terça-feira, 7 de outubro de 2025

Recordar é Viver: "Um grande incentivo a projeto existente em Garça"

 

Os professores Celsinho, Cristiano e Ednalvo, à frente do Projeto Social do Garça Atlético Clube

Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Com certeza o garotinho Fernandinho Bento, lá no começo dos anos de 1980, sonhava em ser um jogador de futebol. Pelo menos isto ele demonstrava quando acompanhava o pai, o palmeirense Nilson Bastos Bento, goleiro do bom time da Rádio Clube de Garça, "o famoso Expressinho RCG".

Ano de 1987 Time da Rádio Centro Oeste AM 670; em pé, da esquerda para direita: Nilson Bastos Bento, Camacho (in memóorian), Jota Pedroso (in memorian), José Henrique, Roberto Dias, Pedrinho (in memorian) e Clodoaldo José (in memorian); agachados: Fernandinho (filho do Nilson), Roberto Pereira, Reginaldo (in memorian) Chiquinho Alves e George Antônio; flagrante aconteceu na  extinta quadra do "Recanto do Vovô Vanin", do são paulino Edgar Alves de Souza 

Nesta época eu apitava jogos de futebol de salão. Às vezes até jogava, quando faltava um jogador. Lembro que quando marcava um gol, já via o Fernandinho na beira da quadra do Recanto do Vovô Vanin, pulando de alegria, na comemoração. Acho que ele, em pensamento, imaginava marcando um gol também.

Ano de 2025: Fernando e a esposa Erika, apoiando o projeto social do Garça Atlético Clube

Mas o destino vitorioso dele não seria no futebol. Descobri que ele é um próspero comerciante, lá nos Estados Unidos e México, no ramo de segurança, da marca SEGMEX. Mas, jamais esquece suas origens, e a infância vivida em Garça.

Na medida do possível vem rever a família e amigos que fez por aqui. Como bom brasileiro, continua acompanhando o futebol tupiniquim lá dos Estados Unidos. Descobri ainda que virou corintiano, graças a influência do saudoso avô Abílio Gigueira, talvez com uns pitacos da mãe Márcia Eloisa. Penso que fez uma escolha absolutamente certa.

E não é de hoje que o Fernando Bento, vem colaborando (despreocupadamente e no anonimato), com a garotada garcense, que sonha em ser um jogador de futebol lá na frente. Na semana passada o Fernando Bento doou 50 bolas para o projeto social do Garça Atlético Clube, comandado pelo professor Celso Felipe de Souza, o Celsinho, ex-jogador profissional, também nascido em Garça.

O projeto atende atualmente 110 crianças, de forma gratuita, com idade dos 5 aos 20 anos. Os treinamentos acontecem às segundas e quartas feiras, das 8h30 às 10h30 e das 16hs às 18hs, no antigo Centro de Treinamento do Garça. Basta comparecer e se inscrever.

Uma atitude que merece ser destacada e aplaudida!