sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Temporada/17 do Kart começa com grande velocidade


Heleno Cavalcante recebe a bandeirada na 13HP

A chegada de João Achilles na categoria RD135

Stock: Gustavo Cardoso, de Bauru, venceu a Stock

Stock Senior: Hélio Nagao estreio com vitória na Stock Sênior

Encontro: O GP Garça de Kart promove encontros como o de Bruno César Rubinato, 63 anos, de Itapetininga, e Eros Felipe Neto, 15 anos, de Londrina.
A temporada 2017 do Grand Prix Garça de Kart começou em alta. A primeira prova, realizada no domingo, 12 de fevereiro, trouxe 32 pilotos de 10 cidades diferentes. Equipes de Garça, Marília, Bauru, Dracena, Junqueirópolis, Ourinhos, Birigui, Itapetininga e Lins, do estado de São Paulo, e de Londrina e Andirá, do Paraná, além de agitarem o Kartódromo Municipal, movimentam, também, hotéis e o comércio da cidade. A equipe HP Kart de Dracena, por exemplo, trouxe para Garça doze pessoas, entre pilotos, mecânicos e torcedores.

Foi de Dracena o vencedor da primeira bateria, a 13HP. Heleno Cavalcante de Oliveira fechou as 20 voltas com o tempo de 13min56seg47. “Mesmo largando em quarto, consegui subir duas posições logo na largada e, durante a corrida, assumi a primeira posição. Ainda não dá para falar em conquista do campeonato, pois todos os pilotos andam bem e os carros estão equilibrados. Para se ter uma ideia, os quatro pilotos que chegaram nas primeiras colocações, andaram, praticamente, com o mesmo tempo, colados durante toda a prova”, ponderou.

Na RD 135, os garcenses João Luiz de Achilles e Adriano Yukio Abe, travaram uma disputa emocionante. Adriano largou na segunda posição e, depois de muitas tentativas, conseguiu tirar a liderança de João, que foi o Pole Position. Porém, faltando cinco voltas para o fim da prova, o kart de Abe travou e ele perdeu as posições, terminando em tercceiro. Achilles completou as 20 voltas com o tempo de 13min21seg94.

A última bateria teve 20 pilotos disputando duas categorias simultaneamente: Stock e Stock Sênior. Gustavo Cardoso, de Bauru, venceu a Stock. Para ele, a corrida foi a melhor possível. “Treinei muito antes do campeonato e tenho que agradecer muito à minha equipe, ao Paçoca que me propôs um equipamento melhor. Larguei na ponta e consegui manter uma constância durante a prova. Isso determinou a minha vitória. Acredito que o campeonato vai ser muito forte, com os pilotos emparelhados. Terei que me dedicar mais”, comentou.

Hélio Shinji Nagao, de Marília levou a melhor na Sênior. “Estou cheio de expectativas, pois mudei de categoria e essa é mais rápida, exige mais do condicionamento físico. Nessa corrida, depois da metade das voltas comecei a sentir o cansaço. Tendo mais preparo, creio que posso melhorar ainda mais. A organização do campeonato continua excelente e, quanto às mudanças no regulamento, creio que elas nivela os competidores”, disse Nagao.

Para João Luiz de Achilles, presidente do Kart Clube de Garça, organizador do campeonato, os resultados da primeira etapa superaram todas as expectativas. “Mais uma vez conseguimos trazer mais pilotos de fora, demonstrando que nosso campeonato é sério e é isso que os pilotos buscam. As mudanças que adotamos no regulamento, também serviram para atrair mais competidores. Na 13 HP, por exemplo, tínhamos quatro pilotos e, hoje, largamos com nove. A tendência é que esse número cresça ainda mais. Na Stock, que teve o tamanho de coroa e pinhão limitados, largamos com 20 carros. Ainda temos mais cinco etapas e elas também terão alterações. A terceira e a sexta etapas serão duplas. Nelas serão dadas 20 voltas. Ao final, os cinco primeiros colocados invertem de posições, quem chegou em quinto larga em primeiro, o segundo larga em quarto, o terceiro não muda. O quarto larga em segundo e o quinto em primeiro e, logo em seguida, sem intervalo, é dada uma nova largada para mais 20 voltas. Isso vai exigir muito da parte física dos pilotos e, também, do carro”, argumentou João.

As próximas etapas do GP Garça de Kart acontecem em 23 de abril, 11 de junho, 13 de agosto, 08 de outubro e 03 de dezembro.