quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Coluna Bate Pronto (07/10)



O Santos foi o único paulista a vencer na rodada do Brasileirão, aberta anteontem. Na Vila Belmiro, passou pelo Fluminense, 2 x 1, com gols de Copete e Ricardo Oliveira. Wellington Silva chegou a empatar para o Fluminense, que, após o aumento das vagas para brasileiros na Libertadores, está flertando para ficar com uma delas para a próxima temporada. O Corinthians, mesmo com o Atlético-MG tendo 10 desfalques, ficou no 0 a 0, atuando no Itaquerão. Foi o sexto confronto sem um resultado positivo do time, fato que tem irritado demais o torcedor.

Quem também ficou na igualdade do marcador foi o São Paulo, 1 x 1, frente ao Sport, em Recife. Thiago Mendes para o tricolor, ao passo que Diego Souza empatou para os pernambucanos. Demais resultados da rodada: Atlético-PR 3 x 1 Chapecoense; Vitória 0 x 1 Grêmio (gaúchos voltaram a vencer fora de casa após três meses).
A jornada será fechada no domingo, com América-MG x Palmeiras, em Londrina; Flamengo x Santa Cruz, no Pacaembu e Figueirense x Botafogo, em Floripa. Amanhã, um jogo: Cruzeiro x Ponte Preta.

Recentemente foi publicado nas páginas do Comarca de Garça, um Edital de Convocação para Assembleia Extraordinária do GFC, para escolha do novos conselheiros. Mesmo constando na publicação um endereço e sendo realizado em outro, a reunião serviu para a indicação dessas pessoas, todas residentes fora de Garça e sem nenhum vínculo com a cidade. Depois, descobriu-se que na verdade seria uma parceria com uma desconhecida agremiação de Marília, de nome AA Vila Nova, que nem filiada junto a FPF era.

Nos dias que sucederam o tal encontro, apareceram no site desta associação mariliense, fotos dos campos de futebol suíço, como sendo um dos locais de treinamentos. Também o antigo CT do Garça, com suas dependências, foram mostradas em redes sociais como o lugar que receberia o `projeto´. Tudo isso num silêncio sepulcral, sem que ninguém em Garça ficasse sabendo da manobra.

Tivemos acesso a um documento protocolado junto à Justiça, solicitando a nomeação como Administrador Provisório para Pessoa Jurídica com tutela de urgência para o Garça Futebol Clube, em nome do senhor Marcos Antonio Antunes Gomes, totalmente desconhecido em Garça. Porém, o que chamou mesmo a atenção foram algumas partes do documento, que transcrevemos abaixo:

"Ademais, o projeto do Garça Futebol Clube inclui diversos projetos sociais com crianças e adolescentes, trará novos empregos de forma direta e indireta ao município, movimentação financeira. entre outros benefícios"

"A Prefeitura Municipal de Garça será parceira do Garça Futebol Clube com a cessão de centro de treinamento, alojamento, dentre outras coisas aos atletas, salientando que, num primeiro momento, serão apenas movimentadas as categorias de base do clube"

Foi o que bastou para surgirem algumas indagações, como por exemplo: “Quais são esses `vários projetos sociais´, que ninguém está sabendo? E os tais `entre outros benefícios´?; Alguém, algum vereador que seja da atual legislatura, ficou sabendo algo sobre a cessão do centro de treinamento e alojamento – prédios públicos - para um pessoal forasteiro, sem qualquer ligação com a cidade? E a manutenção desses próprios? O que foi conversado sobre quem a fará, como despesas de água, energia elétrica e gastos cotidianos para o bom funcionamento destes próprios municipais? Será que o povo garcense pagará por isso? Por que na tal ação nada é citado?”

“O que é `dentre outras coisas aos atletas´, que, segundo o documento, a Prefeitura se empenhou? E a tal `dificuldade financeira´, tão falada recentemente? Será por que no documento enviado à Justiça consta apenas a movimentação das categorias de base? Por que nada foi citado sobre time profissional ou reforma de estádio ou ainda filiação na Federação Paulista de Futebol?”

Informações dão conta que, preocupados, os cidadãos que faziam tudo no mais absoluto silêncio, estariam querendo falar com o prefeito e vice-prefeito recentemente eleitos. Porém, independentemente disso, terão que enfrentar grande resistência, pois não demonstraram qualquer lastro para o `projeto´. Lembrando que a filiação junto a FPF, não realizada, custa R$ 800 mil, segundo os últimos valores divulgadores. E a reforma do Platzeck, de acordo com o Estatuto do Torcedor, consumiria mais R$ 1 milhão. Se investirem isso, talvez todos passem a apoiar.

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização 1 - Pelo Brasileirão/16, o Internacional bateu o Coritiba, em Porto Alegre, 1 x 0. Com o resultado, o Cruzeiro voltou à zina de rebaixamento;

Atualização 2 - O Brasil goleou a horrível Bolívia, 5 x 0, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia. O jogo foi realizado na Arena das Dunas, em Natal. Os gols foram marcados por Neymar, Phillippe Coutinho, Filipe Luis, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. O próximo jogo será na terça-feira, 9h30, na Venezuela, frente à seleção local. Com três cartões, Neymar está fora;

Atualização 3 - Outros resultados: Paraguai 0 x 1 Colômbia; Uruguai 3 x 0 Venezuela; Equador 3 x 0 Chile; Peru 2 x 2 Argentina. O Uruguai lidera com 19, um a mais que o Brasil. Equador, Colômbia e Argentina somam 16. Depois aparece o Paraguai, com 12, Chile que tem 11, além de Peru (8), Bolívia (7) e Venezuela (2).