sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Recordar é Viver: "O Dia do Radialista"












Por Wanderley `Tico´ Cassolla

No último dia 21 foi comemorado o Dia do Radialista.  A coluna homenageia os profissionais do rádio, principalmente os radialistas esportivos, que diariamente colocam seus ouvintes a par de tudo o que acontece com o esporte em geral, principalmente com o clube do seu coração. Destacamos dois radialistas de nossa cidade, que há muito tempo apresentam programas diários, na hora do almoço: Niel Amorim, do “Bola no Gol”, da Rádio Centro Oeste-AM 670, e Mauro Lacerda, do “Bate Bola”, da Rádio Universitária AM-1.060.

Uma curiosidade: você sabia que o dia do radialista é comemorado em duas datas?  21 de setembro ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro. A história do Dia do Radialista teve início em 1.943, no Governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. Com uma mudança imposta pela lei 11.327/2006, no governo do presidente Lula, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. Há!!!, o que seria do futebol sem o rádio, hein? Convenhamos o rádio sempre esteve ligado ao futebol, levando informação e principalmente emoções nas jornadas esportivas. 

NIEL AMORIM: Começou no rádio em 1.992, na Radio Universitária, com o programa Polícia é Notícia, e com a montagem do Garça Futebol Clube, foi repórter de campo. Segundo o corintiano Niel “foi um privilégio, porque pude estar ao lado de grandes personagens do esporte, entrevistei: Luiz Pereira (foto), Serginho Chulapa, Biro Biro, Rogério Ceni, o famoso e saudoso Valdir Perez, Muller, Marcelinho Carioca, etc.”. No flagrante entrevistando o atacante Muller, autor do gol “meio que sem querer de calcanhar”, em cima do Milan, que deu o título de bi-campeão mundial ao São Paulo, no ano de 1.993. O melhor de tudo, prossegue, foi o privilégio de ter como amigos Mauro Lacerda, Tadeu Julião, Jorge Ismail, Luiz Quine. Pessoas que foram morar com Deus, João Carlos Camacho, José Panho, Rei do Campo, Compadre Alfeu  e Clodoaldo Jose. No lado esportivo, o Niel Amorim é um bom goleiro. Já foi campeão pelo Tropical Flora ao vencer o Dinos por 2 x 1, pela Copa Lions, no futebol suíço/2010. Ainda defendeu o Frei Aurélio, Amigos e atualmente joga no Palmeiras (master). Quando era goleiro do Balles (Amador/84), o Niel teve a “honra” de defender um pênalti cobrado por este articulista. Lembro que, após apito do juizão Moisés Santana, bati forte e rasteiro no canto, ele voou como um gato e agarrou a bola. O programa Bola no Gol começa às 11h30.

MAURO LACERDA: Trabalha na Rádio Universitária há 27 anos. Assumiu o programa de esporte no ano de 1.993 onde também começou a narrar os jogos do Garça Futebol Clube durante 10 anos. Quem não se lembra desta equipe esportiva: Mauro Lacerda (narrador), José Panho (comentarista) e Niel Amorim (repórter de campo, com supervisão de José Abrão). Como bom santista, o Mauro Lacerda também gosta de bater sua bolinha. Disputou o Campeonato Amador de Jafa, e no suíço garcense jogou no América e Paulista, e no master pelo Unidos e SEC. Eclético já apresentou programas musicais, policial e jornalismo, onde também é redator e repórter, mas sem nunca deixar sua maior paixão, que é programa de Esporte Bate Bola que vai ao ar de segunda à sábado às 11h30. No flagrante entrevistando Xuxa, craque do futsal e da seleção brasileira. Na outra foto, entrevistando o palmeirense Papel Baiano, um dos destaques do futebol suíço garcense. Voltando mais no tempo, a Rádio Clube de Garça (Am-1.600 KLZ) tinha um time de futebol de salão (futsal) que marcou época na década de 70, o famoso Expressinho/RCG.  Em pé, da esquerda para a direita: Nilson Bastos Bento, José Nello Marques, Zé Abrão, Clodoaldo Serzedelo e Inácio. Agachados: Omar Barbante, Laércio e Luiz Armando.