quarta-feira, 20 de maio de 2020

Uma ótima notícia para as categorias de base do futebol garcense


Júlio César foi entrevistado por Célia Lima
Estive acompanhando nesta quarta-feira (21) o programa `Botando Banca´, com a apresentação da simpática Célia Lima, pelo canal do Youtube da Garcine. O entrevistado foi o ex-goleiro, Júlio César Martins, que atualmente, dentro das circunstâncias, assessora todos os trabalhos desenvolvidos pelo projeto Pequeninos de Garça, que engloba cerca de uma centena de crianças dos 6 aos 12 anos, sob responsabilidade da SEJEL - Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer.
Martins contou sua historia no esporte, que na verdade teve início no futsal em 1992, em Londrina, sua terra natal. Bom de conversa, sempre muito objetivo e junto a isso, uma condução correta pela entrevistadora, a conversa foi se aprofundando até que surgiu uma informação importante: o Garça Atlético Clube teve três projetos através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, aprovados pelo Governo do Estado de São Paulo.

O que é isso?
A LPEI existe desde 2006, sendo voltada para todas as modalidades, exceção feita ao futebol profissional. "Tudo surgiu numa viagem a Novo Horizonte, quando mantive contato com colegas que resgataram o futebol profissional naquela cidade. Eles me passaram algumas informações sobre esse Lei e a partir dali, passamos a trabalhar nisso, na construção de um minucioso Plano de Trabalho. Depois enviamos para a Secretaria de Esportes do Estado, esperando por sua tramitação. Agora acabamos de receber a notícia que fomos agraciados com três projetos, no sub/15, sub/17 e sub20", revelou, bastante animado.

Funcionamento
Por essa Lei, o Clube pode captar recursos durante seis meses do ano, para a manutenção dos projetos. A fonte é o polpudo ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços -, com a empresa não precisando pagar nada a mais, mas sim, apenas direcionando um percentual do imposto a ser recolhido para o projeto. O diretor do Garça Atlético Clube aguarda com muita ansiedade o recebimento do Certificado. Aí, a captação poderá ser iniciada.

Desgaste 
O campeão da Copa do Brasil pelo Santo André em pleno Maracanã, em 2004, revelou ainda que estava desgastado e desanimado com as duas parcerias que tentou ao longo dos últimos anos e que naufragaram. Infelizmente, só deram dor de cabeça. Somado a isso o fato de muita gente jogar contra. Porém, quando menos esperava, já que os projetos tinham sido enviados ao menos tempo que as parcerias desmoronavam, Júlio voltou a se animar, com essa grande conquista.

Estamos em ano político e existem pessoas por aí que, vocês amigos esportistas sabem muito bem quais são, que vão tentar `colocar areia´ em mais esta tentativa, agora, de se retornar pela base. Por isso, só voltarei a publicar algo futuramente.