sexta-feira, 30 de abril de 2021

Recordar é Viver: "No dia do goleiro, a homenagem ao Marcão Roldão"

 


Por Wanderley `Tico´ Cassolla

No último dia 26 de abril foi comemorado o dia do goleiro. Talvez o jogador mais odiado e também exaltado pelos torcedores. Um jogador diferenciado, que está na meta para evitar a alegria no futebol: o gol. Diferentemente dos demais, pode utilizar as mãos em sua área, que o árbitro nada apita.

 Antigamente havia o ditado “onde ele fica, nem grama nasce”. Hoje já mudou. Com as novas arenas e gramados sintéticos, o seu local de ação também está um tapete. Tal como um centroavante é amado ou odiado ao mesmo tempo. Fechou o gol, palmas e elogios. Tomou gol, ou um “peru”, é ovacionado, motivo de chacota. Mas é uma peça importante num bom time de futebol. Garça, por tradição, sempre revelou grandes goleiros. Uns nasceram aqui, outros vieram de passagem. Mencionar o nome de todos dará uma lista extensa. O principal e mais famoso é Waldir Peres Arruda, que atingiu o maior sucesso na carreira, chegando até o gol da seleção brasileira. 

Em comemoração ao dia do goleiro, a coluna homenageia o Marco Antonio Gonçalves Roldão, “o moço que veio de Lupércio”, como diria o ex-radialista Fiori Giglioti, nas saudosas transmissões esportivas da Rádio Bandeirantes. O são-paulino Marco Roldão, é um apaixonado pelo futebol garcense. É mais que um goleiro. É também um grande incentivador, seja como atleta, dirigente ou organizador de eventos. Segundo o palmeirense Marco Morais, este “DNA” vem do pai (foto), o sr. Antonio Gonçalves Roldão Filho, o popular “Cobra”, outra bandeira do nosso esporte menor, mais notadamente no futebol rurícola.


A CARREIRA
: O Marco Roldão começou a jogar bola na sua querida Lupércio. Na escolha da ingrata função de goleiro, teve a inspiração do astro internacional, Rinat Dasaev, o lendário goleiro russo. Com apenas 13 anos, iniciava a carreira no gol do Santo André FC, já demonstrando conhecimento debaixo das balizas. O seu maior sonho era jogar no gol do “Platzeck”. Até que recebeu o convite para ser goleiro do júnior da  Casa Ipiranga, equipe aqui de Garça, comandada pelos esportistas Pedro Alves e Gerson Ramos. Não demorou muito, sonho realizado que jamais será esquecido. 


Depois daí, defendeu o VIMEC, Lupércio Esporte Clube (Regional). Até que foi para o suíço master, onde jogou no Guanabara, Dinos, Aliança, Kosminho e Internacional. Foi campeão pelo time da Fazenda Santo André (Rural), VIMEC, Guanabara, Dinos e Aliança, onde terminou como goleiro menos vazado. Outros dois importantes títulos: campeão da Taça Cidade de Garça (Copa Lions), e da Taça Enéas Sport.

Uma curiosidade: foi campeão rural pelo time de aspirantes da Fazenda Santo André, no ano de 1986, e depois tetra-campeão na categoria principal, nos anos de  1.989 à 1.992. 

Como dirigente, Marco Roldão montou o forte  time do Atlético MS, que brilhantemente conquistou o tri-campeonato amador garcense, nas temporadas de 2.003/2.004 e 2.005. Paralelamente, o Atlético-MS foi bi-campeão da Copa dos Campeões Regionais em 2.004/05, Campeão Regional da Copa do SESI (2.004) e campeão da Taça Cidade de Garça (Copa Lions), no ano de 2.004.

Sem falar que a equipe de futsal do Atlético MS foi três vezes vice-campeã da Copa de Futsal de Garça, nos anos de 2.003/04/05.

Também organizou, com o apoio da SEJEL, cinco campeonatos “Antonio Túlio Calegaro”, que servem de abertura do futebol suíço master. Além de competições de futebol de campo nas categorias sub-13, sub-15, sub-16 e sub-17. Marco Roldão tem como ídolo no futebol o craque Zico, ex-Flamengo. 

No âmbito local, era fã do futebol do Dinho Parreira e o melhor técnico que já teve foi o saudoso Gerson Pereira Ramos, da Casa Ipiranga. Quanto a encerrar a carreira, ainda não está claro nos seus planos. Para desespero dos atacantes. Atualmente o Marco Roldão é representante comercial, casado com a Sandra, o casal tem os filhos João Marcos e João Gabriel. Como amante do esporte e acima de tudo da disciplina, manda o seguinte recado: “o futebol amador foi feito para diversão, não para brigas e discussão”.

DIA DO GOLEIRO: É comemorado sempre no dia 26 de abril. A idéia de criar o "Dia Nacional do Goleiro" começou com os professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, o tenente Raul Carlesso e o Capitão Reginaldo Pontes Bielinski.  A data foi instituída no ano de 1976, em homenagem ao goleiro Hailton Correa de Arruda, que ficou mais conhecido como Manga (com passagens pelo Sport, Botafogo, Grêmio, Internacional, Seleção Brasileira de 1966, entre outras equipes), e nasceu neste dia, no ano de 1937. Manga está entre os maiores goleiros da história do futebol brasileiro.