que valeu o título da temporada ao representante jafense.

Aliás, os distritais entraram com a vantagem da igualdade no marcador, pois havia vencido a primeira partida, 3 x 1.

Como era esperado, um bom público acompanhou o confronto, proporcionando um espetáculo nas cores azul, branco, vermelho e preto.

No 1º tempo, apesar de algumas chances criadas, o placar terminou sem a abertura de contagem, o que favorecia o Trem Bala.

Nos 20' finais, o rubronegro de vila Cavalcante foi para o ataque e marcou primeiro, através do artilheiro Jhow Mendes, aos 5'. Em desvantagem o Trem Bala mudou a postura e passou a pressionar,chegando ao empate aos 16', com Tezzi.

Com o tempo passando, o 100 Conflitos foi ao ataque, utilizando Cafu como goleiro linha. Mas o TB suportou a pressão, viu o tempo passar e esperou o fim do jogo, para se tornar campeão pela terceira vez em sua história.

Uma coisa é certa: a festa não tem hora pra acabar! 

Parabéns, Trem Bala, time que entrou nas semis e na série decisiva em desvantagem e mesmo assim, conseguiu superar os adversários e comemorar o título máximo do futsal garcense.

Supermaster tem a decisão da Série Prata adiada

'Seo' João, ao lado dos filhos, num flagrante de 2.023

Recebi uma triste informação que me foi passada pelo diretor de Esportes, Crisão do Os Pior: o falecimento, na vizinha Vera Cruz, do querido sr. João, pai dos irmãos Gustavo - Zé, Pedrinho e Carlão -, bem conhecidos no futebol de Garça.

Aliás, sempre presente nos jogos do supermaster, onde os filhos defendem o Aliança, sr. João sempre nos recebeu com um sorriso no rosto. Figura afável, gentil e com uma educação acima da média, sr. João deixa um grande legado de bondade entre aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Desejo muita paz e entendimento a todos os familiares neste momento de profunda dor e saudade.

Devido ao acontecido, o confronto entre Aliança x Cyborg, pela Série Prata, que aconteceria neste sábado (6), foi cancelado pela Organização.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Supermaster tem definida a relização da Supercopa

 

Jafense x Figueirinha decidirão o Municipal e a Supercopa na sequência

A 1ª edição da Supercopa do suíço supermaster está confirmada!

Foi o que me disse o sempre solícito diretor de Esportes, Crisão do Os Pior. Assim, no dia 19 de dezembro, Figueirinha e Jafense estarão decidindo o evento que fechará o ano esportivo em Garça.

Independentemente de quem seja o campeão municipal, não haverá mudança e por um motivo bem simples: a Figueirinha, que foi a vencedora do Preparatório, já tem a vaga assegurada e mesmo que venha a dar nova `Volta Olímpica´ no Municipal, terá pela frente a Jafense, que foi a bicampeã da Taça Cidade de Garça, realizada no mês de maio. 

Assim, essas equipes jogarão três vezes seguidas, primeiro valendo o troféu do Municipal e depois, da Supercopa. 

Em caso de confirmação, Supercopa do futsal acontecerá no dia 12/12

 

100 Conflitos foi o campeão da Copa Rotary/25

A Supercopa do salonismo municipal depende do resultado do jogo desta sexta-feira (5) envolvendo 100 Conflitos x Trem Bala.

Acontece que o evento que fechará o ano esportivo da modalidade, ocorre em jogo único, colocando frente a frente o vencedor da Copa Rotary, realizada em maio, além do campeão da Copa de Futsal. 

O 100 Conflitos faturou em maio a Copa Rotary, em final frente ao FC Male. Caso venha a conquistar também o Municipal, já será o campeão da Supercopa, que só acontecerá, caso o Trem Bala conquiste o título. 

Por isso, a decisão desta sexta será primordial!

Repeteco da programação das finais do supermaster garcense

 

Figueirinha e Jafense decidem o título Municipal


Aliança tem vantagem na Série Prata

Um sábado (6) de grande expectativa para o suíço supermaster garcense!

