sábado, 6 de agosto de 2016

Recordar é Viver: "Miltinho Palmeirense e Natal Fabrício na Arena do Verdão"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A cada dia que passa muitos garcenses estão indo até a cidade de São Paulo para conhecer as novas arenas de futebol. Os “templos” do Palmeiras e do Corinthians são o que há de mais moderno no mundo.

A disputa até que está acirrada entre os torcedores garcenses, mas creio que os palmeirenses estão levando vantagem. Pelo menos é isto que estamos notando, ou mesmo vendo nas postagens das redes sociais. Ainda no domingo (24/07) foi a vez dos fanáticos palmeirenses Miltinho e esposa Eleny, Natal Fabrício e o Rafael compareceram ao Allianz Parque para assistir o jogo Palmeiras x Atlético-MG.

Para o Natal Fabrício foi a realização de um sonho. Ele que acompanha o Palmeiras há muito tempo, desde os tempos da academia alviverde, na década de 60. O Natal Fabrício sabe tudo o que é relacionado ao Palmeiras. Dos grandes títulos e dos craques que já envergaram a camisa do verdão. E é claro das vitórias sobre o rival Corinthians. Sabe de cor e salteado a escalação de um dos melhores times da história: Leão; Eurico, Luiz Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, Cesar e Nei. “Dava gosto ver este time jogar”.

O Natal Fabrício assistiu muitos jogos do Palmeiras nos campos do interior. Mas a emoção de ver o time do coração na arena foi demais. Segundo o Miltinho, assim que entraram no campo, e viram aquele mundo verde (39.865 pagantes, recorde de público), o Natal Fabrício não se conteve e quase foi as lágrimas. Sentar ao lado da torcida Mancha Verde foi gratificante.

Para completar o passeio, na volta o grupo de garcenses passou no CT do Palmeiras, e novamente o Natal Fabricio não se conteve de tanta emoção. Com certeza um dia de domingo que jamais esquecerá. Até hoje não para de falar nessa façanha, digna de um fiel palmeirense. Veja nos flagrantes registrados pelo fotógrafo Rafael. Quanto ao resultado do jogo, bem fica para um segundo plano, convenhamos, né!!!  
                       
A ARENA:  A concepção do projeto ficou a cargo do arquiteto Tomás Taveira, um português que atualmente é uma das principais referências da nova arquitetura européia, com a assinatura de importantes projetos esportivos, como os estádios do Sporting, Leiria e Aveiro, todos utilizados com sucesso na Eurocopa 2004. A capacidade da Arena está definida: 45 mil expectadores, ideal para abrigar qualquer tipo de jogos finais e, ainda, competições importantes internacionais. Acima, dois andares com cerca de 250 camarotes e cabines de imprensa, além de um restaurante, com ampla visão para o campo. 

A Arena foi construída com tecnologia de última geração, com projetos de sustentabilidade, principalmente no que diz respeito ao uso e reaproveitamento de água, energia elétrica, etc. A arena não vem sendo utilizada para jogos: será um importante pólo de eventos culturais, musicais e esportivos em geral. Para shows, por exemplo, a capacidade chegará a 60 mil. Além do estádio, o complexo conta  com um auditório modular, com capacidade entre 500 e 2.000 pessoas e um anfiteatro modular para receber eventos de 2.000 a 20 mil pessoas.

A inauguração oficial do Allianz Parque foi realizada no dia 19 de novembro de 2014, no jogo entre Palmeiras e Sport, pela trigésima quinta rodada do campeonato brasileiro de 2.014. O Alvi-verde foi derrotado por 2 a 0 pelo clube pernambucano. O primeiro gol oficial da arena foi marcado pelo atacante Ananias, do Sport, aos 31 minutos do segundo tempo.