sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Recordar é Viver: o garcense Mancuzo no Santiago Bernabeu







Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla

José Cláudio Mancuso é assíduo leitor da “Comarca” eletrônica, em especial a coluna, onde sempre nos dá dicas e sugestões. O Mancuso deixou nossa cidade nos idos de 1998 e por motivos profissionais passou a morar em Caxias do Sul. Como um verdadeiro garcense da “gema”, guarda inúmeras recordações de Garça, em especial das jornadas esportivas do Garça FC., dos anos 70. Ele não foi lá um “bão” jogador, mas tentou correr atrás da bola nas empresas onde trabalhou, na Melhoramentos, Agência Ford e nas Casas Pernambucanas, juntamente com o primo Carlos Fabron. Como torcedor ia aos campos assistir os jogos do Paulistinha, Frigus, Real Garcense e  do Ipiranga.  Era um tempo em que a várzea tinha grandes times e ótimos jogadores.
Na metade do ano passado, o Mancuso realizou um sonho de infância e juntamente com um grupo de amigos lá de Caxias do Sul fez um giro pela Europa. No velho continente conheceu três países: Itália, Espanha e França. Dentre os inúmeros lugares que visitou, um mereceu destaque especial: o campo do Real Madrid, o famoso “Santiago Bernabeu”, um dos melhores do mundo. Segundo o Mancuso a facilidade de locomoção é incrível: do centro da cidade até a estação em frente ao estádio, foram cinco minutos de metrô. E o estádio é cinematográfico, coisa linda de ser ver, tudo muito organizado. Só não joga ali quem não quer ou não sabe bater em “la pelota”. Foi um `tour´ maravilhoso, que durou aproximadamente duas horas.
Nos flagrantes vemos o Mancuso em frente ao deslumbrante  campo e  também no interior, próximo ao gramado. É neste estádio que o astro português Cristiano Ronaldo  e companheiros, dão show de bola, para alegria dos torcedores merengues. Um passeio que jamais será esquecido. A propósito, o Mancuso, que  já está gozando da merecida aposentadoria, planeja retornar à  Garça, com vários planos ambiciosos em mente.

O Estádio: Santiago Bernabeu fica na cidade de Madrid e é de propriedade do Real Madrid. Localizado no lugar do antigo campo do Real Madrid, com o nome de  “Estádio Charmatín”, o Santiago Bernabéu foi projetado por Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio, e teve sua pedra fundamental instalada em 27 de outubro de 1.944. Foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 1947 com o jogo Real Madrid 3 x 1 Belenenses de Portugal, então com o nome de Estádio Chamartín.  À época possuía  capacidade para 75.145 espectadores, dos quais 27.645 tinham assentos (7.125 cobertos) e 47.500 de pé (2 mil cobertos). Em 04 de janeiro de 1955, depois de uma grande remodelação, foi adotado o nome atual, em homenagem ao ex-presidente do clube e principal artífice da construção do estádio, o dirigente Santiago Bernabeu. No ano de 2003, o “Santiago Bernabeu”  foi denominado pela Uefa (União das Federações Européias de Futebol) como estádio 5 Estrelas. O Estádio Santiago Bernabeu foi palco de um grande número de eventos desportivos e sociais, dentre os quais a final do Mundial da Espanha (1982), quando a Itália se sagrou tricampeã mundial.  

Fonte: Jornal Comarca de Garça