Por Wanderley `Tico´ Cassolla
Aos poucos, devagarzinho, a vida vai voltando ao normal. O futebol também. Jogos acontecendo, os torcedores retornando aos estádios. À medida que a vacinação avança, os bons tempos de antigamente estarão de volta brevemente.
O jogo não está fácil, temos pela frente um adversário difícil, invisível e letal. Mas o nosso time está se armando certinho, se protegendo, se vacinando e a vitória é uma questão de tempo. Vamos tirar de letra, todos unidos.
Temos um técnico expert no assunto – a Ciência -, e, dentro em breve, o
Covid/19 receberá um cartão vermelho, uma expulsão pra sempre, sem direito a
recurso. A vida que continua. Mas nada
de pressa. Muita calma nesta hora, que tudo vai passar. Prevenção, máscara,
álcool em gel, um bom distanciamento e bola pra frente.
Pois bem! No último sábado, depois de mais de um ano e meio,
tivemos a oportunidade de assistir um jogo ao vivo. Graças ao convite do amigo
Márcio Rossini, que nos passou um `zapi´, falando que a sua escola de futebol
iria jogar no “Toyotão”. Opa, topei na hora! Confesso que já estava com
saudades e sentindo falta de ver a bola rolar presencialmente. Até porque, antes
da pandemia, sempre estávamos num campo qualquer de futebol para assistir uma
partida de futebol. Ultimamente são só jogos na televisão, sem torcida, um tanto
quanto “borocochô”.
Pontualmente chegamos no Toyotão, que diga-se de passagem estava com um bom público. Deu gosto de ver a animação dos torcedores, incentivando o CHG Sports, do técnico Netinho. Assistimos dois jogos, que terminaram empatados: CHG Sports 1 x 1 Meninos da Vila, nas categorias sub/14 e 16 (fotos).
Olha só, notamos uma garotada boa de bola, muito bem comandada por seus treinadores, Netinho e Márcio Rossini (foto), descobridores de talentos. Já deu para notar, que alguns jogadores levam jeito para o futebol. Uma boa lapidação, uma questão de tempo, muita dedicação, e uma boa dose de sorte. Temos que admitir, que o nosso “interiorzão” é um verdadeiro celeiro de craques para o futebol.
MÁRCIO ROSSINI x SANTOS. Há quatro anos, o ex-zagueiro central, Márcio Rossini, montou a Escola de Futebol “Meninos da Vila”, em Marília, uma franquia oficial do Santos FC. O craque revelado no MAC, conta ainda com a ajuda do professor Wagner Fernandes (ex-Grêmio, campeão da Copa Libertadores em 95). São aulas e treinamentos para quatros categorias, o sub/11, l3, 15 e 17 (foto), com a idade mínima para começar a aprender jogar bola sendo de 5 anos, indo até os 17 anos.
Os treinamentos são realizados no Yara Park, de segunda a quinta
feira, e geralmente os jogos acontecem aos sábados. Por ser uma franquia do Santos FC, os garotos pagam uma
mensalidade, para garantir as despesas e manutenção da escola. Vale frisar,
segundo Márcio Rossini, que todos os garotos tem um seguro, e no caso de
acontecer alguma contusão mais grave, como uma cirurgia por exemplo, o seguro
cobre as despesas. Outro lado importante, é que os garotos que vão se
destacando, passam a ser monitorados pelo Santos FC. A pandemia deu uma pausa
nos treinos e jogos amistosos, que agora estão recomeçando. A próxima etapa e
disputar um campeonato de base em Marília, bem como aguardar a definição para a
volta das avaliações do Santos.
NETINHO x CHG: O CHG Sports foi fundado no dia 12 de outubro de 2.019, mas bem antes o treinador José Alfredo Mendes de Souza, o Netinho, já vinha trabalhando com a garotada. Reconhecidamente o CHG Sports está entre as melhores escola de futebol da região. Além do abnegado esportista Netinho, estão os treinadores Luiz Gustavo Mendes de Souza e Wallace Leandro, responsáveis diretos pelo sucesso da CHG Sports. A idade dos garotos vai dos 5 aos 17 anos (foto), divididos por categorias. Os treinamentos acontecem no “Toyotão” e no Ginásio de Esportes “João Alexandre Colombani. Na segunda-feira e quarta, para os iniciantes, na terça, quinta e sexta, para os maiores, divididos em suas categorias. Os jogos amistosos e competições são disputadas nos finais de semana.
Em média são aproximadamente 80 alunos por temporada. Sem falar que alguns garotos são encaminhados pela Assistência Social do município, visando a integração deles com o futebol e a sociedade em comum. Ao longo dos anos muitos jovens valores passaram e se destacaram na CHG Sports. Hoje estão tentando seguir carreira no futebol. Dentre vários, tem o Victor Santos, no Ituano/sub 20, Kaique Souza, no Santos FC/sub 15, Phelipe Del Rio e Kauê Borges, no Novo Horizontino/sub 11, além do Claudinho, este já profissional do Cruzeiro/MG.
Segundo o Netinho, as dificuldades para se manter o projeto em atividades não são fáceis. Atualmente só tem um patrocínio fixo, do Recanto do Suco, e a manutenção vem ainda dos pagamentos de mensalidades dos alunos. Com sua experiência e convivência no esporte, o Netinho gostaria que nas cidades interioranas, o futebol de base tivesse mais incentivo, como por exemplo, mais investimentos em ideias inovadoras para o esporte na juventude; expandir para outros bairros; renovação dos materiais esportivos, além é claro, de um melhor apoio privado e municipal.
A CHG Sports tem duas competições programadas: a 2ª Copa Verde Garça/SP, em parceria com a S.E. Palmeiras e a Sanca Cup, em São Carlos/SP, promovida pela Cinbrala Eventos Esportivos.