Começarão as séries finais, incluindo a Série Prata. Ambos os confrontos vão ocorrer a partir das 15h30. No Municipal, a Figueirinha, que busca o bicampeonato, leva a vantagem dos resultados iguais, devido ao melhor índice técnico na fase de classificação. Dois empates lhe serão suficientes para mais uma `Volta Olímpica´. 

Já na Série Prata, a vantagem é do Aliança, em decisão diante do Cyborg, que buscará o bi da competição. Acompanhe, novamente, a programação:

Heitor Gonçalves - 

Jafense x Figueirinha

Martin Carvalho - 

Cyborg x Aliança

A cada dia se torna mais real o retorno do futebol amador

 

Diretor de Esportes está muito otimismo com o retorno do futebol amador em 2.026

Aproveitando o contato com o diretor de Esportes nesta quinta-feira (5), também o indaguei sobre o retorno do futebol amador garcense.

Como se recorda, recentemente postei uma informação, dando conta da intenção da reativação daquele que um dia foi o principal campeonato de futebol da Sentinela do Planalto, mas que não acontece desde 2.017, com o último campeão sendo o ECSL.

Houve um grande número de acessos, o que reforçou o interesse no tópico, que tem sido acompanhado de perto aqui no blog. Crisão do Os Pior disse que para que tenha uma competição amadora em 2.026, há a necessidade de ao menos seis equipes. O melhor disso é o que ele revelou: "Pensávamos num campeonato, no mínimo, com seis equipes. E esse número já temos. E sem dizer que o Vila da Paz/V. Cruz e Júlio Mesquita, também demonstraram interesse. Vamos decidir tudo isso em janeiro, quando do início da próxima temporada, pois agora estamos focados nas decisões que vão encerrar o ano esportivo/25", pontuou.

Vamos continuar acompanhando e torcendo para que realmente o futebol amador volte. Quem tem a ganhar com isso é a comunidade esportiva garcense.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Planejamento: novidade do suíço/26 já apresenta o seu uniforme para a temporada

Conforme divulguei com exclusividade no domingo (30), após reunião realizada entre representantes de ambos os lados, UFC e Vimec resolveram se unir e vão disputar juntos o Municipal/26 sob a nomenclatura UFC/Vimec.

Já trabalhando no planejamento, recebi a mensagem do Marcelo Reis Filho, dirigente da nova agremiação, com o modelo do uniforme que será utilizado, numa demonstração de planejamento e seriedade. Trago abaixo, ainda sem os patrocinadores, o novo `manto´ da equipe:

Supermaster garcense e a atualização sobre os artilheiros, além das melhores defesas e ataques

 

Ataques estiveram bem eficientes durante o Municipal

Competição que vai encerrar o calendário oficial de 2.025, o suíço supermaster está a dois finais de semana de conhecer o seu grande campeão, bem como o vencedor da Série Prata. Acompanhe os números após os confrontos do fim de semana:

Após a realização da rodada inaugural das semifinais, trazemos os números do Municipal, que vive momentos de definição. Olhos neles:

Foi encerrada no fim de semana a fase de classificação do suíço supermaster. Ocorreu a definição dos semifinalistas e também da Série Prata.

Assim, aproveito a oportunidade para trazer todos os números da competição que teve 18 rodadas:

