segunda-feira, 24 de julho de 2017

Coluna Bate Pronto (25/07)









Vítima de infarto fulminante faleceu no domingo (23), aos 66 anos (02/01/1951), em Mogi Mirim, no Hospital 22 de outubro, o ex-goleiro Waldir Peres. Ele participava de uma confraternização na casa da irmã Izabel, quando se sentiu mal. Chegou a ser atendido, mas foi a óbito. Ele foi o primeiro garcense a disputar uma Copa do Mundo, estando presente na Alemanha (74), Argentina (78) e na Espanha (82), sendo titular absoluto da mágica seleção brasileira de Telê Santana que encantou o mundo, mas perdeu para a Itália. Aliás, pela `amarelinha´ jogou 30 jogos, sendo esta a única derrota. Ficou na memória um amistoso em 1981, diante da Alemanha Ocidental, quando defendeu dois pênaltis cobrados por Paul Breitner, que nunca havia desperdiçado uma cobrança sequer.

Revelado nos campeonatos de base na década de 60 em Garça, logo chegou ao GFC e do Azulão, para a Ponte Preta. Foi contratado pelo São Paulo FC, onde fez história de 1974 a 1983. Porém, inicialmente chegou ao Morumbi como reserva de Sérgio Valentim. O primeiro jogo foi diante do Coritiba, pelo Brasileirão de 74, num empate sem gols. Também jogou pelo Corinthians, Portuguesa, Guarani, América-RJ, Santa Cruz e novamente a Ponte, onde encerrou a carreira em 1989, aos 38 anos. Tentou a carreira como treinador, mas não obteve o sucesso esperado. Pai de três filhos, Waldir era figura constantemente vista em Garça ultimamente, participando de confraternizações e realizando várias visitas.

Mais perda para a comunidade esportiva garcense. Também no domingo faleceu Oswaldeci Uzai, o Decica, aos 58 anos. Figura muito conhecida no suíço, onde sempre defendeu o Salão Carter na época do `terrão´, ao lado dos irmãos Tonho e Zé Uzai, trabalhava na Escola Agrícola. O sepultamento ocorreu ontem pela manhã no Cemitério Santa Faustina.

Único certame municipal que não parou durante a realização dos Jogos Regionais de Osvaldo Cruz, o futebol suíço garcense teve na complementação de mais uma rodada a realização de três partidas no domingo. O Vimec, em dia da família Romão, bateu o Frei Aurélio, 4 x 0 (1 x 0, no 1º tempo), com três gols do Téia e outro do Gilberto. Os três pontos lhe valeram a liderança isolada da fase de classificação. O Levi´s conseguiu a sua recuperação, porém, com dificuldades, bateu o Boca Junior, 3 x 2, permanecendo em terceiro. E ainda tivemos Salgueiro e Empório Rebelo, 1 x 1.

A classificação atualizada é a seguinte: 1º) Vimec 49; 2º) Flamengo, Levi´s 47; 4º) Os Pior 37; 5º) Dinos 35; 6º) Arte Elétrica 33; 7º) Lanchonete 28; ; 8º) Juventude 26; 9º) Boca Junior 24; 10º) Kosminho, Paulista 20; 12º) Salgueiro 13; 13º) Empório Rebelo 10; 14º) Sport Clube 6; 15º) Frei Aurélio (-8). Próximos jogos no domingo: Lanchonete x Arte Elétrica; Juventude x Vimec; Dinos x Boca Junior; Frei Aurélio x Sport Clube; Levi´s x Flamengo; Os Pior x Empório Rebelo; Paulista x Kosminho. Folga: Salgueiro.

Mais suíço: ratificando o seu ótimo momento na competição, o Dinos bateu o Arte Elétrica de forma incontestável, 3 x 0  (0 x 0, no 1º tempo), assumindo a quinta posição na classificação geral. Neste ritmo, os bipolares ainda terão fôlego para, além de manter entre os cinco primeiros, ainda tentar entrar no G-4. Celso, Celsinho e Cicinho, foram os marcadores do ótimo resultado positivo alcançado. Também no domingo, o Flamengo passou sem dificuldades pelo Paulista, 6 x 0. E o Juventude, em jogo decisivo frente à Lanchonete, venceu por 2 x 1, com gols de Saulo e Fabinho. Adriano descontou para a equipe vermelha. Sem qualquer dificuldade, Os Pior foi outro que venceu: 7 x 0 sobre o Sport Clube.

Aproveitando a folga do futebol suíço master garcense, Kosminho e Palmeiras estiveram se enfrentando no Heitor Gonçalves em partida amistosa onde estava em jogo o Troféu Moysés R. de Santana. Ao final do confronto alviverde, o Kosminho ficou com o troféu, pois venceu o Palmeiras pelo placar de 2 x 0, com os gols sendo anotados no 1º tempo, através de Du e Walmir. Lembrando que no sábado o master volta a acontecer normalmente, com a previsão de seis jogos, válidos pelo returno, fase de classificação.

Com um gol do zagueiro paraguaio Balbuena, marcado no 2º tempo, o Corinthians derrotou o Fluminense no Rio de Janeiro, 1 x 0, voltando a abrir nove pontos de vantagem em relação ao vice-líder Grêmio, que enfrentaria o São Paulo ontem à noite, no Morumbi.  Já o Palmeiras, com gols de Bruno Henrique e Keno, bateu o Sport Recife do Wanderley Luxemburgo, fora de casa, 2 x 0, melhorando um pouco mais a sua posição na tabela, onde ocupa agora a quinta posição.

O Santos, no Pacaembu, derrotou com tranquilidade o Bahia, 3 x 0, com gols de Bruno Henrique. Outros resultados: Flamengo 2 x 1 Coritiba; Avaí 1 x 0 Cruzeiro; Vitória 1 x 2 Chapecoense; Atlético-GO 1 x 1 Botafogo; Atlético-PR 0 x 2 Ponte Preta; Atlético-MG 1 x 2 Vasco da Gama.

O sepultamento do ex-goleiro Waldir Peres será amanhã, nove horas, no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, capital do Estado. Os atos fúnbres prosseguem hoje, das nove às 21 horas.

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização - Pelo fechamento da rodada do Brasileirão/17, o São Paulo empatou com o Grêmio, 1 x 1, no Morumbi. Pedro Rocha para os gaúchos e Lucas Fernandes para o tricolor. O Grêmio agora tem oito pontos atrás do SCCP que segue na liderança, enquanto o SPFC segue na zona de rebaixamento.