sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Recordar é Viver: esportistas com Lars Grael e Mano Menezes






Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla

Sempre procurando prestigiar os leitores, a coluna vem abrindo espaço para que os esportistas mandem suas fotos, que por ventura tiverem, com alguma personalidade esportiva. Anteriormente registramos o encontro do Carlos Henrique Carobino com o Nalbert Bitencourt, ídolo do voleibol nacional, campeão olímpico e mundial, hoje vamos de dose dupla.
Em recente visita a Brasília o palmeirense Ernesto Naokiti Kagueiama,  presidente da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil de Garça, encontrou o velejador Lars Schimkdt Grael (foto). Por outro lado, o gremista Giovani Palharini, atualmente radicado na cidade de Vacaria (RS), estava curtindo as férias na praia de Capão da Canos (RS), deparou com o Luiz Antônio Venker Menezes, ex-técnico da Seleção Brasileira. Na foto, da esquerda para direita: Diego, Mano Menezes e “gauchão” Giovani.
Vamos recordar um pouco da carreira destas duas personalidades do esporte nacional: Lars Grael vem de uma família tradicionalmente de esportistas e começou a velejar cedo, só que de maneira lúdica. Desde quando morou em Brasília, frequentou as aulas de vela do Iate Clube e começou a competir de Optimist e Pinguim. Depois, foi como proeiro do irmão Torben, na classe Snipe, já morando em Niterói, que eles conquistaram os primeiros títulos de expressão: bicampeões brasileiros e campeões mundiais. Mas foi no Tornado, o velocíssimo catamarã olímpico, que Lars mais títulos conquistou. Além das duas medalhas de Bronze, em Seul (1988) e Atlanta (1996), ele ainda foi pentacampeão sul-americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como Kiel, na Alemanha, além de representar o Brasil também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (7º) e Barcelona 1992 (8º). No ano de 1998, na cidade de Vitória (ES), foi atropelado por uma lancha no mar, a hélice cortou sua perna direita, o que provocou o encerramento de sua brilhante carreira.  
Já Mano Menezes foi uma atleta de carreira mediana no sul do País, onde também começou a ser treinador no ano de 1992, dirigindo equipes de base. Dentre os principais times comandou o Guarani de Venâncio Aires, 15 de Novembro e Grêmio. No tricolor gaúcho fez história. Trouxe o time de volta à Série “A” do Campeonato Brasileiro em 2005, no jogo que ficou conhecido como a "Batalha dos Aflitos". Na ocasião, o Grêmio venceu o Náutico com apenas sete jogadores em campo. Depois chegou ao Corinthians, ganhando o título de campeão da Série “B” do Campeonato Brasileiro de 2008. No ano seguinte duas grandes conquistas: campeão paulista invicto e campeão da Copa do Brasil. No dia 24  de julho de 2010, foi confirmando para comandar a Seleção Brasileira no projeto visando a Copa do Mundo de 2014. À frente da seleção foram 40 partidas, com 27 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, e um índice de 72% de aproveitamento. Foi demitido no último dia 23 de novembro de 2012.  E quem tiver outras fotos com alguma personalidade do esporte é só nos enviar para publicação.  

Fonte: Jornal Comarca de Garça