Ataques mais positivos - 

1º) Figueirinha - 59 gols

2º) CAF - 32 gols

3º) SEAC, Atlético Araceli - 28 gols

5º) Jafense - 27 gols

6º) Art Elétrica - 26 gols

7º) Aliança - 23 gols

8º) Cyborg - 19 gols

Codé assumiu a liderança entre os goleadores e dificilmente será superado

Artilharia - 

1º) Codé (Figueirinha) - 15 gols

2º) Tatão (Figueirinha) - 11 gols

3º) Zorro (Figueirinha) - 10 gols

4º) Ricardinho `Globeleza´ (Aliança), Bode (Atlético Araceli) - 8 gols

5º) Paulo (Figueirinha) - 7 gols

Claúdio é o goleiro do Aliança, finalista da Série Prata

Defesas menos vazadas - 

1º) Figueirinha - 9 gols

2º) Jafense - 10 gols

3º) Art Elétrica - 17 gols

4º) Aliança - 31 gols

5º) SEAC - 34 gols

6º) Cyborg - 36 gols

7º) CAF - 37 gols

8º) Atlético Araceli - 44 gols

Recordar é Viver: "O Dia do Delegado"

Dr. Romeu Antonio Antunes de Abreu, foi profissional na AA Veracruzense e situou muito tempo nos Veteranos do Garça; aparece ao lado de Tico Cassolla no flagrante; faleceu em Londrina, em 2.020



Dr. Valdir Tramontini, um grande artilheiro por onde passou: Flamengo, Fda. São Francisco, Independente,  Fitotécnica e Dinos (master); faleceu em outubro/20

 

Dr. Ricardo Luiz de Paula Martines, atuou por Independente,  Fitotécnica, Farinha Deusa, Cometa Halley e como técnico do Flamengo, conquistou quatro títulos municipais; atualmente trabalha e reside em Bauru

 

Luiz Carlos Piazentin, goleiro no futebol amador e suíço, defendendo o gol do Kosminho, Gartec e Salao Carter; está aposentado e morando em Sumaré//SP

Por Wanderley 'Tico' Cassolla
 

Os 'Xerifões' da Bola! Nesta quarta-feira (3) é comemorado o dia do Delegado de Polícia. Uma categoria que merece todo o nosso respeito, eles que tem a missão e o ideal de um mundo mais justo, na defesa e no direito das pessoas. 

Ao longo de nossa carreira esportiva aqui em Garça,  jogamos com quatro  delegados, verdadeiros "xerifões" : Dr. Romeu Antonio Antunes  Abreu, Dr. Ricardo Luiz de Paula Martines, Dr. Waldir Tramontini e Dr. Luiz Carlos Piazentin. Todos batiam um bolão. E sabiam impor respeito, dentro e fora dos gramados, literalmente.

Cada um em sua posição: Dr. Piazentim (goleiro), Dr. Romeu e Dr. Ricardo (zagueiros) e Dr. Waldir (centroavante). A todos eles,  indistintamente,  rendemos nossa homenagem e gratidão  pelo comprometimento na função, exemplo de profissionais e excelência no serviço prestado em nossa comunidade. Você sabia que o "Dia Nacional do Delegado de Polícia" é comemorado no dia 3 de dezembro em homenagem à criação, no ano de 1841, por Dom Pedro II, da figura do Chefe de Polícia e dos cargos de Delegado para a Corte e para as províncias do Império?

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

CHG Sports vence e se classifica às semis da Prime Cup

Sub/14 avançou ao G-4 da Prime Cup

Mais uma vitória e classificação do CHG Sports!

Nesta terça-feira à noite, o sub/14 derrotou pela última rodada da fase de grupos o SBR Stadium pela contagem mínima. O gol da vitória foi assinalado por Lucas Belini, em jogo realizado no Simonaio, na vizinha Marília.

"Foi uma grande vitória diante de um adversário bem forte. Continuamos com o sonho de buscarmos o título", pontuou o treinador Netinho.

As semis e também a final vão acontecer nesta sexta-feira (5) à noite, no Mineirão. O CHG Sports ainda aguarda pela definição do seu adversário.

Futsal: campeão garcense será conhecido nesta sexta-feira (5)

 

Matheus Mariuci: Trem Bala joga pelo empate para conquistar o terceiro título da historia


100 Conflitos conta com a experiência de Cafu para buscar o bicampeonato

Novamente com uma grande festa nas arquibancadas, acontecerá nesta sexta-feira, no ginásio João Gonzales, o confronto que apontará o grande campeão municipal: 100 Conflitos x Trem Bala.

