sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Recordar é Viver: "Garça AC faz jogos históricos no Pacaembu"














Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O Garça Atlético Clube, com as equipes de base (sub-16 e sub-19) realiza neste domingo dois jogos históricos em São Paulo, válidos pela final dos campeonatos promovidos pela Liga de Futebol Nacional. Os atletas do GAC terão a honra de pisar no gramado do Estádio “Paulo Machado de Carvalho”, o lendário Pacaembu. Às nove horas, o sub-16, do técnico Celsinho, joga contra a Jalesense. Em seguida, as 10h30, o sub-19, do técnico Elinaldo, enfrenta o Jaboticabal. Importante destacar, ninguém leva vantagem e, se terminar empatado, a decisão vai para a cobrança de penalidades máximas.

Pelo que apuramos será a primeira vez que uma equipe garcense estará jogando no Pacaembu, considerado o mais “charmoso” campo da capital paulista. A delegação do Garça segue na tarde deste sábado para a cidade de Santo André, onde ficará alojada. No domingo cedo, a delegação ruma para a grande decisão.

O Garça AC foi fundado no dia 07 de abril de 2.008, estava com suas atividades paralisadas, e neste ano está retornando as atividades com o futebol. Neste ano com as equipes de base. Em 2.020 a meta é montar o time profissional e a filiação na Federação Paulista de Futebol. À frente deste projeto estão os esportistas Celso Felipe de Souza (Celsinho) e Júlio Cesar Martins, ambos com passagens pelo Garça, onde foram vice-campeões, na temporada de 2.000, da Série A-III, que correspondia a terceira divisão do futebol paulista. 

GARÇA NO PACAEMBU: Uma curiosidade: no ano de 1971, ó ótimo time do Garça FC., disputou as finais da segunda divisão, cujos jogos foram realizados no Estádio “Palestra Itália”, do Palmeiras. O quadrangular era para reunir: MAC, Garça, SAAD (São Caetano) e Catanduvense. Só que no “tapetão” o Rio Preto conseguiu uma vaga, então foi realizado um “pentagonal”. O MAC foi o grande campeão e subiu para a divisão principal do futebol paulista. Naquela oportunidade, o Garça ficou alojado no estádio do Pacaembu, no setor que ficava em baixo das arquibancadas. Segundo me revelou o ex-becao Ari Lima, o Garça era o melhor time de todos. Só que a maioria acabou pegando uma forte gripe. Isto influenciou no rendimento do Garça, que não reeditou a mesma performance do campeonato. Veja no flagrante um grupo de jogadores posando na frente do lendário campo. Em pé da esquerda para direita: Abegar, Roberto Fio e Nilson Bastos (Rádio Clube de Garça), Jorginho, Osmar Silvestre e o goleiro Lula.

O LENDÁRIO PACAEMBU: O Estádio Municipal “Paulo Machado de Carvalho”, ou simplesmente Pacaembu, foi inaugurado na década de 1940 com capacidade para 70 mil espectadores e, na época, era considerado o mais moderno estádio da América do Sul. Foi tombado pelo Condephaat, em 1998, em virtude de seu estilo Art Deco, característico da época em que foi construído. 0 jogo inaugural, disputado no dia 28 de abril de 1.940, foi entre Palestra Itália x Coritiba. O primeiro gol foi de Zequinha, do Coritiba, com apenas dois minutos, em jogo válido pelo torneio Taça Cidade de São Paulo. Na Copa do Mundo de 1.950, foram realizados 6 jogos no Pacaembu. E a seleção brasileira jogou pela primeira vez no dia 17 de maio de 1944, ocasião em que venceu o Uruguai por 4 a 0, em partida amistosa.