quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Solidariedade ou esperteza?


Deparamos hoje na primeira página do jornal Comarca de Garça, com a notícia de que a organização da festa do peão de Garça definiu shows e calendário. Nada é citado, obviamente, sobre os maus-tratos aos animais, prática deplorável, condenável, digna da era medieval, que ocorre nestes eventos que servem para 'encher o bolso' de quem toma a frente, à base de muita crueldade com os indefesos seres.
Porém, o que chama a atenção mesmo, pelo menos na matéria citada na página 4 da edição de hoje (18), é a insistência em afirmar que na abertura, na quarta-feira (11/04), a entrada custará R$ 2,00 com a renda sendo revertida para as entidades assistenciais. A pergunta que fica é: que benemerência é esta? Explica-se: nesta dia - ou seria noite -, haverá a apresentação de artistas regionais que ainda buscam o seu espaço, uma sonhada e justa projeção no mundo artístico. Naturalmente que o público será inferior aos outros dias. Então, se é para 'ajudar' as entidades assistenciais, por que não reverter a bilheteria da quinta (12), quando o show será com a dupla Édson e Hudson ou na noite seguinte, quando se apresentarão César Menotti e Fabiano? Acho que a manchete responde.
Outro detalhe: há as afirmações "Dar este presente para a comunidade", "preços populares para que todos possam participar", etc. Estou errado ou em cidades que tem o mesmo evento se valendo de espaço público - sem recinto oficial - a população tem livre acesso?