De um lado, o rubronegro de vila Cavalcante que tenta buscar o bicampeonato inédito e do outro, o valente e aguerrido Trem Bala, representante jafense que chegou à decisão pela quarta vez e que busca o seu terceiro título.

No jogo que abriu a série decisiva, os distritais levaram a melhor e venceram, 3 x 1. Um simples empate e o título estará em suas mãos. Por outro lado, o 100 Conflitos precisa do resultado positivo no tempo normal, para forçar a prorrogação, onde atuaria com a vantagem do empate.

Destacando que o artilheiro geral até o momento é Gustavo, do Trem Bala, com 14 gols, três de vantagem em relação a Danielzinho Cesário do 100 Conflitos. Em termos de melhor defesa, o Trem Bala sofreu 21 gols, um a menos que o rubronegro.

Decisão - Copa de Futsal 

Data: 05/12

Local: João Gonzales

Horário: 19h30

"Uma coisa é certa: vou jogar ao lado do meu irmão no ano que vem"

 

Em 2.026 será que o Igor atuará com a camisa rubronegra? Ou o Iago vai vestir o `manto´ alvi-anil?

Encontrei recentemente com o meio-campista Iago Guedes, campeão do suíço livre pelo 100 Conflitos no Municipal.

Conversa vai, conversa vem, eu o indaguei sobre o caminho que ele seguirá em 2.026. Lembrando que ele participou de um mega-festa realizada pelo Inter de Milhões e que lá mesmo, teve o nome anunciado como reforço daquela agremiação para a próxima temporada.

Aliás, no Inter de Milhões, vice-campeão do Municipal, atua o irmão do Iago, o Igor, sendo que ambos travaram um interessante duelo na decisão.

Foi aí que o Iago disse a frase que está na manchete. Sem dar nenhuma pista onde os irmãos Guedes atuarão. Se vão jogar juntos, será em qual agremiação?

Garcense acompanha jogo da NBA `in loco´

Recebi, direto dos Estados Unidos, registros da presença do meu amigo de longa data, Fábio Sampaio, em plena Kia Center, Arena do Orlando Magic, um dos mais conhecidos templos da NBA, o melhor basquetebol do mundo.

Em viagem à América do Norte, o goleiro que defende o Cyborg no suíço supermaster, aproveitou a oportunidade para acompanhar o verdadeiro show que é um jogo da NBA. Realmente é a prova de que os americanos realmente sabem fazer, e bem, uma grande festa. 

Ele acompanhou a partida em que o time da casa venceu por 5 pontos de diferença o Chicago Bulls, 125 x 120. Abaixo, alguns flagrantes para você acompanhar:

Fábio Sampaio, no ginásio do Orlando Magic, momentos antes da partida contra o Chicago Bulls


Público ainda chegando e se acomodando para o grande show que é a NBA


Vista geral da Arena, momentos antes de ficar superlotada para o jogo


O gigantesco telão, presente em todos os ginásios da NBA, e o aquecimento ainda lento do Chicago Bulls

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Os fatos interessantes do futebol garcense no fim de semana

 

Gaspar Cassolla e Pedro Boaretto no supermaster

Na última edição da temporada dos `Fatos Interessantes´, trazemos fatos do supermaster, suíço e suíço livre, que ocorreram no fim de semana, com destaque para as semis do supermaster e da Supercopa no suíço. Confira:

- Lamentável, sob todos os aspectos, a confusão no jogo entre Atlético Araceli x Cyborg. Tudo estava na calmaria, jogo terminando, placar e classificação decididos, quando num lance, explodiu a pancadaria. Estava eu no jogo, assistindo os minutos finais para confirmar o resultado, quanto teve início a confusão. foi muito feio, porém, um fato que acontece no futebol. Pior para o Cyborg, que teve dois expulsos: Gasparino e Delei;

 O Pedro Boaretto apresenta em duas edições semanais o programa "Fair Play Esporte", na rádio Web Mei Mei. Inclusive eu participei na semana passada como representante do Dinos, ao lado do Nezinho Bonfim, o eterno presidente da equipe. Nesta semana quem marcará presença será o Gaspar Cassolla, da Figueirinha, nesta quinta-feira (4), a partir das 19h30. Aliás, o próprio entervistado já avisou: "Não pendurei as chuterias simplesmente, eu tirei o time de campo para virar estátua!". Como é bom ser auto confiante!

