sexta-feira, 10 de maio de 2024

Recordar é Viver: "Botonismo garcense promete temporada equilibrada"

 

Ronaldo Félix, o grande destaque da etapa inicial da temporada

Por Wanderley `Tico´ Cassolla

A previsão de que a temporada de 2.024 do Campeonato Municipal do futebol de mesa seria diferente dos anos anteriores está se confirmando.

Logo na primeira etapa, que homenageou Mário Jorge Lobo Zagallo, o único esportista tetra-campeão mundial de futebol, o botonista Ronaldo Félix desbancou os favoritos e foi campeão na “Série Ouro”. 

Competidores se enfrentaram no GTLF

Em jornada inspirada e uma atuação impecável na decisão, Ronaldo Félix atropelou Júlio Teixeira, aplicando uma sonora goleada de 6 a 2.  Na “Série Prata”, outra surpresa agradável: Adriano Fanini conquistou a medalha de campeão.  

A primeira etapa teve 15 competidores, num torneio que durou todo o sábado nas dependências do GTLF (Grêmio Teatral Leopoldo Fróes). O presidente do clube, Luiz Gonzaga Conessa, esteve presente para incentivar os botonistas, assim como ratificar a parceria com a ADBG (Associação Desportiva dos Botonistas de Garça) durante esta temporada.

Com certeza, muitas surpresas deverão acontecer ao longo do ano. Importante destacar que novos botonistas chegaram: Marcelo Kagueiama, Michel Conessa, a volta do “matador” Binho Peres, dentre outros, que estão se aprimorando cada vez mais. E o experiente Leandro Luporini retornou com tudo, readquirindo a sua performance de antigamente. 

A isso se junta os “mais antigos”, que cada vez mais estão jogando muito, pegando os “macetes da modalidade”, principalmente na parte técnica e finalização. Resumindo: os botonistas estão bem afiados no toque da palheta. Além do que foram adquiridas novas mesas oficiais para os jogos, com isto todos se enfrentam em igualdade de condições.

Sem falar ainda que o campeoníssimo Cassiano Pelegrini estará envolvido em outros projetos e dificilmente participará de todas as etapas programadas. Na primeira não foi por problemas pessoais. Cassiano ficou a cuidando da filhinha Isis, segundo ele, uma futura campeã da modalidade, puxando o DNA do pai. Já no próximo sábado Cassiano novamente será desfalque, até porque recebeu convite para participar de um torneio em São Paulo, promovido pela tradicional “Liga Millenovecento de Futebol de Botão”. E ao que tudo indica Cassiano deverá rumar para SP, na expectativa de enfrentar adversários mais fortes e competitivos.

Com todos estes fatores, a temporada está completamente aberta. Até o momento no mundo do botonismo garcense, ninguém arrisca um palpite em apontar o futuro   campeão.

A classificação atual, após a “Etapa Zagallo”, é a seguinte: 1º) Ronaldo Félix, com 50 pontos, 2º) Júlio Teixeira, 35, 3º) Paulo, 30, 4º) Leandro Luporini, 25, 5º) Tico Cassolla, 20, 6º) Fábio Bonassa, 18, 7º) Leme, 15, 8º) Enéas, 12, 9º) Marcelo, Binho, Eduardo, Michel Conessa, Adriano Fanini e João Victor, 6.

Neste ano a pontuação será somente para a “Série Ouro”. De outro lado, a “Série Prata” terá o campeão e vice recebendo medalhas pela participação.  


A segunda etapa “Taça Cidade de Garça”, será realizada no próximo sábado (18), novamente no GTLF. A grande homenageada desta vez, será a nossa querida e adorada cidade de Garça, que acabou de completar 95 anos.

ETAPA ZAGALLO: 

De todas as já realizadas - a primeira foi no começo de 2020 -, a “Etapa Mario Jorge Lobo Zagallo” foi a mais equilibrada e consequentemente, a mais disputada. No total 15 botonistas em ação, realizando 49 jogos, com 236 gols marcados, média de 4,81 gols/partida. O melhor ataque foi Tico Cassolla 33 gols em 8 jogos, média de 4,12 p/partida, seguido de Paulo Giacóia, com 29 gols em 7 jogos, média de 4, l4 p/partida. O jogo com maior números de gols 12: Paulo Giacóia 8 x 4 Serginho Leme.