Luiz Fagundes, o Tatu

- Encontrei no supermaster uma figura muito conhecida no futebol garcense, ligada ao jardim São Lucas: Luiz Fagundes. Você o conhece? Trata-se do meu amigo Tatu, que fiz questão de registrar a sua presença. Sempre bem humorado e extremamente gentil, acompanhou a rodada do supermaster e posou para a nossa câmera. sucesso sempre a ele!

- Uma rápida informação do suíço livre! Amistosamente, Os Borba Gato FC bateu o Corinthians, em partida realizada no Marcos Antonio da Silva. O placar final apontou a vitória do time do presidente Thiago Medeiros pelo placar de 5 x 2. Os gols alvinegros na partida, passados através de seu treinador, o Dudu Loureiro: um gol contra e outro do Dedé. O Corinthians, já pensando na próxima temporada, não passa um fim de semana sem realizar amistoso;

UFC e VKT se enfrentaram no Martin Carvalho

- Outro amistoso, agora do futebol suíço e no Martin Carvalho. O UFC, de virada, derrotou o VKT, 1 x 0. O time dos irmãos Franco saiu à frente com Adilsinho, na etapa inicial. No 2º tempo, JV Guedes empatou e Lelé, ex-Dinos, decretou os números finais ao confronto. O detalhe interessante é que foi o último confronto com o UFC tendo essa denominação. Conforme já foi divulgado, a equipe do presidente Marcelinho Reis se juntou ao Vimec, formando o UFC/Vimec para a temporada/26;

- Segundo o que me passou o Marcelinho, a gestão da equipe terá representantes de ambas as agremiações, com um elenco bem modificado, e fortalecido, visando as competições futuras. A filosofia será outra em relação à temporada recém-terminada, pelo que eu entendi, principalmente em referência ao Vimec e o seu elenco que era bastante `caro´. Sem dúvida será um projeto muito sério, pois além do Marcelinho, estarão envolvidos figuras de grande respeito dentro da modalidade, incluindo os meus amigos Pita e Proveta, pessoas sérias e muito bem intencionadas. Por isso, tem tudo para dar certo!

- Fim de ano chegando e as equipes vão encerrando as atividades momentaneamente. Foi o caso do Flamengo, vice-campeão municipal, que está sofrendo profunda reformulação visando 2.026, agora sob o comando técnico do Juninho Berlandi, ex-Vimec. Após ter recebido, oficialmente, o troféu pelo vice-campeonato Municipal, sob a batuta do presidente Zumbé e do diretor Fabinho, o rubronegro organizou `aquela´ confraternização de fim de ano. Como sempre, muito sucesso e elogios!

Zoinho e Nezinho Bonfim na confraternização do dinos: momento de pura ternura e carinho

- Quem também programou um evento de fim de ano foi o Dinos que, das quatro competições realizadas anualmente no suíço, chegou a final em duas, sendo vice-campeão da Copa Lions e da Supercopa. O alvirrubro, único com 43 temporadas ininterruptas na categoria, agradeceu a todos os jogadores, colaboradores e torcedores, que estiveram festejando o ano considerado positivo, apesar de não ter conquistado títulos. O Dinos também passa por reformulação no elenco, com a saída de alguns nomes e a chegada de outros jogadores visando 2.026;

- Agradeço, imensamente, o convite feito pelo meu grande e particular amigo, a quem tenho um grande carinho e respeito, Crisão, `campeão de tudo´ no suíço com o ECSL. A festa que promete ser de arromba do time que detém a hegemonia do futebol suíço garcense será no próximo dia 14. Valeu Crisão e demais amigos do ECSL!

- Caberá ao supermaster o encerramento oficial da temporada. As finais serão realizadas nos dois príximos finais de semana, quando serão conhecidos o campeão municipal e também o da Série Prata. Por falar na Série Prata, o Cyborg tem a chance de fechar o ano por cima. Após o vice no Preparatório e na Copa Lions e a lanterninha geral da fase de classificação da categoria, o time que chegou a perder o primeiro jogo das semis, recuperou-se aplicando uma grande goleada sobre o Atlético Araceli, 5 x 1, chegando à decisão. Agora vai à decisão, podendo fechar a temporada com o título ou com o terceiro vice. 

"Agora eu acho que posso pendurar as chuteiras"

 

Crisão em entrevista ao repórter Mauro Lacerda

Ao apito final do árbitro Cássio L. Zancopé e o terceiro título conquistado na mesma temporada, o ECSL iniciou a comemoração de seu ano perfeito.

Em especial um jogador respirava e sorria aliviado, tendo a absoluta certeza do dever cumprido: o zagueiro Crisão. 

Espécie de `faz tudo´ na equipe, presidente, jogador, capitão, enfim, com multiplas funções, o Crisão, ao ver eu me aproximar, soltou a frase que repliquei na manchete. Mas fica a dúvida: será mesmo?

Por anos envergou a camisa azul em diferentes competições, sempre chegando, porém, nunca conquistando títulos. Mas tudo mudou a partir de 2.023, com a inédita conquista da Copa Lions. Dois anos depois, a `quadra´ foi completada com o Torneio Preparatório, Municipal e Supercopa, ou seja, não falta mais nada para ser conquistado.

Torço para que a frase tenha sido dita no calor do momento, pois o Crisão acrescenta muito à categoria. O tempo dirá se realmente o afastamento do zagueiro se concretizará.

Botonismo: Paulo Giacoia é o grande campeão da temporada/25

 

Paulo Giacóia, o grande campeão de 2.025

Terminou a temporada oficial do botonismo garcense, com a realização da última etapa de 2025. E Paulo Giacóia confirmou o amplo favoritismo e se tornando o novo "rei" entre os botonistas. A última etapa foi disputada no Grêmio Teatral Leopoldo Fróes e homenageou Wanderley “Tico” Cassolla, o decano da modalidade. 

Félix, Giacóia e Leme, o pódio da última etapa

Novamente Paulo Giacóia demonstrou estar em grande forma e faturou o troféu de campeão. Superou até mesmo o campeoníssimo Cassiano Pelegrini, que por motivos profissionais, não pode participar de todas etapas. Na segunda posição ficou Ronaldo Félix, em terceiro lugar, Serginho Leme, que receberam troféus, além de Renato de Catanduva que faturou medalha pela quarta colocação. 

Familiares de Tico Cassolla, o homenageado da etapa, marcarem presença na premiação

A campanha do campeão Paulo Giacóia: 6 jogos, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Marcou 14 gols e sofreu 8, saldo positivo de 6. Familiares do homenageado Tico Cassolla estiveram presentes e entregaram os troféus/medalhas para os vencedores.

A classificação final do CAMPEONATO MUNICIPAL, decorridas as 6 etapas realizadas durante o ano, terminou da seguinte forma:

1°) Paulo Giacóia, com 250 pontos;

2°) Ronaldo Félix, 150;

3°) Tico Cassolla, 150;

4°)  Leandro Luporini, 106;

5°) Serginho Leme, 100;

6°) Michel Conessa, 65;

7°) Enéas Filho,  60;

8°) Binho Peres, 35;

9°) Júlio (Bauru), 50;

10º) Cassiano Pelegrini, 35;

11º) Adriano Fanini, 30;

12°) Luiz Antonio (Bauru), 30;

13°) Renato (Catanduva), 20;

14°) Adalberto, 18;

15°) Tiago (Ariranha), 18;

16°) Juliano, 18;

17°) Marcelo, 12;

18º) Claudinho (Marilia), 6 e

19º) Davi Lucas, 5;

Só destacando que a modalidade praticada em Garça é 12 toques, com vidrilhas de 45 mm e pastilha (a bola do jogo).        

Paralelamente ao certame municipal, a ADBG/Associação Desportiva dos Botonistas de Garça, realizou a “Copa Municipal”, que teve a participação de 15 botonistas. O torneio serviu de testes para as novas regras a serem estudadas e praticadas nas disputas futuras. A classificação final dos três primeiros colocados: Tico Cassolla, com 130 pontos, 2º) Paulo Giacóia, 85 e 3º) Ronaldo Félix, 55.

De acordo com Ronaldo Felix, presidente da ADBG, no próximo mês de janeiro/2026 será realizada a RECOPA, que reunirá o campeão do municipal x campeão da Copa. Portanto, estarão frente a frente: Paulo Giacóia x Tico Cassolla, num confronto bem equilibrado e que promete bons jogos. 

O campeão será conhecido numa melhor de três jogos, com tempo de 10 x 10 minutos. No caso da igualdade em pontos e saldo de gols, a decisão será na cobrança de pênaltis alternados.

O entusiasmado presidente Ronaldo Félix aproveita para agradecer aos dedicados e ferrenhos botonistas: “Muito obrigado a todos, que ao longo deste ano prestigiaram as etapas e copas realizadas. Espero contar com mais participações em 2026, tudo para continuar fortalecendo, não somente o botonismo garcense como também regional. Parabéns e meus sinceros agradecimentos a todos”.

A programação das finais do supermaster

 

Jafense e Figueirinha prometem grande série


Aliança ou Cyborg: quem levará a Série Prata?

Tudo definido para o início da decisão do supermaster, incluindo a Série Prata!

Sábado (6) vão acontecer os primeiros confrontos, ambos começando às 15h30, nos campos do suíço, no Conj. Pol. Manoel G. Chagas. 

No Municipal, uma decisão inédita, onde a figueirinha tem a vantagem devido ao melhor índice técnico. Na Série Prata, a vantagem é do Aliança, frente ao Cyborg. Grandes jogos previstos. Confira:

Heitor Gonçalves - 

Jafense x Figueirinha

Martin Carvalho - 

Cyborg x Aliança

domingo, 30 de novembro de 2025

Times do futebol suíço se unem visando a temporada/26

 

Novo uniforme do UFC/Vimec

Pegando muita gente de surpresa, duas equipes anunciaram neste domingo (30) a junção visando o futebol suíço/26. 

Estou falando do Vimec, semifinalista na última temporada, além do UFC, que foi a surpresa positiva de 2.025, chegando à 2ª fase logo em sua 1ª temporada na categoria.

Uma reunião entre representantes de ambas as equipes, selou essa união, com a equipe passando a ser denominada de UFC/Vimec.

Até já foi discutido como ficará o novo uniforme, com o modelo ilustrando a matéria. Assim, o futebol suíço termina o ano com 9 agremiações: ECSL, Flamengo, Dinos, UFC/Vimec, Juventude, CAMV, Salgueiro, Paulista e VKT. Tal número se torna oficial após o anúncio do encerramento das atividades do Inter F.R., apesar que nos bastidores o Diego Bonfante, fundador do time que se afastou do mesmo ainda na fase de classificação do Municipal/25, retornou agora e luta para a manutenção da agremiação, além do Os Pior, excluído no último jogo do ano, naquele que ficou eternizado como o "Jogo do Guarda-Chuva". 

Assim, fica a dúvida sobre o número de integrantes do ano que vem, pois além de toda a situação citada acima, ainda há o Sol Nascente se movimentando e tentando formar, de forma inédita, um elenco para as disputas do suíço. 

Aguardemos!